Narrativa do processo formativo de um professor de língua espanhola para crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Robert Marcos Moreira dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47364
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023.
id UNB_e75825b0d8732907b9ba86ab51ddbac4
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/47364
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Narrativa do processo formativo de um professor de língua espanhola para criançasProfessores - formaçãoEducação de criançasLíngua espanhola - estudo e ensinoDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023.Este estudo buscou investigar, por meio de narrativas autobiográficas denominadas “Diário de Bordo”, o processo formativo de um professor de língua espanhola para crianças. Em 2017, ainda em formação na licenciatura de Letras-Espanhol e suas respectivas Literaturas fui convidado a participar das ações e intervenções com o Grupo de Pesquisa Letras mirando- horizontes atuando na escola de educação alternativa Projeto Infanto Juvenil- (PIJ), localizado no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB). Como embasamento teórico, foram utilizados os estudos de Rinaldi (2006, 2011), sobre o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira para Crianças (ELEC) para compreensão da área de pesquisa; A contribuição de Vygotsky (2001) destina-se a compreensão sociointeracionista e a da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) os quais contribuíram para a realização das aulas e posteriormente na confecção dos relatórios. A metodologia tem sua natureza básica segundo Prodanov e Freitas (2013) com a tipologia narrativa sob a luz de Connelly e Clandinin (2000, 2011), com procedimentos autobiográficos guiados por Gaspar, Pereira e Passeggi (2012). Os dados partem da coleta de vinte relatórios próprios e as anotações produzidas pela orientadora no percurso de 6 (seis) anos em que acompanhou minha formação docente. A análise dos dados parte então das concepções de Diniz-Pereira e Cañete (2019) e Porlán e Martín, (2004) quanto a reflexão das escritas autobiográficas, Campbell (2008) quanto a trajetória e o comportamento social, Zabalza (1994) sobre como a escrita pode contribuir para a própria experiência profissional. A partir dos diários, emergem então aspectos que conduzem a pesquisa quanto ao caráter formativo docente. Por isso, os pontos adotados no tratamento dos dados são a compreensão das características pessoais deste professor, as competências linguísticas e didáticas e a aplicação e domínio de aspectos didático pedagógicos.This study sought to investigate, through autobiographical narratives called “Diary of Board”, the formative process of a teacher of Spanish language for children. In 2017, still in training in the degree of Languages-Spanish and their respective Literatures, I was invited to participate in actions and interventions with the Research Group Letras mirando-horizontes working at the alternative education school Projeto Infanto Juvenil- (PIJ), located on the campus Darcy Ribeiro from the University of Brasilia (UnB). As a theoretical basis, studies by Rinaldi (2006, 2011) on the teaching of Spanish as a Foreign Language for Children (ELEC) were used to understand the research area; Vygotsky's (2001) contribution is aimed at sociointeractionist understanding and that of the Zone of Proximal Development (ZPD), which contributed to the realization of classes and subsequently to the preparation of reports. The methodology has its basic nature according to Prodanov and Freitas (2013) with the narrative typology in the light of Connelly and Clandinin (2000, 2011), with autobiographical procedures guided by Gaspar, Pereira and Passeggi (2012). The data start from the collection of twenty own reports and the notes produced by the advisor in the course of 6 (six) years in which she accompanied my teaching training. Data analysis then departs from the conceptions of Diniz-Pereira and Cañete (2019) and Porlán and Martín, (2004) regarding the reflection of autobiographical writings, Campbell (2008) regarding trajectory and social behavior, Zabalza (1994) on how writing can contribute to one's own professional experience. From the diaries, then emerge aspects that lead the research regarding the teacher's formative character. Therefore, the points adopted in the treatment of data are the understanding of the personal characteristics of this teacher, the linguistic and didactic skills and the application and mastery of didactic and pedagogical aspects.Instituto de Letras (IL)Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)Programa de Pós-Graduação em Linguística AplicadaAlves, Janaina Soares de OliveiraSantos, Robert Marcos Moreira dos2024-01-18T20:47:18Z2024-01-18T20:47:18Z2024-01-182023-09-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Robert Marcos Moreira dos. Narrativa do processo formativo de um professor de língua espanhola para crianças. 2023. 176 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47364porA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-18T20:47:18Zoai:repositorio.unb.br:10482/47364Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-18T20:47:18Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativa do processo formativo de um professor de língua espanhola para crianças
title Narrativa do processo formativo de um professor de língua espanhola para crianças
spellingShingle Narrativa do processo formativo de um professor de língua espanhola para crianças
Santos, Robert Marcos Moreira dos
Professores - formação
Educação de crianças
Língua espanhola - estudo e ensino
title_short Narrativa do processo formativo de um professor de língua espanhola para crianças
title_full Narrativa do processo formativo de um professor de língua espanhola para crianças
title_fullStr Narrativa do processo formativo de um professor de língua espanhola para crianças
title_full_unstemmed Narrativa do processo formativo de um professor de língua espanhola para crianças
title_sort Narrativa do processo formativo de um professor de língua espanhola para crianças
author Santos, Robert Marcos Moreira dos
author_facet Santos, Robert Marcos Moreira dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Janaina Soares de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Robert Marcos Moreira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - formação
Educação de crianças
Língua espanhola - estudo e ensino
topic Professores - formação
Educação de crianças
Língua espanhola - estudo e ensino
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-04
2024-01-18T20:47:18Z
2024-01-18T20:47:18Z
2024-01-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Robert Marcos Moreira dos. Narrativa do processo formativo de um professor de língua espanhola para crianças. 2023. 176 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47364
identifier_str_mv SANTOS, Robert Marcos Moreira dos. Narrativa do processo formativo de um professor de língua espanhola para crianças. 2023. 176 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580753791057920