Contribuições da Análise do Comportamento para a Inclusão Escolar: a Importância das Relações Interpessoais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5180 |
Resumo: | Frente a presença do aluno com deficiência na escola regular, tem-se a necessidade de buscar formas para garantir que o mesmo tenha condições de participar e se desenvolver plenamente. Este ensaio teórico tem por objetivo discorrer sobre como a Análise do Comportamento pode contribuir com a inclusão escolar, principalmente no que diz respeito à importância do estabelecimento de melhores relações interpessoais entre os alunos. Segundo a Análise do Comportamento, ao nos debruçarmos sobre o ambiente escolar, devemos analisar as variáveis presentes em sala de aula, procurando desenvolver e mediar ações efetivas para cada contexto. Em vista disso, é importante analisar as contingências que emergem no ambiente escolar, buscando entender as variáveis que influenciam as relações interpessoais entre os alunos para, a partir disso, planejar ações educacionais e organizar a sala de aula visando a ocorrência de trocas sociais que aprimorem o comportamento social dos alunos com e sem deficiência, propiciando que ambos possam enfrentar de modo mais eficaz os desafios da vida em sociedade. |
id |
UFMS-2_afb259080bc31e61ce3032a0a4e2cece |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/5180 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições da Análise do Comportamento para a Inclusão Escolar: a Importância das Relações InterpessoaisEducação EspecialRelações sociais entre alunosDeficiênciaFrente a presença do aluno com deficiência na escola regular, tem-se a necessidade de buscar formas para garantir que o mesmo tenha condições de participar e se desenvolver plenamente. Este ensaio teórico tem por objetivo discorrer sobre como a Análise do Comportamento pode contribuir com a inclusão escolar, principalmente no que diz respeito à importância do estabelecimento de melhores relações interpessoais entre os alunos. Segundo a Análise do Comportamento, ao nos debruçarmos sobre o ambiente escolar, devemos analisar as variáveis presentes em sala de aula, procurando desenvolver e mediar ações efetivas para cada contexto. Em vista disso, é importante analisar as contingências que emergem no ambiente escolar, buscando entender as variáveis que influenciam as relações interpessoais entre os alunos para, a partir disso, planejar ações educacionais e organizar a sala de aula visando a ocorrência de trocas sociais que aprimorem o comportamento social dos alunos com e sem deficiência, propiciando que ambos possam enfrentar de modo mais eficaz os desafios da vida em sociedade.Editora UFMS2018-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5180Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 5 n. 9 (2018): Educação Especial: transversalidades e interfaces; 109-1192358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5180/4670https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5180/6687https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5180/6688Pinheiro, Mary Cristina Olimpioda Silva, Aline Mairainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-18T17:40:00Zoai:periodicos.ufms.br:article/5180Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2018-08-18T17:40Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições da Análise do Comportamento para a Inclusão Escolar: a Importância das Relações Interpessoais |
title |
Contribuições da Análise do Comportamento para a Inclusão Escolar: a Importância das Relações Interpessoais |
spellingShingle |
Contribuições da Análise do Comportamento para a Inclusão Escolar: a Importância das Relações Interpessoais Pinheiro, Mary Cristina Olimpio Educação Especial Relações sociais entre alunos Deficiência |
title_short |
Contribuições da Análise do Comportamento para a Inclusão Escolar: a Importância das Relações Interpessoais |
title_full |
Contribuições da Análise do Comportamento para a Inclusão Escolar: a Importância das Relações Interpessoais |
title_fullStr |
Contribuições da Análise do Comportamento para a Inclusão Escolar: a Importância das Relações Interpessoais |
title_full_unstemmed |
Contribuições da Análise do Comportamento para a Inclusão Escolar: a Importância das Relações Interpessoais |
title_sort |
Contribuições da Análise do Comportamento para a Inclusão Escolar: a Importância das Relações Interpessoais |
author |
Pinheiro, Mary Cristina Olimpio |
author_facet |
Pinheiro, Mary Cristina Olimpio da Silva, Aline Maira |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Aline Maira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Mary Cristina Olimpio da Silva, Aline Maira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial Relações sociais entre alunos Deficiência |
topic |
Educação Especial Relações sociais entre alunos Deficiência |
description |
Frente a presença do aluno com deficiência na escola regular, tem-se a necessidade de buscar formas para garantir que o mesmo tenha condições de participar e se desenvolver plenamente. Este ensaio teórico tem por objetivo discorrer sobre como a Análise do Comportamento pode contribuir com a inclusão escolar, principalmente no que diz respeito à importância do estabelecimento de melhores relações interpessoais entre os alunos. Segundo a Análise do Comportamento, ao nos debruçarmos sobre o ambiente escolar, devemos analisar as variáveis presentes em sala de aula, procurando desenvolver e mediar ações efetivas para cada contexto. Em vista disso, é importante analisar as contingências que emergem no ambiente escolar, buscando entender as variáveis que influenciam as relações interpessoais entre os alunos para, a partir disso, planejar ações educacionais e organizar a sala de aula visando a ocorrência de trocas sociais que aprimorem o comportamento social dos alunos com e sem deficiência, propiciando que ambos possam enfrentar de modo mais eficaz os desafios da vida em sociedade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5180 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5180 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5180/4670 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5180/6687 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5180/6688 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 5 n. 9 (2018): Educação Especial: transversalidades e interfaces; 109-119 2358-1840 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711246299168768 |