Contribuições da Análise do Comportamento para a Inclusão Escolar: a Importância das Relações Interpessoais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Mary Cristina Olimpio
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: da Silva, Aline Maira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5180
Resumo: Frente a presença do aluno com deficiência na escola regular, tem-se a necessidade de buscar formas para garantir que o mesmo tenha condições de participar e se desenvolver plenamente. Este ensaio teórico tem por objetivo discorrer sobre como a Análise do Comportamento pode contribuir com a inclusão escolar, principalmente no que diz respeito à importância do estabelecimento de melhores relações interpessoais entre os alunos. Segundo a Análise do Comportamento, ao nos debruçarmos sobre o ambiente escolar, devemos analisar as variáveis presentes em sala de aula, procurando desenvolver e mediar ações efetivas para cada contexto. Em vista disso, é importante analisar as contingências que emergem no ambiente escolar, buscando entender as variáveis que influenciam as relações interpessoais entre os alunos para, a partir disso, planejar ações educacionais e organizar a sala de aula visando a ocorrência de trocas sociais que aprimorem o comportamento social dos alunos com e sem deficiência, propiciando que ambos possam enfrentar de modo mais eficaz os desafios da vida em sociedade.
id UFMS-2_afb259080bc31e61ce3032a0a4e2cece
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/5180
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Contribuições da Análise do Comportamento para a Inclusão Escolar: a Importância das Relações InterpessoaisEducação EspecialRelações sociais entre alunosDeficiênciaFrente a presença do aluno com deficiência na escola regular, tem-se a necessidade de buscar formas para garantir que o mesmo tenha condições de participar e se desenvolver plenamente. Este ensaio teórico tem por objetivo discorrer sobre como a Análise do Comportamento pode contribuir com a inclusão escolar, principalmente no que diz respeito à importância do estabelecimento de melhores relações interpessoais entre os alunos. Segundo a Análise do Comportamento, ao nos debruçarmos sobre o ambiente escolar, devemos analisar as variáveis presentes em sala de aula, procurando desenvolver e mediar ações efetivas para cada contexto. Em vista disso, é importante analisar as contingências que emergem no ambiente escolar, buscando entender as variáveis que influenciam as relações interpessoais entre os alunos para, a partir disso, planejar ações educacionais e organizar a sala de aula visando a ocorrência de trocas sociais que aprimorem o comportamento social dos alunos com e sem deficiência, propiciando que ambos possam enfrentar de modo mais eficaz os desafios da vida em sociedade.Editora UFMS2018-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5180Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 5 n. 9 (2018): Educação Especial: transversalidades e interfaces; 109-1192358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5180/4670https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5180/6687https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5180/6688Pinheiro, Mary Cristina Olimpioda Silva, Aline Mairainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-18T17:40:00Zoai:periodicos.ufms.br:article/5180Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2018-08-18T17:40Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da Análise do Comportamento para a Inclusão Escolar: a Importância das Relações Interpessoais
title Contribuições da Análise do Comportamento para a Inclusão Escolar: a Importância das Relações Interpessoais
spellingShingle Contribuições da Análise do Comportamento para a Inclusão Escolar: a Importância das Relações Interpessoais
Pinheiro, Mary Cristina Olimpio
Educação Especial
Relações sociais entre alunos
Deficiência
title_short Contribuições da Análise do Comportamento para a Inclusão Escolar: a Importância das Relações Interpessoais
title_full Contribuições da Análise do Comportamento para a Inclusão Escolar: a Importância das Relações Interpessoais
title_fullStr Contribuições da Análise do Comportamento para a Inclusão Escolar: a Importância das Relações Interpessoais
title_full_unstemmed Contribuições da Análise do Comportamento para a Inclusão Escolar: a Importância das Relações Interpessoais
title_sort Contribuições da Análise do Comportamento para a Inclusão Escolar: a Importância das Relações Interpessoais
author Pinheiro, Mary Cristina Olimpio
author_facet Pinheiro, Mary Cristina Olimpio
da Silva, Aline Maira
author_role author
author2 da Silva, Aline Maira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Mary Cristina Olimpio
da Silva, Aline Maira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Relações sociais entre alunos
Deficiência
topic Educação Especial
Relações sociais entre alunos
Deficiência
description Frente a presença do aluno com deficiência na escola regular, tem-se a necessidade de buscar formas para garantir que o mesmo tenha condições de participar e se desenvolver plenamente. Este ensaio teórico tem por objetivo discorrer sobre como a Análise do Comportamento pode contribuir com a inclusão escolar, principalmente no que diz respeito à importância do estabelecimento de melhores relações interpessoais entre os alunos. Segundo a Análise do Comportamento, ao nos debruçarmos sobre o ambiente escolar, devemos analisar as variáveis presentes em sala de aula, procurando desenvolver e mediar ações efetivas para cada contexto. Em vista disso, é importante analisar as contingências que emergem no ambiente escolar, buscando entender as variáveis que influenciam as relações interpessoais entre os alunos para, a partir disso, planejar ações educacionais e organizar a sala de aula visando a ocorrência de trocas sociais que aprimorem o comportamento social dos alunos com e sem deficiência, propiciando que ambos possam enfrentar de modo mais eficaz os desafios da vida em sociedade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5180
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5180/4670
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5180/6687
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5180/6688
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 5 n. 9 (2018): Educação Especial: transversalidades e interfaces; 109-119
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711246299168768