Inclusão: a afetividade e as relações interpessoais na aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Maria Justina da Rocha Moreira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/8035
Resumo: A escola é um dos lugares privilegiados para a formação dos sujeitos. É importante que ela sirva toda a sua população escolar, numa perspetiva de escola para todos, suportada pela filosofia da educação inclusiva, respeitando e validando as diferenças, garantindo a todos e a cada um o direito a uma educação adequada ao seu perfil de funcionalidade. Neste contexto, torna-se um desafio atender à diversidade da população escolar, principalmente aos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), e promover um ambiente de aceitação, de partilha, de reflexão e interajuda através de relações interpessoais de qualidade. Consideram-se relevantes as funções e papéis dos professores de ensino regular e de educação especial, pois para que os alunos possam usufruir de uma educação adequada, e assim caminharem para o sucesso, é imperioso que estes docentes sejam profissionais implicados, reflexivos e capazes de trabalhar juntos de forma colaborativa, no sentido de encontrarem respostas educativas diversificadas, diferenciadas, ativas e, principalmente, significativas. O presente estágio/estudo tem como finalidade perceber a influência da afetividade e das relações interpessoais na inclusão e na aprendizagem. Pretende-se conhecer e melhorar a intervenção e os relacionamentos interpessoais no contexto, no sentido de promover uma verdadeira inclusão e, consequentemente, o desenvolvimento das competências académicas, sociais e comportamentais. A recolha de dados foi efetuada através de entrevistas semiestruturadas realizadas a dois professores do ensino regular, a dois alunos com currículo específico individual e respetivos encarregados de educação, de um agrupamento de escolas do distrito de Aveiro. Os resultados do estudo sugerem que a promoção da inclusão está dependente das estratégias implementadas no processo de ensino/aprendizagem e das relações interpessoais de qualidade.
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