Inclusão: a afetividade e as relações interpessoais na aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/8035 |
Resumo: | A escola é um dos lugares privilegiados para a formação dos sujeitos. É importante que ela sirva toda a sua população escolar, numa perspetiva de escola para todos, suportada pela filosofia da educação inclusiva, respeitando e validando as diferenças, garantindo a todos e a cada um o direito a uma educação adequada ao seu perfil de funcionalidade. Neste contexto, torna-se um desafio atender à diversidade da população escolar, principalmente aos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), e promover um ambiente de aceitação, de partilha, de reflexão e interajuda através de relações interpessoais de qualidade. Consideram-se relevantes as funções e papéis dos professores de ensino regular e de educação especial, pois para que os alunos possam usufruir de uma educação adequada, e assim caminharem para o sucesso, é imperioso que estes docentes sejam profissionais implicados, reflexivos e capazes de trabalhar juntos de forma colaborativa, no sentido de encontrarem respostas educativas diversificadas, diferenciadas, ativas e, principalmente, significativas. O presente estágio/estudo tem como finalidade perceber a influência da afetividade e das relações interpessoais na inclusão e na aprendizagem. Pretende-se conhecer e melhorar a intervenção e os relacionamentos interpessoais no contexto, no sentido de promover uma verdadeira inclusão e, consequentemente, o desenvolvimento das competências académicas, sociais e comportamentais. A recolha de dados foi efetuada através de entrevistas semiestruturadas realizadas a dois professores do ensino regular, a dois alunos com currículo específico individual e respetivos encarregados de educação, de um agrupamento de escolas do distrito de Aveiro. Os resultados do estudo sugerem que a promoção da inclusão está dependente das estratégias implementadas no processo de ensino/aprendizagem e das relações interpessoais de qualidade. |
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Inclusão: a afetividade e as relações interpessoais na aprendizagemEducação especialPsicologia da educaçãoAlunos do básico 2º ciclo - Aveiro (Portugal)Integração escolarDesenvolvimento individualPapel dos professoresRelações professor-alunoAfectos (Psicologia)A escola é um dos lugares privilegiados para a formação dos sujeitos. É importante que ela sirva toda a sua população escolar, numa perspetiva de escola para todos, suportada pela filosofia da educação inclusiva, respeitando e validando as diferenças, garantindo a todos e a cada um o direito a uma educação adequada ao seu perfil de funcionalidade. Neste contexto, torna-se um desafio atender à diversidade da população escolar, principalmente aos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), e promover um ambiente de aceitação, de partilha, de reflexão e interajuda através de relações interpessoais de qualidade. Consideram-se relevantes as funções e papéis dos professores de ensino regular e de educação especial, pois para que os alunos possam usufruir de uma educação adequada, e assim caminharem para o sucesso, é imperioso que estes docentes sejam profissionais implicados, reflexivos e capazes de trabalhar juntos de forma colaborativa, no sentido de encontrarem respostas educativas diversificadas, diferenciadas, ativas e, principalmente, significativas. O presente estágio/estudo tem como finalidade perceber a influência da afetividade e das relações interpessoais na inclusão e na aprendizagem. Pretende-se conhecer e melhorar a intervenção e os relacionamentos interpessoais no contexto, no sentido de promover uma verdadeira inclusão e, consequentemente, o desenvolvimento das competências académicas, sociais e comportamentais. A recolha de dados foi efetuada através de entrevistas semiestruturadas realizadas a dois professores do ensino regular, a dois alunos com currículo específico individual e respetivos encarregados de educação, de um agrupamento de escolas do distrito de Aveiro. Os resultados do estudo sugerem que a promoção da inclusão está dependente das estratégias implementadas no processo de ensino/aprendizagem e das relações interpessoais de qualidade.School is one of the best places for learning. It is important because it serves the entire student population, allowing education for all, supported by a social acceptance education philosophy, accepting the differences and ensuring that everyone has an adequate education. Therefore, it becomes a challenge to give an answer to the diversity of the school population, particularly to the students with Special Educational Needs, and to promote an environment of acceptance, sharing, reflection and mutual assistance through high interpersonal relationships. The role of both regular and special education teachers is considered significant. In order that all students have the advantage of enjoying a proper education, it is necessary that these teachers take on a professional attitude and work together to find different educational solutions. The aim of this study is to understand the influence of affectionate behaviour and interpersonal relationships on the students’ social acceptance and learning process. It also aims to identify and improve the intervention and interpersonal relationships in context, in order to promote a genuine acceptance and, consequently, the development of academic, social and behavioural skills. The data was gathered by interviewing two regular school teachers, two students with an individual and specific curriculum and their parents, all of which belonged to a cluster of schools in the region of Aveiro. The results of the study suggest that the promotion of social acceptance depends on the strategies implemented for teaching/learning and the quality of the interpersonal relationships.Universidade de Aveiro2012-04-12T13:34:52Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/8035porFernandes, Maria Justina da Rocha Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:13:47Zoai:ria.ua.pt:10773/8035Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:45:26.922576Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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