A casa: modos de fazer docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17716 |
Resumo: | O que imagens da casa podem nos dizer dos lugares, tempos e espaços que habitamos com a pandemia de covid-19? Este texto apresenta exercícios de atenção realizados com um conjunto de imagens de espaços de estudo, pesquisa e docência enviados por professores e professoras. Esses exercícios com as imagens são modos de ter atenção ao mundo e às especificidades dos lugares nesse período da pandemia. Emanuelle Coccia e a noção de “revolução doméstica” nos fazem pensar o que a casa é, e como torna a vida possível na pandemia. Doreen Massey e o “sentido progressista de lugar” nos colocam nesse jogo entre um modo estático e outro processual de refletir o conceito de lugar. Jorge Larrosa e Karen Rechia afirmam a noção de “exercício” como um modo de ler e compreender a docência. Ao refletir sobre o conjunto de 39 imagens recebidas, com Georges Didi-Huberman, a noção de “montagem” e a relação com as “dessemelhanças” dão pistas de como escrever e agir com as fotografias. Essas imagens nos dão a ver pela experimentação com a escrita, a invenção de pequenas políticas de afeto e atenção com os lugares-casa e com a docência. |
id |
UFMS-2_c0ab7b1abaa0737423a82ae644fa6acb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/17716 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
A casa: modos de fazer docênciaO que imagens da casa podem nos dizer dos lugares, tempos e espaços que habitamos com a pandemia de covid-19? Este texto apresenta exercícios de atenção realizados com um conjunto de imagens de espaços de estudo, pesquisa e docência enviados por professores e professoras. Esses exercícios com as imagens são modos de ter atenção ao mundo e às especificidades dos lugares nesse período da pandemia. Emanuelle Coccia e a noção de “revolução doméstica” nos fazem pensar o que a casa é, e como torna a vida possível na pandemia. Doreen Massey e o “sentido progressista de lugar” nos colocam nesse jogo entre um modo estático e outro processual de refletir o conceito de lugar. Jorge Larrosa e Karen Rechia afirmam a noção de “exercício” como um modo de ler e compreender a docência. Ao refletir sobre o conjunto de 39 imagens recebidas, com Georges Didi-Huberman, a noção de “montagem” e a relação com as “dessemelhanças” dão pistas de como escrever e agir com as fotografias. Essas imagens nos dão a ver pela experimentação com a escrita, a invenção de pequenas políticas de afeto e atenção com os lugares-casa e com a docência.Editora UFMS2023-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1771610.55028/pdres.v10i24.17716Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 24 (2023): Dossiê Temático “Fronteiras das/nas diferenças e(m) educações”; 58-742358-184010.55028/pdres.v10i24reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17716/13258Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDal Pont, Karina Rousseng 2023-11-16T04:01:39Zoai:periodicos.ufms.br:article/17716Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-11-16T04:01:39Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A casa: modos de fazer docência |
title |
A casa: modos de fazer docência |
spellingShingle |
A casa: modos de fazer docência Dal Pont, Karina Rousseng |
title_short |
A casa: modos de fazer docência |
title_full |
A casa: modos de fazer docência |
title_fullStr |
A casa: modos de fazer docência |
title_full_unstemmed |
A casa: modos de fazer docência |
title_sort |
A casa: modos de fazer docência |
author |
Dal Pont, Karina Rousseng |
author_facet |
Dal Pont, Karina Rousseng |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dal Pont, Karina Rousseng |
description |
O que imagens da casa podem nos dizer dos lugares, tempos e espaços que habitamos com a pandemia de covid-19? Este texto apresenta exercícios de atenção realizados com um conjunto de imagens de espaços de estudo, pesquisa e docência enviados por professores e professoras. Esses exercícios com as imagens são modos de ter atenção ao mundo e às especificidades dos lugares nesse período da pandemia. Emanuelle Coccia e a noção de “revolução doméstica” nos fazem pensar o que a casa é, e como torna a vida possível na pandemia. Doreen Massey e o “sentido progressista de lugar” nos colocam nesse jogo entre um modo estático e outro processual de refletir o conceito de lugar. Jorge Larrosa e Karen Rechia afirmam a noção de “exercício” como um modo de ler e compreender a docência. Ao refletir sobre o conjunto de 39 imagens recebidas, com Georges Didi-Huberman, a noção de “montagem” e a relação com as “dessemelhanças” dão pistas de como escrever e agir com as fotografias. Essas imagens nos dão a ver pela experimentação com a escrita, a invenção de pequenas políticas de afeto e atenção com os lugares-casa e com a docência. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17716 10.55028/pdres.v10i24.17716 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17716 |
identifier_str_mv |
10.55028/pdres.v10i24.17716 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17716/13258 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 24 (2023): Dossiê Temático “Fronteiras das/nas diferenças e(m) educações”; 58-74 2358-1840 10.55028/pdres.v10i24 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711247658123264 |