A casa: modos de fazer docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dal Pont, Karina Rousseng
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17716
Resumo: O que imagens da casa podem nos dizer dos lugares, tempos e espaços que habitamos com a pandemia de covid-19? Este texto apresenta exercícios de atenção realizados com um conjunto de imagens de espaços de estudo, pesquisa e docência enviados por professores e professoras. Esses exercícios com as imagens são modos de ter atenção ao mundo e às especificidades dos lugares nesse período da pandemia. Emanuelle Coccia e a noção de “revolução doméstica” nos fazem pensar o que a casa é, e como torna a vida possível na pandemia. Doreen Massey e o “sentido progressista de lugar” nos colocam nesse jogo entre um modo estático e outro processual de refletir o conceito de lugar. Jorge Larrosa e Karen Rechia afirmam a noção de “exercício” como um modo de ler e compreender a docência. Ao refletir sobre o conjunto de 39 imagens recebidas, com Georges Didi-Huberman, a noção de “montagem” e a relação com as “dessemelhanças” dão pistas de como escrever e agir com as fotografias. Essas imagens nos dão a ver pela experimentação com a escrita, a invenção de pequenas políticas de afeto e atenção com os lugares-casa e com a docência.
id UFMS-2_c0ab7b1abaa0737423a82ae644fa6acb
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/17716
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling A casa: modos de fazer docênciaO que imagens da casa podem nos dizer dos lugares, tempos e espaços que habitamos com a pandemia de covid-19? Este texto apresenta exercícios de atenção realizados com um conjunto de imagens de espaços de estudo, pesquisa e docência enviados por professores e professoras. Esses exercícios com as imagens são modos de ter atenção ao mundo e às especificidades dos lugares nesse período da pandemia. Emanuelle Coccia e a noção de “revolução doméstica” nos fazem pensar o que a casa é, e como torna a vida possível na pandemia. Doreen Massey e o “sentido progressista de lugar” nos colocam nesse jogo entre um modo estático e outro processual de refletir o conceito de lugar. Jorge Larrosa e Karen Rechia afirmam a noção de “exercício” como um modo de ler e compreender a docência. Ao refletir sobre o conjunto de 39 imagens recebidas, com Georges Didi-Huberman, a noção de “montagem” e a relação com as “dessemelhanças” dão pistas de como escrever e agir com as fotografias. Essas imagens nos dão a ver pela experimentação com a escrita, a invenção de pequenas políticas de afeto e atenção com os lugares-casa e com a docência.Editora UFMS2023-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1771610.55028/pdres.v10i24.17716Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 24 (2023): Dossiê Temático “Fronteiras das/nas diferenças e(m) educações”; 58-742358-184010.55028/pdres.v10i24reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17716/13258Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDal Pont, Karina Rousseng 2023-11-16T04:01:39Zoai:periodicos.ufms.br:article/17716Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-11-16T04:01:39Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv A casa: modos de fazer docência
title A casa: modos de fazer docência
spellingShingle A casa: modos de fazer docência
Dal Pont, Karina Rousseng
title_short A casa: modos de fazer docência
title_full A casa: modos de fazer docência
title_fullStr A casa: modos de fazer docência
title_full_unstemmed A casa: modos de fazer docência
title_sort A casa: modos de fazer docência
author Dal Pont, Karina Rousseng
author_facet Dal Pont, Karina Rousseng
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dal Pont, Karina Rousseng
description O que imagens da casa podem nos dizer dos lugares, tempos e espaços que habitamos com a pandemia de covid-19? Este texto apresenta exercícios de atenção realizados com um conjunto de imagens de espaços de estudo, pesquisa e docência enviados por professores e professoras. Esses exercícios com as imagens são modos de ter atenção ao mundo e às especificidades dos lugares nesse período da pandemia. Emanuelle Coccia e a noção de “revolução doméstica” nos fazem pensar o que a casa é, e como torna a vida possível na pandemia. Doreen Massey e o “sentido progressista de lugar” nos colocam nesse jogo entre um modo estático e outro processual de refletir o conceito de lugar. Jorge Larrosa e Karen Rechia afirmam a noção de “exercício” como um modo de ler e compreender a docência. Ao refletir sobre o conjunto de 39 imagens recebidas, com Georges Didi-Huberman, a noção de “montagem” e a relação com as “dessemelhanças” dão pistas de como escrever e agir com as fotografias. Essas imagens nos dão a ver pela experimentação com a escrita, a invenção de pequenas políticas de afeto e atenção com os lugares-casa e com a docência.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17716
10.55028/pdres.v10i24.17716
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17716
identifier_str_mv 10.55028/pdres.v10i24.17716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17716/13258
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 24 (2023): Dossiê Temático “Fronteiras das/nas diferenças e(m) educações”; 58-74
2358-1840
10.55028/pdres.v10i24
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711247658123264