O ensino de sociologia como parte integrante do processo educacional de emancipação do migrante
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17627 |
Resumo: | Este estudo pretende promover a dialética sobre o fenômeno das migrações no Brasil e como o ensino de sociologia pode contribuir para a real valorização e emancipação do migrante. Percebe-se que majorante dos trabalhos sobre esses coletivos não contemplou questões voltadas sobre as formas de integração sociocultural das crianças e adolescentes no âmbito escolar do país. O percurso metodológico do presente trabalho desenvolveu-se por meio de pesquisa bibliográfica, conjugada a análise de dados do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas- IPEA (2015), bem como do censo escolar do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira- INEP, entre os anos de 2010 a 2019, realizado pelo Observatório das Migrações Internacionais-OBMIGRA (2020). Buscou-se, levantar dados sobre migração contemporânea no Brasil, correlacionar informações sobre os principais desafios enfrentados por este público no país e o seu atual contexto no cenário educacional brasileiro. Os resultados demonstram que 34,8% das crianças imigrantes no Ensino Infantil frequentavam creches e cerca de ⅔ delas estavam na pré-escola. Destaca-se, ainda, que países como Venezuela e Haiti responderam por 31,1% dos estudantes migrantes matriculados no Ensino Fundamental em 2019. Constata-se, que 27,6% dos alunos imigrantes no Ensino Médio, apresentavam faixa etária ≥ a 18 anos de idade e entre os jovens estudantes haitianos (61%) existiram altas taxas de defasagem escolar no país. Considera-se, que a disciplina de sociologia pode contribuir para a integração e valorização sociocultural das crianças e adolescentes imigrantes no Brasil. |
id |
UFMS-2_c379f51c645ee90b1ced73f072ac59c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/17627 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de sociologia como parte integrante do processo educacional de emancipação do migranteEste estudo pretende promover a dialética sobre o fenômeno das migrações no Brasil e como o ensino de sociologia pode contribuir para a real valorização e emancipação do migrante. Percebe-se que majorante dos trabalhos sobre esses coletivos não contemplou questões voltadas sobre as formas de integração sociocultural das crianças e adolescentes no âmbito escolar do país. O percurso metodológico do presente trabalho desenvolveu-se por meio de pesquisa bibliográfica, conjugada a análise de dados do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas- IPEA (2015), bem como do censo escolar do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira- INEP, entre os anos de 2010 a 2019, realizado pelo Observatório das Migrações Internacionais-OBMIGRA (2020). Buscou-se, levantar dados sobre migração contemporânea no Brasil, correlacionar informações sobre os principais desafios enfrentados por este público no país e o seu atual contexto no cenário educacional brasileiro. Os resultados demonstram que 34,8% das crianças imigrantes no Ensino Infantil frequentavam creches e cerca de ⅔ delas estavam na pré-escola. Destaca-se, ainda, que países como Venezuela e Haiti responderam por 31,1% dos estudantes migrantes matriculados no Ensino Fundamental em 2019. Constata-se, que 27,6% dos alunos imigrantes no Ensino Médio, apresentavam faixa etária ≥ a 18 anos de idade e entre os jovens estudantes haitianos (61%) existiram altas taxas de defasagem escolar no país. Considera-se, que a disciplina de sociologia pode contribuir para a integração e valorização sociocultural das crianças e adolescentes imigrantes no Brasil.Editora UFMS2023-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1762710.55028/pdres.v10i24.17627Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 24 (2023): Dossiê Temático “Fronteiras das/nas diferenças e(m) educações”; 158-1802358-184010.55028/pdres.v10i24reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17627/13263Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Josuel Belo dos Guimarães, Verônica Maria BezerraBosco de Moura Filho, JoãoPreussler, Gustavo de Souza2023-11-16T04:01:39Zoai:periodicos.ufms.br:article/17627Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-11-16T04:01:39Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de sociologia como parte integrante do processo educacional de emancipação do migrante |
title |
O ensino de sociologia como parte integrante do processo educacional de emancipação do migrante |
spellingShingle |
O ensino de sociologia como parte integrante do processo educacional de emancipação do migrante Santos, Josuel Belo dos |
title_short |
O ensino de sociologia como parte integrante do processo educacional de emancipação do migrante |
title_full |
O ensino de sociologia como parte integrante do processo educacional de emancipação do migrante |
title_fullStr |
O ensino de sociologia como parte integrante do processo educacional de emancipação do migrante |
title_full_unstemmed |
O ensino de sociologia como parte integrante do processo educacional de emancipação do migrante |
title_sort |
O ensino de sociologia como parte integrante do processo educacional de emancipação do migrante |
author |
Santos, Josuel Belo dos |
author_facet |
Santos, Josuel Belo dos Guimarães, Verônica Maria Bezerra Bosco de Moura Filho, João Preussler, Gustavo de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Guimarães, Verônica Maria Bezerra Bosco de Moura Filho, João Preussler, Gustavo de Souza |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Josuel Belo dos Guimarães, Verônica Maria Bezerra Bosco de Moura Filho, João Preussler, Gustavo de Souza |
description |
Este estudo pretende promover a dialética sobre o fenômeno das migrações no Brasil e como o ensino de sociologia pode contribuir para a real valorização e emancipação do migrante. Percebe-se que majorante dos trabalhos sobre esses coletivos não contemplou questões voltadas sobre as formas de integração sociocultural das crianças e adolescentes no âmbito escolar do país. O percurso metodológico do presente trabalho desenvolveu-se por meio de pesquisa bibliográfica, conjugada a análise de dados do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas- IPEA (2015), bem como do censo escolar do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira- INEP, entre os anos de 2010 a 2019, realizado pelo Observatório das Migrações Internacionais-OBMIGRA (2020). Buscou-se, levantar dados sobre migração contemporânea no Brasil, correlacionar informações sobre os principais desafios enfrentados por este público no país e o seu atual contexto no cenário educacional brasileiro. Os resultados demonstram que 34,8% das crianças imigrantes no Ensino Infantil frequentavam creches e cerca de ⅔ delas estavam na pré-escola. Destaca-se, ainda, que países como Venezuela e Haiti responderam por 31,1% dos estudantes migrantes matriculados no Ensino Fundamental em 2019. Constata-se, que 27,6% dos alunos imigrantes no Ensino Médio, apresentavam faixa etária ≥ a 18 anos de idade e entre os jovens estudantes haitianos (61%) existiram altas taxas de defasagem escolar no país. Considera-se, que a disciplina de sociologia pode contribuir para a integração e valorização sociocultural das crianças e adolescentes imigrantes no Brasil. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17627 10.55028/pdres.v10i24.17627 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17627 |
identifier_str_mv |
10.55028/pdres.v10i24.17627 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17627/13263 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 24 (2023): Dossiê Temático “Fronteiras das/nas diferenças e(m) educações”; 158-180 2358-1840 10.55028/pdres.v10i24 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711247646588928 |