Sociologia no ensino médio : socialização, reprodução ou emancipação?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Luiza Helena
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188561
Resumo: Este artigo propõe o debate sobre a importância das teorias sociológicas e, especificamente das teorias sociológicas da educação, para que o professor de sociologia do ensino médio pense sua prática em sala de aula. Isto porque as teorias sociológicas da educação explicam realidades educacionais e práticas educacionais. Assim, argumenta-se que o professor de sociologia do ensino médio, deve ser formado em Ciências Sociais, ter um conhecimento consistente em teorias sociológicas e metodologias de pesquisa, além do conhecimento profundo das teorias sociológicas da educação. Neste artigo apresentaremos as implicações teóricas e práticas das teorias da socialização de Émile Durkheim, da teoria da reprodução das estruturas sociais de Pierre Bourdieu e das teorias críticas da educação que propõem uma educação para emancipação: a escola unitária de Antonio Gramsci e a educação como ampliação da democracia social de Boaventura de Sousa Santos. Com este debate pretendemos refletir sobre: como as teorias sociológicas da educação auxiliam o professor a explicar o problema da educação sob o ponto de vista sociológico e a compreender, que ao adotar uma postura pedagógica, esta postura traz consigo, explícita ou implicitamente, um embasamento teórico assim como implicações práticas nas relações entre professores e alunos e no ensino da sociologia.
id UFRGS-2_6ff4a8139e74745ac12eee15ee9af8a1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188561
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, Luiza Helena2019-02-07T02:32:38Z20121519-5589http://hdl.handle.net/10183/188561000854081Este artigo propõe o debate sobre a importância das teorias sociológicas e, especificamente das teorias sociológicas da educação, para que o professor de sociologia do ensino médio pense sua prática em sala de aula. Isto porque as teorias sociológicas da educação explicam realidades educacionais e práticas educacionais. Assim, argumenta-se que o professor de sociologia do ensino médio, deve ser formado em Ciências Sociais, ter um conhecimento consistente em teorias sociológicas e metodologias de pesquisa, além do conhecimento profundo das teorias sociológicas da educação. Neste artigo apresentaremos as implicações teóricas e práticas das teorias da socialização de Émile Durkheim, da teoria da reprodução das estruturas sociais de Pierre Bourdieu e das teorias críticas da educação que propõem uma educação para emancipação: a escola unitária de Antonio Gramsci e a educação como ampliação da democracia social de Boaventura de Sousa Santos. Com este debate pretendemos refletir sobre: como as teorias sociológicas da educação auxiliam o professor a explicar o problema da educação sob o ponto de vista sociológico e a compreender, que ao adotar uma postura pedagógica, esta postura traz consigo, explícita ou implicitamente, um embasamento teórico assim como implicações práticas nas relações entre professores e alunos e no ensino da sociologia.This article aims at raising the debate on the importance of sociological theories and more specifically the importance of the sociological theories of education in order to help the high school teachers of sociology to reflect upon their practice in classroom. That is due to the fact that nowadays the sociological theories of education explain educational realities as well as educational practices. Some people claim that a high school sociology teacher should be graduated in Social Science, should have a deep knowledge of the sociological theories, research methodologies and sociological theories of education. In this article we will show the theoretical and practical implications of Émile Durkheim’s theories of socialization; Pierre Bourdieu’s theories of reproduction of social structure and the critical theories of education that propose an education for emancipation: as can be seen in Antonio Gramsci’s ideal unique school and Boaventura de Sousa Santos’ theory of education as a mean of expanding the social democracy. With that debate we intend to reflect on how the sociological theories of education could help a sociology teacher to explain the problem of education from a sociological point of view and also understand that, when a pedagogical work is done in classroom it will bring about in a way or another, a theoretical embodiment which will work on the teacher- student relationship and on the teaching of sociology.application/pdfporPercursos : revista do Centro de Ciências da Educação da UDESC. Florianópolis, SC. Vol. 13, n. 1 (jan./jun. 2012), p. 60-80Sociologia da educaçãoEnsino médioTeoria sociológicaTheory and practice of sociology in high schoolSociology of educationTeaching sociology in high schoolSociologia no ensino médio : socialização, reprodução ou emancipação?The teaching of sociology in high school : socialization, reproduction or emancipationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000854081.pdf.txt000854081.pdf.txtExtracted Texttext/plain56122http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188561/2/000854081.pdf.txt553c0f5987ee2e33c9abc3a0a8bda6f6MD52ORIGINAL000854081.pdfTexto completoapplication/pdf197374http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188561/1/000854081.pdf2414ce031b47637bb1680dfe5f66462eMD5110183/1885612019-02-08 02:32:36.776098oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188561Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-02-08T04:32:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sociologia no ensino médio : socialização, reprodução ou emancipação?
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The teaching of sociology in high school : socialization, reproduction or emancipation
title Sociologia no ensino médio : socialização, reprodução ou emancipação?
spellingShingle Sociologia no ensino médio : socialização, reprodução ou emancipação?
Pereira, Luiza Helena
Sociologia da educação
Ensino médio
Teoria sociológica
Theory and practice of sociology in high school
Sociology of education
Teaching sociology in high school
title_short Sociologia no ensino médio : socialização, reprodução ou emancipação?
title_full Sociologia no ensino médio : socialização, reprodução ou emancipação?
title_fullStr Sociologia no ensino médio : socialização, reprodução ou emancipação?
title_full_unstemmed Sociologia no ensino médio : socialização, reprodução ou emancipação?
title_sort Sociologia no ensino médio : socialização, reprodução ou emancipação?
author Pereira, Luiza Helena
author_facet Pereira, Luiza Helena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Luiza Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia da educação
Ensino médio
Teoria sociológica
topic Sociologia da educação
Ensino médio
Teoria sociológica
Theory and practice of sociology in high school
Sociology of education
Teaching sociology in high school
dc.subject.eng.fl_str_mv Theory and practice of sociology in high school
Sociology of education
Teaching sociology in high school
description Este artigo propõe o debate sobre a importância das teorias sociológicas e, especificamente das teorias sociológicas da educação, para que o professor de sociologia do ensino médio pense sua prática em sala de aula. Isto porque as teorias sociológicas da educação explicam realidades educacionais e práticas educacionais. Assim, argumenta-se que o professor de sociologia do ensino médio, deve ser formado em Ciências Sociais, ter um conhecimento consistente em teorias sociológicas e metodologias de pesquisa, além do conhecimento profundo das teorias sociológicas da educação. Neste artigo apresentaremos as implicações teóricas e práticas das teorias da socialização de Émile Durkheim, da teoria da reprodução das estruturas sociais de Pierre Bourdieu e das teorias críticas da educação que propõem uma educação para emancipação: a escola unitária de Antonio Gramsci e a educação como ampliação da democracia social de Boaventura de Sousa Santos. Com este debate pretendemos refletir sobre: como as teorias sociológicas da educação auxiliam o professor a explicar o problema da educação sob o ponto de vista sociológico e a compreender, que ao adotar uma postura pedagógica, esta postura traz consigo, explícita ou implicitamente, um embasamento teórico assim como implicações práticas nas relações entre professores e alunos e no ensino da sociologia.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-07T02:32:38Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/188561
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1519-5589
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000854081
identifier_str_mv 1519-5589
000854081
url http://hdl.handle.net/10183/188561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Percursos : revista do Centro de Ciências da Educação da UDESC. Florianópolis, SC. Vol. 13, n. 1 (jan./jun. 2012), p. 60-80
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188561/2/000854081.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188561/1/000854081.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 553c0f5987ee2e33c9abc3a0a8bda6f6
2414ce031b47637bb1680dfe5f66462e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447680776667136