A Educação na Sociedade da Mercadoria: a questão dos Colégios Militares e as Organizações Sociais em Goiás

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Veralúcia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Guimarães, Ged
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/4164
Resumo: O presente artigo trabalha dados do projeto de pesquisa: A administração das escolas públicas do Estado de Goiás por grupos privados: o caso das organizações sociais. O ponto de partida para nossas reflexões foi o documento Pacto Pela Educação, divulgado pelo Governo de Goiás em 2011. Este documento propõe uma (contra) reforma da política educacional, a partir de cinco Pilares Estratégicos, divididos em dez Metas Gerais e subdivididas em vinte e cinco Iniciativas. Todavia, em nossas análises, a proposta de transferência da gestão das Escolas Públicas para as Organizações Sociais representam o propósito do governo de colocar em prática a reforma educacional anunciada por meio do Pacto pela Educação, a qual, por sua vez, diz respeito ao projeto político de implantar nas escolas públicas uma gestão privada, tornando-as lucrativas para o mercado e, ao mesmo tempo, destitui-las de seus princípios sociais e políticos historicamente constituídos. 
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