A Educação na Sociedade da Mercadoria: a questão dos Colégios Militares e as Organizações Sociais em Goiás
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/4164 |
Resumo: | O presente artigo trabalha dados do projeto de pesquisa: A administração das escolas públicas do Estado de Goiás por grupos privados: o caso das organizações sociais. O ponto de partida para nossas reflexões foi o documento Pacto Pela Educação, divulgado pelo Governo de Goiás em 2011. Este documento propõe uma (contra) reforma da política educacional, a partir de cinco Pilares Estratégicos, divididos em dez Metas Gerais e subdivididas em vinte e cinco Iniciativas. Todavia, em nossas análises, a proposta de transferência da gestão das Escolas Públicas para as Organizações Sociais representam o propósito do governo de colocar em prática a reforma educacional anunciada por meio do Pacto pela Educação, a qual, por sua vez, diz respeito ao projeto político de implantar nas escolas públicas uma gestão privada, tornando-as lucrativas para o mercado e, ao mesmo tempo, destitui-las de seus princípios sociais e políticos historicamente constituídos. |
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A Educação na Sociedade da Mercadoria: a questão dos Colégios Militares e as Organizações Sociais em GoiásProjeto Politico. Privatização. Pacto pela EducaçãoO presente artigo trabalha dados do projeto de pesquisa: A administração das escolas públicas do Estado de Goiás por grupos privados: o caso das organizações sociais. O ponto de partida para nossas reflexões foi o documento Pacto Pela Educação, divulgado pelo Governo de Goiás em 2011. Este documento propõe uma (contra) reforma da política educacional, a partir de cinco Pilares Estratégicos, divididos em dez Metas Gerais e subdivididas em vinte e cinco Iniciativas. Todavia, em nossas análises, a proposta de transferência da gestão das Escolas Públicas para as Organizações Sociais representam o propósito do governo de colocar em prática a reforma educacional anunciada por meio do Pacto pela Educação, a qual, por sua vez, diz respeito ao projeto político de implantar nas escolas públicas uma gestão privada, tornando-as lucrativas para o mercado e, ao mesmo tempo, destitui-las de seus princípios sociais e políticos historicamente constituídos. Editora UFMS2018-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/4164Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 5 n. 9 (2018): Educação Especial: transversalidades e interfaces; 253-2682358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/4164/4659https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/4164/6655https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/4164/6656Pinheiro, VeralúciaGuimarães, Gedinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-18T17:40:00Zoai:periodicos.ufms.br:article/4164Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2018-08-18T17:40Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
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