Transição para o ensino superior: conhecimento das oportunidades de ensino superior dos alunos do ensino médio de escolas públicas de Nova Andradina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15905 |
Resumo: | Este trabalho descreve e analisa resultados de um projeto de extensão, cuja finalidade fora apresentar o campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) para os concluintes do ensino médio público de Nova Andradina, interior de Mato Grosso do Sul. O estudo busca identificar as características e razões por trás do conhecimento, ou falta dele, das oportunidades de ensino superior entre esses alunos. A discussão se baseia nos dados coletados por meio de 310 questionários aplicados entre os meses de agosto e novembro a estudantes de seis escolas públicas da cidade em 2018. Utilizou-se o software SPSS® v20 para realização de estatística descritiva e testes não-paramétricos (Qui-quadrado e Fisher). A análise revelou que, dentre todas as variáveis consideradas, a renda dos alunos foi a única que demonstrou uma distinção significativa em relação ao conhecimento das oportunidades de ensino superior na cidade. Essas descobertas podem orientar estratégias educacionais que visam aumentar o acesso ao ensino superior em regiões semelhantes, auxiliando na redução das desigualdades educacionais. |
id |
UFMS-2_ce4fbfaa22b7b5c34dac88111e4ab74f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/15905 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Transição para o ensino superior: conhecimento das oportunidades de ensino superior dos alunos do ensino médio de escolas públicas de Nova AndradinaEste trabalho descreve e analisa resultados de um projeto de extensão, cuja finalidade fora apresentar o campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) para os concluintes do ensino médio público de Nova Andradina, interior de Mato Grosso do Sul. O estudo busca identificar as características e razões por trás do conhecimento, ou falta dele, das oportunidades de ensino superior entre esses alunos. A discussão se baseia nos dados coletados por meio de 310 questionários aplicados entre os meses de agosto e novembro a estudantes de seis escolas públicas da cidade em 2018. Utilizou-se o software SPSS® v20 para realização de estatística descritiva e testes não-paramétricos (Qui-quadrado e Fisher). A análise revelou que, dentre todas as variáveis consideradas, a renda dos alunos foi a única que demonstrou uma distinção significativa em relação ao conhecimento das oportunidades de ensino superior na cidade. Essas descobertas podem orientar estratégias educacionais que visam aumentar o acesso ao ensino superior em regiões semelhantes, auxiliando na redução das desigualdades educacionais.Editora UFMS2023-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1590510.55028/pdres.v10i25.15905Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 25 (2023); 183-1992358-184010.55028/pdres.v10i25reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15905/13306Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBortoluzzi, Mirian de OliveiraCristina Mendanha Reis, Barbara2023-12-05T15:56:53Zoai:periodicos.ufms.br:article/15905Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-12-05T15:56:53Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transição para o ensino superior: conhecimento das oportunidades de ensino superior dos alunos do ensino médio de escolas públicas de Nova Andradina |
title |
Transição para o ensino superior: conhecimento das oportunidades de ensino superior dos alunos do ensino médio de escolas públicas de Nova Andradina |
spellingShingle |
Transição para o ensino superior: conhecimento das oportunidades de ensino superior dos alunos do ensino médio de escolas públicas de Nova Andradina Bortoluzzi, Mirian de Oliveira |
title_short |
Transição para o ensino superior: conhecimento das oportunidades de ensino superior dos alunos do ensino médio de escolas públicas de Nova Andradina |
title_full |
Transição para o ensino superior: conhecimento das oportunidades de ensino superior dos alunos do ensino médio de escolas públicas de Nova Andradina |
title_fullStr |
Transição para o ensino superior: conhecimento das oportunidades de ensino superior dos alunos do ensino médio de escolas públicas de Nova Andradina |
title_full_unstemmed |
Transição para o ensino superior: conhecimento das oportunidades de ensino superior dos alunos do ensino médio de escolas públicas de Nova Andradina |
title_sort |
Transição para o ensino superior: conhecimento das oportunidades de ensino superior dos alunos do ensino médio de escolas públicas de Nova Andradina |
author |
Bortoluzzi, Mirian de Oliveira |
author_facet |
Bortoluzzi, Mirian de Oliveira Cristina Mendanha Reis, Barbara |
author_role |
author |
author2 |
Cristina Mendanha Reis, Barbara |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bortoluzzi, Mirian de Oliveira Cristina Mendanha Reis, Barbara |
description |
Este trabalho descreve e analisa resultados de um projeto de extensão, cuja finalidade fora apresentar o campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) para os concluintes do ensino médio público de Nova Andradina, interior de Mato Grosso do Sul. O estudo busca identificar as características e razões por trás do conhecimento, ou falta dele, das oportunidades de ensino superior entre esses alunos. A discussão se baseia nos dados coletados por meio de 310 questionários aplicados entre os meses de agosto e novembro a estudantes de seis escolas públicas da cidade em 2018. Utilizou-se o software SPSS® v20 para realização de estatística descritiva e testes não-paramétricos (Qui-quadrado e Fisher). A análise revelou que, dentre todas as variáveis consideradas, a renda dos alunos foi a única que demonstrou uma distinção significativa em relação ao conhecimento das oportunidades de ensino superior na cidade. Essas descobertas podem orientar estratégias educacionais que visam aumentar o acesso ao ensino superior em regiões semelhantes, auxiliando na redução das desigualdades educacionais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15905 10.55028/pdres.v10i25.15905 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15905 |
identifier_str_mv |
10.55028/pdres.v10i25.15905 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15905/13306 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 25 (2023); 183-199 2358-1840 10.55028/pdres.v10i25 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711247378153472 |