Transição para o ensino superior: conhecimento das oportunidades de ensino superior dos alunos do ensino médio de escolas públicas de Nova Andradina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortoluzzi, Mirian de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Cristina Mendanha Reis, Barbara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15905
Resumo: Este trabalho descreve e analisa resultados de um projeto de extensão, cuja finalidade fora apresentar o campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) para os concluintes do ensino médio público de Nova Andradina, interior de Mato Grosso do Sul. O estudo busca identificar as características e razões por trás do conhecimento, ou falta dele, das oportunidades de ensino superior entre esses alunos. A discussão se baseia nos dados coletados por meio de 310 questionários aplicados entre os meses de agosto e novembro a estudantes de seis escolas públicas da cidade em 2018. Utilizou-se o software SPSS® v20 para realização de estatística descritiva e testes não-paramétricos (Qui-quadrado e Fisher). A análise revelou que, dentre todas as variáveis consideradas, a renda dos alunos foi a única que demonstrou uma distinção significativa em relação ao conhecimento das oportunidades de ensino superior na cidade. Essas descobertas podem orientar estratégias educacionais que visam aumentar o acesso ao ensino superior em regiões semelhantes, auxiliando na redução das desigualdades educacionais.
id UFMS-2_ce4fbfaa22b7b5c34dac88111e4ab74f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/15905
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Transição para o ensino superior: conhecimento das oportunidades de ensino superior dos alunos do ensino médio de escolas públicas de Nova AndradinaEste trabalho descreve e analisa resultados de um projeto de extensão, cuja finalidade fora apresentar o campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) para os concluintes do ensino médio público de Nova Andradina, interior de Mato Grosso do Sul. O estudo busca identificar as características e razões por trás do conhecimento, ou falta dele, das oportunidades de ensino superior entre esses alunos. A discussão se baseia nos dados coletados por meio de 310 questionários aplicados entre os meses de agosto e novembro a estudantes de seis escolas públicas da cidade em 2018. Utilizou-se o software SPSS® v20 para realização de estatística descritiva e testes não-paramétricos (Qui-quadrado e Fisher). A análise revelou que, dentre todas as variáveis consideradas, a renda dos alunos foi a única que demonstrou uma distinção significativa em relação ao conhecimento das oportunidades de ensino superior na cidade. Essas descobertas podem orientar estratégias educacionais que visam aumentar o acesso ao ensino superior em regiões semelhantes, auxiliando na redução das desigualdades educacionais.Editora UFMS2023-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1590510.55028/pdres.v10i25.15905Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 25 (2023); 183-1992358-184010.55028/pdres.v10i25reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15905/13306Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBortoluzzi, Mirian de OliveiraCristina Mendanha Reis, Barbara2023-12-05T15:56:53Zoai:periodicos.ufms.br:article/15905Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-12-05T15:56:53Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Transição para o ensino superior: conhecimento das oportunidades de ensino superior dos alunos do ensino médio de escolas públicas de Nova Andradina
title Transição para o ensino superior: conhecimento das oportunidades de ensino superior dos alunos do ensino médio de escolas públicas de Nova Andradina
spellingShingle Transição para o ensino superior: conhecimento das oportunidades de ensino superior dos alunos do ensino médio de escolas públicas de Nova Andradina
Bortoluzzi, Mirian de Oliveira
title_short Transição para o ensino superior: conhecimento das oportunidades de ensino superior dos alunos do ensino médio de escolas públicas de Nova Andradina
title_full Transição para o ensino superior: conhecimento das oportunidades de ensino superior dos alunos do ensino médio de escolas públicas de Nova Andradina
title_fullStr Transição para o ensino superior: conhecimento das oportunidades de ensino superior dos alunos do ensino médio de escolas públicas de Nova Andradina
title_full_unstemmed Transição para o ensino superior: conhecimento das oportunidades de ensino superior dos alunos do ensino médio de escolas públicas de Nova Andradina
title_sort Transição para o ensino superior: conhecimento das oportunidades de ensino superior dos alunos do ensino médio de escolas públicas de Nova Andradina
author Bortoluzzi, Mirian de Oliveira
author_facet Bortoluzzi, Mirian de Oliveira
Cristina Mendanha Reis, Barbara
author_role author
author2 Cristina Mendanha Reis, Barbara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bortoluzzi, Mirian de Oliveira
Cristina Mendanha Reis, Barbara
description Este trabalho descreve e analisa resultados de um projeto de extensão, cuja finalidade fora apresentar o campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) para os concluintes do ensino médio público de Nova Andradina, interior de Mato Grosso do Sul. O estudo busca identificar as características e razões por trás do conhecimento, ou falta dele, das oportunidades de ensino superior entre esses alunos. A discussão se baseia nos dados coletados por meio de 310 questionários aplicados entre os meses de agosto e novembro a estudantes de seis escolas públicas da cidade em 2018. Utilizou-se o software SPSS® v20 para realização de estatística descritiva e testes não-paramétricos (Qui-quadrado e Fisher). A análise revelou que, dentre todas as variáveis consideradas, a renda dos alunos foi a única que demonstrou uma distinção significativa em relação ao conhecimento das oportunidades de ensino superior na cidade. Essas descobertas podem orientar estratégias educacionais que visam aumentar o acesso ao ensino superior em regiões semelhantes, auxiliando na redução das desigualdades educacionais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15905
10.55028/pdres.v10i25.15905
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15905
identifier_str_mv 10.55028/pdres.v10i25.15905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15905/13306
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 25 (2023); 183-199
2358-1840
10.55028/pdres.v10i25
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711247378153472