AS REPRESENTAÇÕES DE NATUREZA PRESENTES NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: UMA COLABORAÇÃO PARA A ANÁLISE DE CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS
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Data de Publicação: | 2015 |
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Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1032 |
Resumo: | No presente estudo objetivamos conhecer as representações de natureza presentes em seis Blocos Temáticos de dois volumes dos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais e Meio Ambiente e Saúde. Para tanto, adotamos como suporte teórico a concepção de Representação Social de ambiente. Os dois documentos foram analisados com base na Análise Temática, uma modalidade da Análise de Conteúdo. Foram construídas a posteriori, duas categorias analíticas: (i) natureza causal e utilitária e (ii) natureza ecológica. Foi possível reconhecer que a concepção de natureza causal e utilitária é predominante nos dois volumes analisados. Além disso, a natureza concebida pelos documentos oficiais está relacionada ao homem urbano, é uma natureza antropogênica e urbana. Os resultados desse trabalho podem contribuir para entender quais concepções de natureza estão presentes em documentos que tratam de conteúdos de Ciências Naturais. |
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AS REPRESENTAÇÕES DE NATUREZA PRESENTES NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: UMA COLABORAÇÃO PARA A ANÁLISE DE CONTEÚDOS DE CIÊNCIASAmbiente. Currículo. Ciências da Natureza.No presente estudo objetivamos conhecer as representações de natureza presentes em seis Blocos Temáticos de dois volumes dos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais e Meio Ambiente e Saúde. Para tanto, adotamos como suporte teórico a concepção de Representação Social de ambiente. Os dois documentos foram analisados com base na Análise Temática, uma modalidade da Análise de Conteúdo. Foram construídas a posteriori, duas categorias analíticas: (i) natureza causal e utilitária e (ii) natureza ecológica. Foi possível reconhecer que a concepção de natureza causal e utilitária é predominante nos dois volumes analisados. Além disso, a natureza concebida pelos documentos oficiais está relacionada ao homem urbano, é uma natureza antropogênica e urbana. Os resultados desse trabalho podem contribuir para entender quais concepções de natureza estão presentes em documentos que tratam de conteúdos de Ciências Naturais.Editora UFMS2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1032Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 2 n. 4 (2015); 36-542358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1032/1030https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1032/6477https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1032/6478Chipoletti Esteves, Patrícia Elisa do CoutoGonçalves, Pedro Wagnerinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T17:13:21Zoai:periodicos.ufms.br:article/1032Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2019-07-02T17:13:21Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
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