Prática docente: os desafios do ensino de ciências e biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: José da Silva, Arinete
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: José Silveira, Marcio, De Carvalho Harthman, Vanessa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15637
Resumo: Muitos são os dilemas vivenciados pelos profissionais na área da educação, frente a este cenário é importante verificar os principais desafios em sala de aula, com intuito de potencializar a aprendizagem. Para tanto, analisar as inúmeras dificuldades nestes espaços requer uma busca incessante sobre os conteúdos ministrados, uma vez que o professor deve proporcionar ao aluno a curiosidade em aprender e pesquisar.  Desta forma, é necessário buscar novos métodos de ensino que valorizem o saber científico dos discentes, introduzindo materiais e ferramentas que auxiliam neste processo de ensino-aprendizagem. O trabalho teve como objetivo levantar os principais desafios e metodologias da prática docente na atualidade, com finalidade de expor reflexões sobre os conteúdos e métodos adotados no ambiente escolar para melhoria no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, foi realizado um levantamento de artigos no Google acadêmico utilizando palavras-chave específicas que abordassem a temática. Como resultado, foram localizados 100 artigos direcionados ao ensino de Ciências e Biologia,  que incluiram as maiores dificuldades e as metodologias mais utilizadas neste ensino. Através desta busca 55 dos artigos elencaram sobre os principais desafios e 45 dos artigos dispuseram de metodologias mais utilizadas no âmbito educacional. Desta forma, os maiores desafios estão direcionados a formação continuada devido ao despreparo de muitos profissionais e quanto às metodologias podemos destacar a influência das tecnologias digitais em sala de aula, que contribuem no processo de ensino-aprendizagem.  
id UFMS-2_d20a022f218e9e536de26b2cf7a366d1
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/15637
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Prática docente: os desafios do ensino de ciências e biologiaMuitos são os dilemas vivenciados pelos profissionais na área da educação, frente a este cenário é importante verificar os principais desafios em sala de aula, com intuito de potencializar a aprendizagem. Para tanto, analisar as inúmeras dificuldades nestes espaços requer uma busca incessante sobre os conteúdos ministrados, uma vez que o professor deve proporcionar ao aluno a curiosidade em aprender e pesquisar.  Desta forma, é necessário buscar novos métodos de ensino que valorizem o saber científico dos discentes, introduzindo materiais e ferramentas que auxiliam neste processo de ensino-aprendizagem. O trabalho teve como objetivo levantar os principais desafios e metodologias da prática docente na atualidade, com finalidade de expor reflexões sobre os conteúdos e métodos adotados no ambiente escolar para melhoria no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, foi realizado um levantamento de artigos no Google acadêmico utilizando palavras-chave específicas que abordassem a temática. Como resultado, foram localizados 100 artigos direcionados ao ensino de Ciências e Biologia,  que incluiram as maiores dificuldades e as metodologias mais utilizadas neste ensino. Através desta busca 55 dos artigos elencaram sobre os principais desafios e 45 dos artigos dispuseram de metodologias mais utilizadas no âmbito educacional. Desta forma, os maiores desafios estão direcionados a formação continuada devido ao despreparo de muitos profissionais e quanto às metodologias podemos destacar a influência das tecnologias digitais em sala de aula, que contribuem no processo de ensino-aprendizagem.  Editora UFMS2023-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1563710.55028/pdres.v10i25.15637Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 25 (2023); 119-1322358-184010.55028/pdres.v10i25reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15637/13301Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJosé da Silva, ArineteJosé Silveira, MarcioDe Carvalho Harthman, Vanessa2023-12-05T15:56:53Zoai:periodicos.ufms.br:article/15637Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-12-05T15:56:53Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática docente: os desafios do ensino de ciências e biologia
title Prática docente: os desafios do ensino de ciências e biologia
spellingShingle Prática docente: os desafios do ensino de ciências e biologia
José da Silva, Arinete
title_short Prática docente: os desafios do ensino de ciências e biologia
title_full Prática docente: os desafios do ensino de ciências e biologia
title_fullStr Prática docente: os desafios do ensino de ciências e biologia
title_full_unstemmed Prática docente: os desafios do ensino de ciências e biologia
title_sort Prática docente: os desafios do ensino de ciências e biologia
author José da Silva, Arinete
author_facet José da Silva, Arinete
José Silveira, Marcio
De Carvalho Harthman, Vanessa
author_role author
author2 José Silveira, Marcio
De Carvalho Harthman, Vanessa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv José da Silva, Arinete
José Silveira, Marcio
De Carvalho Harthman, Vanessa
description Muitos são os dilemas vivenciados pelos profissionais na área da educação, frente a este cenário é importante verificar os principais desafios em sala de aula, com intuito de potencializar a aprendizagem. Para tanto, analisar as inúmeras dificuldades nestes espaços requer uma busca incessante sobre os conteúdos ministrados, uma vez que o professor deve proporcionar ao aluno a curiosidade em aprender e pesquisar.  Desta forma, é necessário buscar novos métodos de ensino que valorizem o saber científico dos discentes, introduzindo materiais e ferramentas que auxiliam neste processo de ensino-aprendizagem. O trabalho teve como objetivo levantar os principais desafios e metodologias da prática docente na atualidade, com finalidade de expor reflexões sobre os conteúdos e métodos adotados no ambiente escolar para melhoria no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, foi realizado um levantamento de artigos no Google acadêmico utilizando palavras-chave específicas que abordassem a temática. Como resultado, foram localizados 100 artigos direcionados ao ensino de Ciências e Biologia,  que incluiram as maiores dificuldades e as metodologias mais utilizadas neste ensino. Através desta busca 55 dos artigos elencaram sobre os principais desafios e 45 dos artigos dispuseram de metodologias mais utilizadas no âmbito educacional. Desta forma, os maiores desafios estão direcionados a formação continuada devido ao despreparo de muitos profissionais e quanto às metodologias podemos destacar a influência das tecnologias digitais em sala de aula, que contribuem no processo de ensino-aprendizagem.  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15637
10.55028/pdres.v10i25.15637
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15637
identifier_str_mv 10.55028/pdres.v10i25.15637
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15637/13301
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 25 (2023); 119-132
2358-1840
10.55028/pdres.v10i25
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711247336210432