Prática docente: os desafios do ensino de ciências e biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15637 |
Resumo: | Muitos são os dilemas vivenciados pelos profissionais na área da educação, frente a este cenário é importante verificar os principais desafios em sala de aula, com intuito de potencializar a aprendizagem. Para tanto, analisar as inúmeras dificuldades nestes espaços requer uma busca incessante sobre os conteúdos ministrados, uma vez que o professor deve proporcionar ao aluno a curiosidade em aprender e pesquisar. Desta forma, é necessário buscar novos métodos de ensino que valorizem o saber científico dos discentes, introduzindo materiais e ferramentas que auxiliam neste processo de ensino-aprendizagem. O trabalho teve como objetivo levantar os principais desafios e metodologias da prática docente na atualidade, com finalidade de expor reflexões sobre os conteúdos e métodos adotados no ambiente escolar para melhoria no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, foi realizado um levantamento de artigos no Google acadêmico utilizando palavras-chave específicas que abordassem a temática. Como resultado, foram localizados 100 artigos direcionados ao ensino de Ciências e Biologia, que incluiram as maiores dificuldades e as metodologias mais utilizadas neste ensino. Através desta busca 55 dos artigos elencaram sobre os principais desafios e 45 dos artigos dispuseram de metodologias mais utilizadas no âmbito educacional. Desta forma, os maiores desafios estão direcionados a formação continuada devido ao despreparo de muitos profissionais e quanto às metodologias podemos destacar a influência das tecnologias digitais em sala de aula, que contribuem no processo de ensino-aprendizagem. |
id |
UFMS-2_d20a022f218e9e536de26b2cf7a366d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/15637 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Prática docente: os desafios do ensino de ciências e biologiaMuitos são os dilemas vivenciados pelos profissionais na área da educação, frente a este cenário é importante verificar os principais desafios em sala de aula, com intuito de potencializar a aprendizagem. Para tanto, analisar as inúmeras dificuldades nestes espaços requer uma busca incessante sobre os conteúdos ministrados, uma vez que o professor deve proporcionar ao aluno a curiosidade em aprender e pesquisar. Desta forma, é necessário buscar novos métodos de ensino que valorizem o saber científico dos discentes, introduzindo materiais e ferramentas que auxiliam neste processo de ensino-aprendizagem. O trabalho teve como objetivo levantar os principais desafios e metodologias da prática docente na atualidade, com finalidade de expor reflexões sobre os conteúdos e métodos adotados no ambiente escolar para melhoria no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, foi realizado um levantamento de artigos no Google acadêmico utilizando palavras-chave específicas que abordassem a temática. Como resultado, foram localizados 100 artigos direcionados ao ensino de Ciências e Biologia, que incluiram as maiores dificuldades e as metodologias mais utilizadas neste ensino. Através desta busca 55 dos artigos elencaram sobre os principais desafios e 45 dos artigos dispuseram de metodologias mais utilizadas no âmbito educacional. Desta forma, os maiores desafios estão direcionados a formação continuada devido ao despreparo de muitos profissionais e quanto às metodologias podemos destacar a influência das tecnologias digitais em sala de aula, que contribuem no processo de ensino-aprendizagem. Editora UFMS2023-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1563710.55028/pdres.v10i25.15637Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 25 (2023); 119-1322358-184010.55028/pdres.v10i25reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15637/13301Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJosé da Silva, ArineteJosé Silveira, MarcioDe Carvalho Harthman, Vanessa2023-12-05T15:56:53Zoai:periodicos.ufms.br:article/15637Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-12-05T15:56:53Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática docente: os desafios do ensino de ciências e biologia |
title |
Prática docente: os desafios do ensino de ciências e biologia |
spellingShingle |
Prática docente: os desafios do ensino de ciências e biologia José da Silva, Arinete |
title_short |
Prática docente: os desafios do ensino de ciências e biologia |
title_full |
Prática docente: os desafios do ensino de ciências e biologia |
title_fullStr |
Prática docente: os desafios do ensino de ciências e biologia |
title_full_unstemmed |
Prática docente: os desafios do ensino de ciências e biologia |
title_sort |
Prática docente: os desafios do ensino de ciências e biologia |
author |
José da Silva, Arinete |
author_facet |
José da Silva, Arinete José Silveira, Marcio De Carvalho Harthman, Vanessa |
author_role |
author |
author2 |
José Silveira, Marcio De Carvalho Harthman, Vanessa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
José da Silva, Arinete José Silveira, Marcio De Carvalho Harthman, Vanessa |
description |
Muitos são os dilemas vivenciados pelos profissionais na área da educação, frente a este cenário é importante verificar os principais desafios em sala de aula, com intuito de potencializar a aprendizagem. Para tanto, analisar as inúmeras dificuldades nestes espaços requer uma busca incessante sobre os conteúdos ministrados, uma vez que o professor deve proporcionar ao aluno a curiosidade em aprender e pesquisar. Desta forma, é necessário buscar novos métodos de ensino que valorizem o saber científico dos discentes, introduzindo materiais e ferramentas que auxiliam neste processo de ensino-aprendizagem. O trabalho teve como objetivo levantar os principais desafios e metodologias da prática docente na atualidade, com finalidade de expor reflexões sobre os conteúdos e métodos adotados no ambiente escolar para melhoria no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, foi realizado um levantamento de artigos no Google acadêmico utilizando palavras-chave específicas que abordassem a temática. Como resultado, foram localizados 100 artigos direcionados ao ensino de Ciências e Biologia, que incluiram as maiores dificuldades e as metodologias mais utilizadas neste ensino. Através desta busca 55 dos artigos elencaram sobre os principais desafios e 45 dos artigos dispuseram de metodologias mais utilizadas no âmbito educacional. Desta forma, os maiores desafios estão direcionados a formação continuada devido ao despreparo de muitos profissionais e quanto às metodologias podemos destacar a influência das tecnologias digitais em sala de aula, que contribuem no processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15637 10.55028/pdres.v10i25.15637 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15637 |
identifier_str_mv |
10.55028/pdres.v10i25.15637 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15637/13301 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 25 (2023); 119-132 2358-1840 10.55028/pdres.v10i25 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711247336210432 |