As Temáticas Educação Inclusiva e Correlatas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Matemática de Instituições da Região Norte do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Uliana, Marcia Rosa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Araújo Filho, Marcio Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5186
Resumo: Este estudo discute sobre a presença das temáticas Educação Inclusiva e correlatas em Projetos Pedagógicos de curso de Licenciatura em Matemática da modalidade presencial, oferecidos por instituições da Região Norte do Brasil. O estudo realizado é do tipo documental e teve como objeto de investigação 25 Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC's) de Licenciatura em Matemática da modalidade presencial da região mencionada, dos quais analisamos e tecemos considerações a respeito das temáticas Educação Inclusiva e correlatas na matriz curricular e nas ementas das disciplinas dos referidos cursos. Os resultados mostram que as temáticas Educação Inclusiva e correlatas estão totalmente ausentes em dois dos projetos analisados, em seis projetos localizamos apenas a disciplina de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e 17cursos oferecem pelo menos duas disciplinas nas temáticas investigadas, contudo consumindo um percentual baixo das suas matrizes curriculares. Os cursos que apresentam o maior percentual de carga horária de disciplinas nas temáticas analisadas são os dois oferecidos pela Universidade Federal do Acre (UFAC), 6,2 % da carga horária dos cursos. Constatou-se também que as pessoas com deficiência, é o grupo estigmatizado mais recorrente nas discussões previstas nas ementas das disciplinas inventariadas. Verificou-se, ainda, que apenas um dos cursos analisados teve o seu projeto pedagógico construído em conformidade com a Resolução 02 de 2015, em vigor e que estabelece as atuais diretrizes para os cursos de formação de professores, os demais terão de passar por reformulação principalmente no que se refere a inserção de disciplinas nas temáticas em estudo.
id UFMS-2_d8dd454294f36666b449cb39dfcf9ef9
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/5186
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling As Temáticas Educação Inclusiva e Correlatas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Matemática de Instituições da Região Norte do BrasilEducação Inclusiva. Licenciatura em Matemática. Região Norte.Este estudo discute sobre a presença das temáticas Educação Inclusiva e correlatas em Projetos Pedagógicos de curso de Licenciatura em Matemática da modalidade presencial, oferecidos por instituições da Região Norte do Brasil. O estudo realizado é do tipo documental e teve como objeto de investigação 25 Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC's) de Licenciatura em Matemática da modalidade presencial da região mencionada, dos quais analisamos e tecemos considerações a respeito das temáticas Educação Inclusiva e correlatas na matriz curricular e nas ementas das disciplinas dos referidos cursos. Os resultados mostram que as temáticas Educação Inclusiva e correlatas estão totalmente ausentes em dois dos projetos analisados, em seis projetos localizamos apenas a disciplina de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e 17cursos oferecem pelo menos duas disciplinas nas temáticas investigadas, contudo consumindo um percentual baixo das suas matrizes curriculares. Os cursos que apresentam o maior percentual de carga horária de disciplinas nas temáticas analisadas são os dois oferecidos pela Universidade Federal do Acre (UFAC), 6,2 % da carga horária dos cursos. Constatou-se também que as pessoas com deficiência, é o grupo estigmatizado mais recorrente nas discussões previstas nas ementas das disciplinas inventariadas. Verificou-se, ainda, que apenas um dos cursos analisados teve o seu projeto pedagógico construído em conformidade com a Resolução 02 de 2015, em vigor e que estabelece as atuais diretrizes para os cursos de formação de professores, os demais terão de passar por reformulação principalmente no que se refere a inserção de disciplinas nas temáticas em estudo.Editora UFMS2018-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5186Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 5 n. 9 (2018): Educação Especial: transversalidades e interfaces; 37-542358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5186/4672https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5186/6691https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5186/6692Uliana, Marcia RosaAraújo Filho, Marcio Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-18T17:40:00Zoai:periodicos.ufms.br:article/5186Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2018-08-18T17:40Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv As Temáticas Educação Inclusiva e Correlatas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Matemática de Instituições da Região Norte do Brasil
title As Temáticas Educação Inclusiva e Correlatas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Matemática de Instituições da Região Norte do Brasil
spellingShingle As Temáticas Educação Inclusiva e Correlatas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Matemática de Instituições da Região Norte do Brasil
Uliana, Marcia Rosa
Educação Inclusiva. Licenciatura em Matemática. Região Norte.
title_short As Temáticas Educação Inclusiva e Correlatas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Matemática de Instituições da Região Norte do Brasil
title_full As Temáticas Educação Inclusiva e Correlatas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Matemática de Instituições da Região Norte do Brasil
title_fullStr As Temáticas Educação Inclusiva e Correlatas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Matemática de Instituições da Região Norte do Brasil
title_full_unstemmed As Temáticas Educação Inclusiva e Correlatas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Matemática de Instituições da Região Norte do Brasil
title_sort As Temáticas Educação Inclusiva e Correlatas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Matemática de Instituições da Região Norte do Brasil
author Uliana, Marcia Rosa
author_facet Uliana, Marcia Rosa
Araújo Filho, Marcio Costa
author_role author
author2 Araújo Filho, Marcio Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Uliana, Marcia Rosa
Araújo Filho, Marcio Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Inclusiva. Licenciatura em Matemática. Região Norte.
topic Educação Inclusiva. Licenciatura em Matemática. Região Norte.
description Este estudo discute sobre a presença das temáticas Educação Inclusiva e correlatas em Projetos Pedagógicos de curso de Licenciatura em Matemática da modalidade presencial, oferecidos por instituições da Região Norte do Brasil. O estudo realizado é do tipo documental e teve como objeto de investigação 25 Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC's) de Licenciatura em Matemática da modalidade presencial da região mencionada, dos quais analisamos e tecemos considerações a respeito das temáticas Educação Inclusiva e correlatas na matriz curricular e nas ementas das disciplinas dos referidos cursos. Os resultados mostram que as temáticas Educação Inclusiva e correlatas estão totalmente ausentes em dois dos projetos analisados, em seis projetos localizamos apenas a disciplina de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e 17cursos oferecem pelo menos duas disciplinas nas temáticas investigadas, contudo consumindo um percentual baixo das suas matrizes curriculares. Os cursos que apresentam o maior percentual de carga horária de disciplinas nas temáticas analisadas são os dois oferecidos pela Universidade Federal do Acre (UFAC), 6,2 % da carga horária dos cursos. Constatou-se também que as pessoas com deficiência, é o grupo estigmatizado mais recorrente nas discussões previstas nas ementas das disciplinas inventariadas. Verificou-se, ainda, que apenas um dos cursos analisados teve o seu projeto pedagógico construído em conformidade com a Resolução 02 de 2015, em vigor e que estabelece as atuais diretrizes para os cursos de formação de professores, os demais terão de passar por reformulação principalmente no que se refere a inserção de disciplinas nas temáticas em estudo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5186
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5186/4672
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5186/6691
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5186/6692
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 5 n. 9 (2018): Educação Especial: transversalidades e interfaces; 37-54
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711246302314496