Tempo histórico, presentismo e escola: desafios para o ensino de história na contemporaneidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9111 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre o tempo histórico como construção cultural a ser apreendido em sua própria historicidade. Como conceito, o tempo histórico também deve ser analisado como parte do cotidiano em sala de aula e seu ensino muitas vezes representa um desafio aos docentes. Frente aos usos da História feitos pela sociedade contemporânea de forma dissociada, em alguns momentos, das perspectivas adotadas pela pesquisa historiográfica, passado, presente e futuro se mesclam tendendo-se à valorização do presente em detrimento aos demais. A escola, inserida nesse contexto social, vê-se em meio a experiências diversas trazidas por seus alunos que as adquirem em suas relações individuais e coletivas e através dos meios de comunicação. Nesse viés, apresentam-se desafios à docência quanto à formação global dos alunos e a construção de novas práticas sociais que respondam às demandas identitárias e também aos caminhos que os documentos curriculares passaram a balizar nas últimas décadas. |
id |
UFMS-2_dc020c9f05d388c9c9914bc486241587 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/9111 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Tempo histórico, presentismo e escola: desafios para o ensino de história na contemporaneidadeConceitos HistóricosPrática DocenteEnsino de HistóriaO presente trabalho apresenta uma reflexão sobre o tempo histórico como construção cultural a ser apreendido em sua própria historicidade. Como conceito, o tempo histórico também deve ser analisado como parte do cotidiano em sala de aula e seu ensino muitas vezes representa um desafio aos docentes. Frente aos usos da História feitos pela sociedade contemporânea de forma dissociada, em alguns momentos, das perspectivas adotadas pela pesquisa historiográfica, passado, presente e futuro se mesclam tendendo-se à valorização do presente em detrimento aos demais. A escola, inserida nesse contexto social, vê-se em meio a experiências diversas trazidas por seus alunos que as adquirem em suas relações individuais e coletivas e através dos meios de comunicação. Nesse viés, apresentam-se desafios à docência quanto à formação global dos alunos e a construção de novas práticas sociais que respondam às demandas identitárias e também aos caminhos que os documentos curriculares passaram a balizar nas últimas décadas.Editora UFMS2019-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9111Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 6 n. 12 (2019): Edição Especial - XI Jornada Nacional de Educação da UFMS/Naviraí; 114-1262358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9111/6886Vedovoto, Felipe SilvaRodrigues, Marinete Aparecida Zachariasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-05T06:43:16Zoai:periodicos.ufms.br:article/9111Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2021-01-05T06:43:16Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tempo histórico, presentismo e escola: desafios para o ensino de história na contemporaneidade |
title |
Tempo histórico, presentismo e escola: desafios para o ensino de história na contemporaneidade |
spellingShingle |
Tempo histórico, presentismo e escola: desafios para o ensino de história na contemporaneidade Vedovoto, Felipe Silva Conceitos Históricos Prática Docente Ensino de História |
title_short |
Tempo histórico, presentismo e escola: desafios para o ensino de história na contemporaneidade |
title_full |
Tempo histórico, presentismo e escola: desafios para o ensino de história na contemporaneidade |
title_fullStr |
Tempo histórico, presentismo e escola: desafios para o ensino de história na contemporaneidade |
title_full_unstemmed |
Tempo histórico, presentismo e escola: desafios para o ensino de história na contemporaneidade |
title_sort |
Tempo histórico, presentismo e escola: desafios para o ensino de história na contemporaneidade |
author |
Vedovoto, Felipe Silva |
author_facet |
Vedovoto, Felipe Silva Rodrigues, Marinete Aparecida Zacharias |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Marinete Aparecida Zacharias |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vedovoto, Felipe Silva Rodrigues, Marinete Aparecida Zacharias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conceitos Históricos Prática Docente Ensino de História |
topic |
Conceitos Históricos Prática Docente Ensino de História |
description |
O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre o tempo histórico como construção cultural a ser apreendido em sua própria historicidade. Como conceito, o tempo histórico também deve ser analisado como parte do cotidiano em sala de aula e seu ensino muitas vezes representa um desafio aos docentes. Frente aos usos da História feitos pela sociedade contemporânea de forma dissociada, em alguns momentos, das perspectivas adotadas pela pesquisa historiográfica, passado, presente e futuro se mesclam tendendo-se à valorização do presente em detrimento aos demais. A escola, inserida nesse contexto social, vê-se em meio a experiências diversas trazidas por seus alunos que as adquirem em suas relações individuais e coletivas e através dos meios de comunicação. Nesse viés, apresentam-se desafios à docência quanto à formação global dos alunos e a construção de novas práticas sociais que respondam às demandas identitárias e também aos caminhos que os documentos curriculares passaram a balizar nas últimas décadas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9111 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9111 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9111/6886 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 6 n. 12 (2019): Edição Especial - XI Jornada Nacional de Educação da UFMS/Naviraí; 114-126 2358-1840 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711246383054848 |