Tempo histórico, presentismo e escola: desafios para o ensino de história na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vedovoto, Felipe Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rodrigues, Marinete Aparecida Zacharias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9111
Resumo: O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre o tempo histórico como construção cultural a ser apreendido em sua própria historicidade. Como conceito, o tempo histórico também deve ser analisado como parte do cotidiano em sala de aula e seu ensino muitas vezes representa um desafio aos docentes. Frente aos usos da História feitos pela sociedade contemporânea de forma dissociada, em alguns momentos, das perspectivas adotadas pela pesquisa historiográfica, passado, presente e futuro se mesclam tendendo-se à valorização do presente em detrimento aos demais. A escola, inserida nesse contexto social, vê-se em meio a experiências diversas trazidas por seus alunos que as adquirem em suas relações individuais e coletivas e através dos meios de comunicação. Nesse viés, apresentam-se desafios à docência quanto à formação global dos alunos e a construção de novas práticas sociais que respondam às demandas identitárias e também aos caminhos que os documentos curriculares passaram a balizar nas últimas décadas.
id UFMS-2_dc020c9f05d388c9c9914bc486241587
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/9111
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Tempo histórico, presentismo e escola: desafios para o ensino de história na contemporaneidadeConceitos HistóricosPrática DocenteEnsino de HistóriaO presente trabalho apresenta uma reflexão sobre o tempo histórico como construção cultural a ser apreendido em sua própria historicidade. Como conceito, o tempo histórico também deve ser analisado como parte do cotidiano em sala de aula e seu ensino muitas vezes representa um desafio aos docentes. Frente aos usos da História feitos pela sociedade contemporânea de forma dissociada, em alguns momentos, das perspectivas adotadas pela pesquisa historiográfica, passado, presente e futuro se mesclam tendendo-se à valorização do presente em detrimento aos demais. A escola, inserida nesse contexto social, vê-se em meio a experiências diversas trazidas por seus alunos que as adquirem em suas relações individuais e coletivas e através dos meios de comunicação. Nesse viés, apresentam-se desafios à docência quanto à formação global dos alunos e a construção de novas práticas sociais que respondam às demandas identitárias e também aos caminhos que os documentos curriculares passaram a balizar nas últimas décadas.Editora UFMS2019-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9111Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 6 n. 12 (2019): Edição Especial - XI Jornada Nacional de Educação da UFMS/Naviraí; 114-1262358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9111/6886Vedovoto, Felipe SilvaRodrigues, Marinete Aparecida Zachariasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-05T06:43:16Zoai:periodicos.ufms.br:article/9111Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2021-01-05T06:43:16Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Tempo histórico, presentismo e escola: desafios para o ensino de história na contemporaneidade
title Tempo histórico, presentismo e escola: desafios para o ensino de história na contemporaneidade
spellingShingle Tempo histórico, presentismo e escola: desafios para o ensino de história na contemporaneidade
Vedovoto, Felipe Silva
Conceitos Históricos
Prática Docente
Ensino de História
title_short Tempo histórico, presentismo e escola: desafios para o ensino de história na contemporaneidade
title_full Tempo histórico, presentismo e escola: desafios para o ensino de história na contemporaneidade
title_fullStr Tempo histórico, presentismo e escola: desafios para o ensino de história na contemporaneidade
title_full_unstemmed Tempo histórico, presentismo e escola: desafios para o ensino de história na contemporaneidade
title_sort Tempo histórico, presentismo e escola: desafios para o ensino de história na contemporaneidade
author Vedovoto, Felipe Silva
author_facet Vedovoto, Felipe Silva
Rodrigues, Marinete Aparecida Zacharias
author_role author
author2 Rodrigues, Marinete Aparecida Zacharias
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vedovoto, Felipe Silva
Rodrigues, Marinete Aparecida Zacharias
dc.subject.por.fl_str_mv Conceitos Históricos
Prática Docente
Ensino de História
topic Conceitos Históricos
Prática Docente
Ensino de História
description O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre o tempo histórico como construção cultural a ser apreendido em sua própria historicidade. Como conceito, o tempo histórico também deve ser analisado como parte do cotidiano em sala de aula e seu ensino muitas vezes representa um desafio aos docentes. Frente aos usos da História feitos pela sociedade contemporânea de forma dissociada, em alguns momentos, das perspectivas adotadas pela pesquisa historiográfica, passado, presente e futuro se mesclam tendendo-se à valorização do presente em detrimento aos demais. A escola, inserida nesse contexto social, vê-se em meio a experiências diversas trazidas por seus alunos que as adquirem em suas relações individuais e coletivas e através dos meios de comunicação. Nesse viés, apresentam-se desafios à docência quanto à formação global dos alunos e a construção de novas práticas sociais que respondam às demandas identitárias e também aos caminhos que os documentos curriculares passaram a balizar nas últimas décadas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9111
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9111/6886
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 6 n. 12 (2019): Edição Especial - XI Jornada Nacional de Educação da UFMS/Naviraí; 114-126
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711246383054848