Concepções docentes sobre práticas pedagógicas inclusivas na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/13502 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo analisar, a partir de pesquisas científicas brasileiras, concepções docentes sobre práticas pedagógicas realizadas na educação infantil, tendo em vista o processo de inclusão das crianças, público-alvo da educação especial (PAEE). Realizou-se uma revisão de literatura em artigos de revistas indexadas, disponibilizados no Portal de Periódicos da CAPES, Google Acadêmico e Scielo. Foram catalogados 10 artigos científicos referentes ao tema da pesquisa no período de 2016 a 2020. Como principais resultados, evidenciou-se a necessidade e urgência de estudos e debates acerca da inclusão de crianças PAEE, principalmente no que tange ao acesso à aprendizagem. Os resultados demonstram que os docentes têm concepções favoráveis à inclusão e empenham-se no desenvolvimento de práticas pedagógicas diversificadas com o propósito de contemplar a todos. Entretanto, verifica-se a necessidade de formação continuada na área, apoio da equipe escolar, recursos humanos e materiais para que o processo educativo de inclusão escolar ocorra de maneira satisfatória. |
id |
UFMS-2_fc866e5e3dfef4418b7a87554dc792e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/13502 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções docentes sobre práticas pedagógicas inclusivas na educação infantilO presente estudo teve como objetivo analisar, a partir de pesquisas científicas brasileiras, concepções docentes sobre práticas pedagógicas realizadas na educação infantil, tendo em vista o processo de inclusão das crianças, público-alvo da educação especial (PAEE). Realizou-se uma revisão de literatura em artigos de revistas indexadas, disponibilizados no Portal de Periódicos da CAPES, Google Acadêmico e Scielo. Foram catalogados 10 artigos científicos referentes ao tema da pesquisa no período de 2016 a 2020. Como principais resultados, evidenciou-se a necessidade e urgência de estudos e debates acerca da inclusão de crianças PAEE, principalmente no que tange ao acesso à aprendizagem. Os resultados demonstram que os docentes têm concepções favoráveis à inclusão e empenham-se no desenvolvimento de práticas pedagógicas diversificadas com o propósito de contemplar a todos. Entretanto, verifica-se a necessidade de formação continuada na área, apoio da equipe escolar, recursos humanos e materiais para que o processo educativo de inclusão escolar ocorra de maneira satisfatória.Editora UFMS2022-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1350210.55028/pdres.v9i19.13502Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 19 (2022); 84-1042358-184010.55028/pdres.v9i19reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/13502/10245Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Ana Paula AlmeidaJackson Ronie Sá-SilvaMarcia Raika e Silva LimaMaritania dos Santos Padilha2022-05-27T01:42:12Zoai:periodicos.ufms.br:article/13502Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2022-05-27T01:42:12Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções docentes sobre práticas pedagógicas inclusivas na educação infantil |
title |
Concepções docentes sobre práticas pedagógicas inclusivas na educação infantil |
spellingShingle |
Concepções docentes sobre práticas pedagógicas inclusivas na educação infantil Ferreira, Ana Paula Almeida |
title_short |
Concepções docentes sobre práticas pedagógicas inclusivas na educação infantil |
title_full |
Concepções docentes sobre práticas pedagógicas inclusivas na educação infantil |
title_fullStr |
Concepções docentes sobre práticas pedagógicas inclusivas na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Concepções docentes sobre práticas pedagógicas inclusivas na educação infantil |
title_sort |
Concepções docentes sobre práticas pedagógicas inclusivas na educação infantil |
author |
Ferreira, Ana Paula Almeida |
author_facet |
Ferreira, Ana Paula Almeida Jackson Ronie Sá-Silva Marcia Raika e Silva Lima Maritania dos Santos Padilha |
author_role |
author |
author2 |
Jackson Ronie Sá-Silva Marcia Raika e Silva Lima Maritania dos Santos Padilha |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Ana Paula Almeida Jackson Ronie Sá-Silva Marcia Raika e Silva Lima Maritania dos Santos Padilha |
description |
O presente estudo teve como objetivo analisar, a partir de pesquisas científicas brasileiras, concepções docentes sobre práticas pedagógicas realizadas na educação infantil, tendo em vista o processo de inclusão das crianças, público-alvo da educação especial (PAEE). Realizou-se uma revisão de literatura em artigos de revistas indexadas, disponibilizados no Portal de Periódicos da CAPES, Google Acadêmico e Scielo. Foram catalogados 10 artigos científicos referentes ao tema da pesquisa no período de 2016 a 2020. Como principais resultados, evidenciou-se a necessidade e urgência de estudos e debates acerca da inclusão de crianças PAEE, principalmente no que tange ao acesso à aprendizagem. Os resultados demonstram que os docentes têm concepções favoráveis à inclusão e empenham-se no desenvolvimento de práticas pedagógicas diversificadas com o propósito de contemplar a todos. Entretanto, verifica-se a necessidade de formação continuada na área, apoio da equipe escolar, recursos humanos e materiais para que o processo educativo de inclusão escolar ocorra de maneira satisfatória. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/13502 10.55028/pdres.v9i19.13502 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/13502 |
identifier_str_mv |
10.55028/pdres.v9i19.13502 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/13502/10245 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 19 (2022); 84-104 2358-1840 10.55028/pdres.v9i19 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711246860156928 |