Concepções docentes sobre práticas pedagógicas inclusivas na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Paula Almeida
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Jackson Ronie Sá-Silva, Marcia Raika e Silva Lima, Maritania dos Santos Padilha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/13502
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar, a partir de pesquisas científicas brasileiras, concepções docentes sobre práticas pedagógicas realizadas na educação infantil, tendo em vista o processo de inclusão das crianças, público-alvo da educação especial (PAEE). Realizou-se uma revisão de literatura em artigos de revistas indexadas, disponibilizados no Portal de Periódicos da CAPES, Google Acadêmico e Scielo. Foram catalogados 10 artigos científicos referentes ao tema da pesquisa no período de 2016 a 2020. Como principais resultados, evidenciou-se a necessidade e urgência de estudos e debates acerca da inclusão de crianças PAEE, principalmente no que tange ao acesso à aprendizagem. Os resultados demonstram que os docentes têm concepções favoráveis à inclusão e empenham-se no desenvolvimento de práticas pedagógicas diversificadas com o propósito de contemplar a todos. Entretanto, verifica-se a necessidade de formação continuada na área, apoio da equipe escolar, recursos humanos e materiais para que o processo educativo de inclusão escolar ocorra de maneira satisfatória.
id UFMS-2_fc866e5e3dfef4418b7a87554dc792e2
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/13502
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Concepções docentes sobre práticas pedagógicas inclusivas na educação infantilO presente estudo teve como objetivo analisar, a partir de pesquisas científicas brasileiras, concepções docentes sobre práticas pedagógicas realizadas na educação infantil, tendo em vista o processo de inclusão das crianças, público-alvo da educação especial (PAEE). Realizou-se uma revisão de literatura em artigos de revistas indexadas, disponibilizados no Portal de Periódicos da CAPES, Google Acadêmico e Scielo. Foram catalogados 10 artigos científicos referentes ao tema da pesquisa no período de 2016 a 2020. Como principais resultados, evidenciou-se a necessidade e urgência de estudos e debates acerca da inclusão de crianças PAEE, principalmente no que tange ao acesso à aprendizagem. Os resultados demonstram que os docentes têm concepções favoráveis à inclusão e empenham-se no desenvolvimento de práticas pedagógicas diversificadas com o propósito de contemplar a todos. Entretanto, verifica-se a necessidade de formação continuada na área, apoio da equipe escolar, recursos humanos e materiais para que o processo educativo de inclusão escolar ocorra de maneira satisfatória.Editora UFMS2022-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1350210.55028/pdres.v9i19.13502Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 19 (2022); 84-1042358-184010.55028/pdres.v9i19reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/13502/10245Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Ana Paula AlmeidaJackson Ronie Sá-SilvaMarcia Raika e Silva LimaMaritania dos Santos Padilha2022-05-27T01:42:12Zoai:periodicos.ufms.br:article/13502Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2022-05-27T01:42:12Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções docentes sobre práticas pedagógicas inclusivas na educação infantil
title Concepções docentes sobre práticas pedagógicas inclusivas na educação infantil
spellingShingle Concepções docentes sobre práticas pedagógicas inclusivas na educação infantil
Ferreira, Ana Paula Almeida
title_short Concepções docentes sobre práticas pedagógicas inclusivas na educação infantil
title_full Concepções docentes sobre práticas pedagógicas inclusivas na educação infantil
title_fullStr Concepções docentes sobre práticas pedagógicas inclusivas na educação infantil
title_full_unstemmed Concepções docentes sobre práticas pedagógicas inclusivas na educação infantil
title_sort Concepções docentes sobre práticas pedagógicas inclusivas na educação infantil
author Ferreira, Ana Paula Almeida
author_facet Ferreira, Ana Paula Almeida
Jackson Ronie Sá-Silva
Marcia Raika e Silva Lima
Maritania dos Santos Padilha
author_role author
author2 Jackson Ronie Sá-Silva
Marcia Raika e Silva Lima
Maritania dos Santos Padilha
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ana Paula Almeida
Jackson Ronie Sá-Silva
Marcia Raika e Silva Lima
Maritania dos Santos Padilha
description O presente estudo teve como objetivo analisar, a partir de pesquisas científicas brasileiras, concepções docentes sobre práticas pedagógicas realizadas na educação infantil, tendo em vista o processo de inclusão das crianças, público-alvo da educação especial (PAEE). Realizou-se uma revisão de literatura em artigos de revistas indexadas, disponibilizados no Portal de Periódicos da CAPES, Google Acadêmico e Scielo. Foram catalogados 10 artigos científicos referentes ao tema da pesquisa no período de 2016 a 2020. Como principais resultados, evidenciou-se a necessidade e urgência de estudos e debates acerca da inclusão de crianças PAEE, principalmente no que tange ao acesso à aprendizagem. Os resultados demonstram que os docentes têm concepções favoráveis à inclusão e empenham-se no desenvolvimento de práticas pedagógicas diversificadas com o propósito de contemplar a todos. Entretanto, verifica-se a necessidade de formação continuada na área, apoio da equipe escolar, recursos humanos e materiais para que o processo educativo de inclusão escolar ocorra de maneira satisfatória.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/13502
10.55028/pdres.v9i19.13502
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/13502
identifier_str_mv 10.55028/pdres.v9i19.13502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/13502/10245
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 19 (2022); 84-104
2358-1840
10.55028/pdres.v9i19
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711246860156928