A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REVext (Online) |
Texto Completo: | https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/135 |
Resumo: | Este artigo visa refletir sobre a prática educativa vivenciada diariamente no contexto da formação de professoras na educação infantil e das concepções sobre o cuidar e educar, pois se acredita que elas contribuem para entender as especificidades do ser professor e sua atuação docente. E foi a partir desse pressuposto que surgiu o interesse das autoras em pesquisar a temática. Tendo como objetivo analisar as concepções dos docentes acerca da formação de professores de educação infantil e as relações e interfaces do cuidar e educar como perspectiva para a prática pedagógica na primeira fase do ensino fundamental. Neste estudo, foi realizada pesquisa bibliográfica fundamentada a partir de autores que discutem o tema proposto e, pesquisa de campo com a participação de quatro professoras da rede pública de ensino no município de São Sebastião- AL, através de entrevista semiestruturada e um questionário contendo oito questões. Os resultados nos mostraram que as professoras compreendem que, o papel da educação infantil é bem claro: educar e cuidar. Em relação às práticas pedagógicas a pesquisa nos mostrou a necessidade de formação continuada que possa dar suporte às demandas que o cotidiano escolar apresenta. Concluímos então, que as concepções e práticas de professores precisam ser redimensionadas e que a formação docente é um caminho que, embora pareça óbvio, ainda está distante do seu dever. |
id |
UNEAL-3_a4f9900fca94bb10f742981c574cb468 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/135 |
network_acronym_str |
UNEAL-3 |
network_name_str |
REVext (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICASConcepções.Educação InfantilFormação docenteEste artigo visa refletir sobre a prática educativa vivenciada diariamente no contexto da formação de professoras na educação infantil e das concepções sobre o cuidar e educar, pois se acredita que elas contribuem para entender as especificidades do ser professor e sua atuação docente. E foi a partir desse pressuposto que surgiu o interesse das autoras em pesquisar a temática. Tendo como objetivo analisar as concepções dos docentes acerca da formação de professores de educação infantil e as relações e interfaces do cuidar e educar como perspectiva para a prática pedagógica na primeira fase do ensino fundamental. Neste estudo, foi realizada pesquisa bibliográfica fundamentada a partir de autores que discutem o tema proposto e, pesquisa de campo com a participação de quatro professoras da rede pública de ensino no município de São Sebastião- AL, através de entrevista semiestruturada e um questionário contendo oito questões. Os resultados nos mostraram que as professoras compreendem que, o papel da educação infantil é bem claro: educar e cuidar. Em relação às práticas pedagógicas a pesquisa nos mostrou a necessidade de formação continuada que possa dar suporte às demandas que o cotidiano escolar apresenta. Concluímos então, que as concepções e práticas de professores precisam ser redimensionadas e que a formação docente é um caminho que, embora pareça óbvio, ainda está distante do seu dever.Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal2017-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/135REVEXT - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL; v. 2 n. 1 (2017): Revext - Revista de Extensão da UNEAL; 223-2392675-39792447-2751reponame:REVext (Online)instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/135/125Copyright (c) 2017 Girlenis da Silva BATISTA, Rita de Cácia Santos SOUZAhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBATISTA, Girlenis da Silva SOUZA, Rita de Cácia Santos 2021-10-25T18:04:08Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/135Revistahttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revextPUBhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/oairevext@uneal.edu.br2675-39792447-2751opendoar:2021-10-25T18:04:08REVext (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS |
title |
A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS BATISTA, Girlenis da Silva Concepções .Educação Infantil Formação docente |
title_short |
A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS |
title_full |
A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS |
title_sort |
A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS |
author |
BATISTA, Girlenis da Silva |
author_facet |
BATISTA, Girlenis da Silva SOUZA, Rita de Cácia Santos |
author_role |
author |
author2 |
SOUZA, Rita de Cácia Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BATISTA, Girlenis da Silva SOUZA, Rita de Cácia Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Concepções .Educação Infantil Formação docente |
topic |
Concepções .Educação Infantil Formação docente |
description |
Este artigo visa refletir sobre a prática educativa vivenciada diariamente no contexto da formação de professoras na educação infantil e das concepções sobre o cuidar e educar, pois se acredita que elas contribuem para entender as especificidades do ser professor e sua atuação docente. E foi a partir desse pressuposto que surgiu o interesse das autoras em pesquisar a temática. Tendo como objetivo analisar as concepções dos docentes acerca da formação de professores de educação infantil e as relações e interfaces do cuidar e educar como perspectiva para a prática pedagógica na primeira fase do ensino fundamental. Neste estudo, foi realizada pesquisa bibliográfica fundamentada a partir de autores que discutem o tema proposto e, pesquisa de campo com a participação de quatro professoras da rede pública de ensino no município de São Sebastião- AL, através de entrevista semiestruturada e um questionário contendo oito questões. Os resultados nos mostraram que as professoras compreendem que, o papel da educação infantil é bem claro: educar e cuidar. Em relação às práticas pedagógicas a pesquisa nos mostrou a necessidade de formação continuada que possa dar suporte às demandas que o cotidiano escolar apresenta. Concluímos então, que as concepções e práticas de professores precisam ser redimensionadas e que a formação docente é um caminho que, embora pareça óbvio, ainda está distante do seu dever. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/135 |
url |
https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/135 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/135/125 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Girlenis da Silva BATISTA, Rita de Cácia Santos SOUZA https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Girlenis da Silva BATISTA, Rita de Cácia Santos SOUZA https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVEXT - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL; v. 2 n. 1 (2017): Revext - Revista de Extensão da UNEAL; 223-239 2675-3979 2447-2751 reponame:REVext (Online) instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
REVext (Online) |
collection |
REVext (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
REVext (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revext@uneal.edu.br |
_version_ |
1764933259062411264 |