A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BATISTA, Girlenis da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: SOUZA, Rita de Cácia Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVext (Online)
Texto Completo: https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/135
Resumo: Este artigo visa refletir sobre a prática educativa vivenciada diariamente no contexto da formação de professoras na educação infantil e das concepções sobre o cuidar e educar, pois se acredita que elas contribuem para entender as especificidades do ser professor e sua atuação docente. E foi a partir desse pressuposto que surgiu o interesse das autoras em pesquisar a temática. Tendo como objetivo analisar as concepções dos docentes acerca da formação de professores de educação infantil e as relações e interfaces do cuidar e educar como perspectiva para a prática pedagógica na primeira fase do ensino fundamental. Neste estudo, foi realizada pesquisa bibliográfica fundamentada a partir de autores que discutem o tema proposto e, pesquisa de campo com a participação de quatro professoras da rede pública de ensino no município de São Sebastião- AL, através de entrevista semiestruturada e um questionário contendo oito questões. Os resultados nos mostraram que as professoras compreendem que, o papel da educação infantil é bem claro: educar e cuidar. Em relação às práticas pedagógicas a pesquisa nos mostrou a necessidade de formação continuada que possa dar suporte às demandas que o cotidiano escolar apresenta. Concluímos então, que as concepções e práticas de professores precisam ser redimensionadas e que a formação docente é um caminho que, embora pareça óbvio, ainda está distante do seu dever.
id UNEAL-3_a4f9900fca94bb10f742981c574cb468
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/135
network_acronym_str UNEAL-3
network_name_str REVext (Online)
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICASConcepções.Educação InfantilFormação docenteEste artigo visa refletir sobre a prática educativa vivenciada diariamente no contexto da formação de professoras na educação infantil e das concepções sobre o cuidar e educar, pois se acredita que elas contribuem para entender as especificidades do ser professor e sua atuação docente. E foi a partir desse pressuposto que surgiu o interesse das autoras em pesquisar a temática. Tendo como objetivo analisar as concepções dos docentes acerca da formação de professores de educação infantil e as relações e interfaces do cuidar e educar como perspectiva para a prática pedagógica na primeira fase do ensino fundamental. Neste estudo, foi realizada pesquisa bibliográfica fundamentada a partir de autores que discutem o tema proposto e, pesquisa de campo com a participação de quatro professoras da rede pública de ensino no município de São Sebastião- AL, através de entrevista semiestruturada e um questionário contendo oito questões. Os resultados nos mostraram que as professoras compreendem que, o papel da educação infantil é bem claro: educar e cuidar. Em relação às práticas pedagógicas a pesquisa nos mostrou a necessidade de formação continuada que possa dar suporte às demandas que o cotidiano escolar apresenta. Concluímos então, que as concepções e práticas de professores precisam ser redimensionadas e que a formação docente é um caminho que, embora pareça óbvio, ainda está distante do seu dever.Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal2017-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/135REVEXT - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL; v. 2 n. 1 (2017): Revext - Revista de Extensão da UNEAL; 223-2392675-39792447-2751reponame:REVext (Online)instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/135/125Copyright (c) 2017 Girlenis da Silva BATISTA, Rita de Cácia Santos SOUZAhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBATISTA, Girlenis da Silva SOUZA, Rita de Cácia Santos 2021-10-25T18:04:08Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/135Revistahttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revextPUBhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/oairevext@uneal.edu.br2675-39792447-2751opendoar:2021-10-25T18:04:08REVext (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
title A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
spellingShingle A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
BATISTA, Girlenis da Silva
Concepções
.Educação Infantil
Formação docente
title_short A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
title_full A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
title_fullStr A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
title_sort A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
author BATISTA, Girlenis da Silva
author_facet BATISTA, Girlenis da Silva
SOUZA, Rita de Cácia Santos
author_role author
author2 SOUZA, Rita de Cácia Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BATISTA, Girlenis da Silva
SOUZA, Rita de Cácia Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Concepções
.Educação Infantil
Formação docente
topic Concepções
.Educação Infantil
Formação docente
description Este artigo visa refletir sobre a prática educativa vivenciada diariamente no contexto da formação de professoras na educação infantil e das concepções sobre o cuidar e educar, pois se acredita que elas contribuem para entender as especificidades do ser professor e sua atuação docente. E foi a partir desse pressuposto que surgiu o interesse das autoras em pesquisar a temática. Tendo como objetivo analisar as concepções dos docentes acerca da formação de professores de educação infantil e as relações e interfaces do cuidar e educar como perspectiva para a prática pedagógica na primeira fase do ensino fundamental. Neste estudo, foi realizada pesquisa bibliográfica fundamentada a partir de autores que discutem o tema proposto e, pesquisa de campo com a participação de quatro professoras da rede pública de ensino no município de São Sebastião- AL, através de entrevista semiestruturada e um questionário contendo oito questões. Os resultados nos mostraram que as professoras compreendem que, o papel da educação infantil é bem claro: educar e cuidar. Em relação às práticas pedagógicas a pesquisa nos mostrou a necessidade de formação continuada que possa dar suporte às demandas que o cotidiano escolar apresenta. Concluímos então, que as concepções e práticas de professores precisam ser redimensionadas e que a formação docente é um caminho que, embora pareça óbvio, ainda está distante do seu dever.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/135
url https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/135/125
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Girlenis da Silva BATISTA, Rita de Cácia Santos SOUZA
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Girlenis da Silva BATISTA, Rita de Cácia Santos SOUZA
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv REVEXT - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL; v. 2 n. 1 (2017): Revext - Revista de Extensão da UNEAL; 223-239
2675-3979
2447-2751
reponame:REVext (Online)
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str REVext (Online)
collection REVext (Online)
repository.name.fl_str_mv REVext (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revext@uneal.edu.br
_version_ 1764933259062411264