A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: TENSÕES E POSSIBILIDADES DO PROFESSOR-REFLEXIVO E DO PROFESSOR-PESQUISADOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Corpoconsciência (Online) |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4154 |
Resumo: | O ensaio tem como objetivo abordar aspectos ligados à formação de professores de Educação Física, dialogando com tensões e possibilidades relacionadas ao professor-reflexivo, proposto por Donald Schön, e também com aquilo que Stenhouse expôs quanto ao professor-pesquisador. Nessas duas abordagens é possível identificar aspectos que possivelmente ampliariam qualitativamente tanto a formação como a atuação dos professores de Educação Física, exemplificadas, no texto, quanto às questões que envolvem a (complexa) discussão sobre saúde – para além de sua abordagem biomédica; novos entendimentos em relação ao esporte e suas práticas – considerando-se seus aspectos socioculturais; e também a inclusão do uso crítico, criativo e produtivo das mídias e tecnologias visualizando possibilidades pedagógicas – naquilo proposto pela mídia-educação. Espera-se, com isso, reforçar a ideia do professor como intelectual de suas práticas, com capacidade e autonomia para lidar com o conhecimento e com os desafios que cotidianamente são apresentados a esses profissionais da educação. |
id |
UFMS-4_0e5fc2118176b7f2e735f15f23277194 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4154 |
network_acronym_str |
UFMS-4 |
network_name_str |
Revista Corpoconsciência (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: TENSÕES E POSSIBILIDADES DO PROFESSOR-REFLEXIVO E DO PROFESSOR-PESQUISADORprofessor-reflexivoprofessor-pesquisadorformação de professoresEducação FísicaO ensaio tem como objetivo abordar aspectos ligados à formação de professores de Educação Física, dialogando com tensões e possibilidades relacionadas ao professor-reflexivo, proposto por Donald Schön, e também com aquilo que Stenhouse expôs quanto ao professor-pesquisador. Nessas duas abordagens é possível identificar aspectos que possivelmente ampliariam qualitativamente tanto a formação como a atuação dos professores de Educação Física, exemplificadas, no texto, quanto às questões que envolvem a (complexa) discussão sobre saúde – para além de sua abordagem biomédica; novos entendimentos em relação ao esporte e suas práticas – considerando-se seus aspectos socioculturais; e também a inclusão do uso crítico, criativo e produtivo das mídias e tecnologias visualizando possibilidades pedagógicas – naquilo proposto pela mídia-educação. Espera-se, com isso, reforçar a ideia do professor como intelectual de suas práticas, com capacidade e autonomia para lidar com o conhecimento e com os desafios que cotidianamente são apresentados a esses profissionais da educação.Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso2016-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4154Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 20, nº1, jan./abr., 2016; 109-1232178-5945reponame:Revista Corpoconsciência (Online)instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMSporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4154/2930Copyright (c) 2016 Revista Corpoconsciênciainfo:eu-repo/semantics/openAccessMezzaroba, Cristiano2017-03-15T20:59:42Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4154Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconscienciaPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/oai||ecmmoreira@uol.com.br2178-59451517-6096opendoar:2017-03-15T20:59:42Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: TENSÕES E POSSIBILIDADES DO PROFESSOR-REFLEXIVO E DO PROFESSOR-PESQUISADOR |
title |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: TENSÕES E POSSIBILIDADES DO PROFESSOR-REFLEXIVO E DO PROFESSOR-PESQUISADOR |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: TENSÕES E POSSIBILIDADES DO PROFESSOR-REFLEXIVO E DO PROFESSOR-PESQUISADOR Mezzaroba, Cristiano professor-reflexivo professor-pesquisador formação de professores Educação Física |
title_short |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: TENSÕES E POSSIBILIDADES DO PROFESSOR-REFLEXIVO E DO PROFESSOR-PESQUISADOR |
title_full |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: TENSÕES E POSSIBILIDADES DO PROFESSOR-REFLEXIVO E DO PROFESSOR-PESQUISADOR |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: TENSÕES E POSSIBILIDADES DO PROFESSOR-REFLEXIVO E DO PROFESSOR-PESQUISADOR |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: TENSÕES E POSSIBILIDADES DO PROFESSOR-REFLEXIVO E DO PROFESSOR-PESQUISADOR |
title_sort |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: TENSÕES E POSSIBILIDADES DO PROFESSOR-REFLEXIVO E DO PROFESSOR-PESQUISADOR |
author |
Mezzaroba, Cristiano |
author_facet |
Mezzaroba, Cristiano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mezzaroba, Cristiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
professor-reflexivo professor-pesquisador formação de professores Educação Física |
topic |
professor-reflexivo professor-pesquisador formação de professores Educação Física |
description |
O ensaio tem como objetivo abordar aspectos ligados à formação de professores de Educação Física, dialogando com tensões e possibilidades relacionadas ao professor-reflexivo, proposto por Donald Schön, e também com aquilo que Stenhouse expôs quanto ao professor-pesquisador. Nessas duas abordagens é possível identificar aspectos que possivelmente ampliariam qualitativamente tanto a formação como a atuação dos professores de Educação Física, exemplificadas, no texto, quanto às questões que envolvem a (complexa) discussão sobre saúde – para além de sua abordagem biomédica; novos entendimentos em relação ao esporte e suas práticas – considerando-se seus aspectos socioculturais; e também a inclusão do uso crítico, criativo e produtivo das mídias e tecnologias visualizando possibilidades pedagógicas – naquilo proposto pela mídia-educação. Espera-se, com isso, reforçar a ideia do professor como intelectual de suas práticas, com capacidade e autonomia para lidar com o conhecimento e com os desafios que cotidianamente são apresentados a esses profissionais da educação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4154 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4154/2930 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Corpoconsciência info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Corpoconsciência |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 20, nº1, jan./abr., 2016; 109-123 2178-5945 reponame:Revista Corpoconsciência (Online) instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Revista Corpoconsciência (Online) |
collection |
Revista Corpoconsciência (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ecmmoreira@uol.com.br |
_version_ |
1798325458630082560 |