O JOGO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Corpoconsciência (Online) |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4390 |
Resumo: | A contribuição da Educação Física escolar na formação do cidadão exige a elaboração de novas propostas de ensino com estratégias que rompam com os modelos reducionistas. Estas novas propostas tendem a valorizar o jogo como estratégia pedagógica, entretanto, a Educação Física escolar ainda não explora o jogo em sua totalidade e complexidade. Assim, o objetivo deste relato é apresentar uma proposta metodológica para o ensino dos conteúdos da Educação Física em uma escola municipal de ensino infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental tendo o jogo como estratégia pedagógica. Esta proposta sistematizou os conteúdos em: jogo/luta, jogo/dança, jogo/ginástica e jogo/esporte. Cada conteúdo foi subdividido, formando uma rede, onde todos os jogos estão relacionados em níveis de dificuldade e níveis de estruturação. Esta proposta oportunizou ao educando a experiência de práticas inovadoras e lúdicas, criando nesta escola a cultura de elaboração de aulas diversificadas e na construção de uma metodologia eficaz. |
id |
UFMS-4_2d404c3e97b4f0f1ce73bce7a0fa00d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4390 |
network_acronym_str |
UFMS-4 |
network_name_str |
Revista Corpoconsciência (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O JOGO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL IJogoPedagogia do EsporteEducação Física EscolarA contribuição da Educação Física escolar na formação do cidadão exige a elaboração de novas propostas de ensino com estratégias que rompam com os modelos reducionistas. Estas novas propostas tendem a valorizar o jogo como estratégia pedagógica, entretanto, a Educação Física escolar ainda não explora o jogo em sua totalidade e complexidade. Assim, o objetivo deste relato é apresentar uma proposta metodológica para o ensino dos conteúdos da Educação Física em uma escola municipal de ensino infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental tendo o jogo como estratégia pedagógica. Esta proposta sistematizou os conteúdos em: jogo/luta, jogo/dança, jogo/ginástica e jogo/esporte. Cada conteúdo foi subdividido, formando uma rede, onde todos os jogos estão relacionados em níveis de dificuldade e níveis de estruturação. Esta proposta oportunizou ao educando a experiência de práticas inovadoras e lúdicas, criando nesta escola a cultura de elaboração de aulas diversificadas e na construção de uma metodologia eficaz. Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso2017-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4390Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 20, nº3, set./dez, 2016; 1-82178-5945reponame:Revista Corpoconsciência (Online)instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMSporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4390/3040Copyright (c) 2017 Revista Corpoconsciênciainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Marcos Paulo Vaz de CamposFarias, Gelcemar OliveiraCirino, CarolinaScaglia, Alcides José2017-03-15T20:57:46Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4390Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconscienciaPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/oai||ecmmoreira@uol.com.br2178-59451517-6096opendoar:2017-03-15T20:57:46Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O JOGO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
title |
O JOGO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
spellingShingle |
O JOGO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I Pereira, Marcos Paulo Vaz de Campos Jogo Pedagogia do Esporte Educação Física Escolar |
title_short |
O JOGO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
title_full |
O JOGO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
title_fullStr |
O JOGO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
title_full_unstemmed |
O JOGO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
title_sort |
O JOGO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
author |
Pereira, Marcos Paulo Vaz de Campos |
author_facet |
Pereira, Marcos Paulo Vaz de Campos Farias, Gelcemar Oliveira Cirino, Carolina Scaglia, Alcides José |
author_role |
author |
author2 |
Farias, Gelcemar Oliveira Cirino, Carolina Scaglia, Alcides José |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Marcos Paulo Vaz de Campos Farias, Gelcemar Oliveira Cirino, Carolina Scaglia, Alcides José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogo Pedagogia do Esporte Educação Física Escolar |
topic |
Jogo Pedagogia do Esporte Educação Física Escolar |
description |
A contribuição da Educação Física escolar na formação do cidadão exige a elaboração de novas propostas de ensino com estratégias que rompam com os modelos reducionistas. Estas novas propostas tendem a valorizar o jogo como estratégia pedagógica, entretanto, a Educação Física escolar ainda não explora o jogo em sua totalidade e complexidade. Assim, o objetivo deste relato é apresentar uma proposta metodológica para o ensino dos conteúdos da Educação Física em uma escola municipal de ensino infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental tendo o jogo como estratégia pedagógica. Esta proposta sistematizou os conteúdos em: jogo/luta, jogo/dança, jogo/ginástica e jogo/esporte. Cada conteúdo foi subdividido, formando uma rede, onde todos os jogos estão relacionados em níveis de dificuldade e níveis de estruturação. Esta proposta oportunizou ao educando a experiência de práticas inovadoras e lúdicas, criando nesta escola a cultura de elaboração de aulas diversificadas e na construção de uma metodologia eficaz. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4390 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4390 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4390/3040 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Corpoconsciência info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Corpoconsciência |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 20, nº3, set./dez, 2016; 1-8 2178-5945 reponame:Revista Corpoconsciência (Online) instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Revista Corpoconsciência (Online) |
collection |
Revista Corpoconsciência (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ecmmoreira@uol.com.br |
_version_ |
1798325459260276736 |