O JOGO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Marcos Paulo Vaz de Campos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Farias, Gelcemar Oliveira, Cirino, Carolina, Scaglia, Alcides José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Corpoconsciência (Online)
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4390
Resumo: A contribuição da Educação Física escolar na formação do cidadão exige a elaboração de novas propostas de ensino com estratégias que rompam com os modelos reducionistas. Estas novas propostas tendem a valorizar o jogo como estratégia pedagógica, entretanto, a Educação Física escolar ainda não explora o jogo em sua totalidade e complexidade. Assim, o objetivo deste relato é apresentar uma proposta metodológica para o ensino dos conteúdos da Educação Física em uma escola municipal de ensino infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental tendo o jogo como estratégia pedagógica. Esta proposta sistematizou os conteúdos em: jogo/luta, jogo/dança, jogo/ginástica e jogo/esporte. Cada conteúdo foi subdividido, formando uma rede, onde todos os jogos estão relacionados em níveis de dificuldade e níveis de estruturação. Esta proposta oportunizou ao educando a experiência de práticas inovadoras e lúdicas, criando nesta escola a cultura de elaboração de aulas diversificadas e na construção de uma metodologia eficaz. 
id UFMS-4_2d404c3e97b4f0f1ce73bce7a0fa00d7
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4390
network_acronym_str UFMS-4
network_name_str Revista Corpoconsciência (Online)
repository_id_str
spelling O JOGO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL IJogoPedagogia do EsporteEducação Física EscolarA contribuição da Educação Física escolar na formação do cidadão exige a elaboração de novas propostas de ensino com estratégias que rompam com os modelos reducionistas. Estas novas propostas tendem a valorizar o jogo como estratégia pedagógica, entretanto, a Educação Física escolar ainda não explora o jogo em sua totalidade e complexidade. Assim, o objetivo deste relato é apresentar uma proposta metodológica para o ensino dos conteúdos da Educação Física em uma escola municipal de ensino infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental tendo o jogo como estratégia pedagógica. Esta proposta sistematizou os conteúdos em: jogo/luta, jogo/dança, jogo/ginástica e jogo/esporte. Cada conteúdo foi subdividido, formando uma rede, onde todos os jogos estão relacionados em níveis de dificuldade e níveis de estruturação. Esta proposta oportunizou ao educando a experiência de práticas inovadoras e lúdicas, criando nesta escola a cultura de elaboração de aulas diversificadas e na construção de uma metodologia eficaz. Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso2017-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4390Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 20, nº3, set./dez, 2016; 1-82178-5945reponame:Revista Corpoconsciência (Online)instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMSporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4390/3040Copyright (c) 2017 Revista Corpoconsciênciainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Marcos Paulo Vaz de CamposFarias, Gelcemar OliveiraCirino, CarolinaScaglia, Alcides José2017-03-15T20:57:46Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4390Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconscienciaPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/oai||ecmmoreira@uol.com.br2178-59451517-6096opendoar:2017-03-15T20:57:46Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv O JOGO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
title O JOGO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
spellingShingle O JOGO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Pereira, Marcos Paulo Vaz de Campos
Jogo
Pedagogia do Esporte
Educação Física Escolar
title_short O JOGO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
title_full O JOGO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
title_fullStr O JOGO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
title_full_unstemmed O JOGO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
title_sort O JOGO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
author Pereira, Marcos Paulo Vaz de Campos
author_facet Pereira, Marcos Paulo Vaz de Campos
Farias, Gelcemar Oliveira
Cirino, Carolina
Scaglia, Alcides José
author_role author
author2 Farias, Gelcemar Oliveira
Cirino, Carolina
Scaglia, Alcides José
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Marcos Paulo Vaz de Campos
Farias, Gelcemar Oliveira
Cirino, Carolina
Scaglia, Alcides José
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo
Pedagogia do Esporte
Educação Física Escolar
topic Jogo
Pedagogia do Esporte
Educação Física Escolar
description A contribuição da Educação Física escolar na formação do cidadão exige a elaboração de novas propostas de ensino com estratégias que rompam com os modelos reducionistas. Estas novas propostas tendem a valorizar o jogo como estratégia pedagógica, entretanto, a Educação Física escolar ainda não explora o jogo em sua totalidade e complexidade. Assim, o objetivo deste relato é apresentar uma proposta metodológica para o ensino dos conteúdos da Educação Física em uma escola municipal de ensino infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental tendo o jogo como estratégia pedagógica. Esta proposta sistematizou os conteúdos em: jogo/luta, jogo/dança, jogo/ginástica e jogo/esporte. Cada conteúdo foi subdividido, formando uma rede, onde todos os jogos estão relacionados em níveis de dificuldade e níveis de estruturação. Esta proposta oportunizou ao educando a experiência de práticas inovadoras e lúdicas, criando nesta escola a cultura de elaboração de aulas diversificadas e na construção de uma metodologia eficaz. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4390
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4390/3040
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Corpoconsciência
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Corpoconsciência
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 20, nº3, set./dez, 2016; 1-8
2178-5945
reponame:Revista Corpoconsciência (Online)
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Revista Corpoconsciência (Online)
collection Revista Corpoconsciência (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||ecmmoreira@uol.com.br
_version_ 1798325459260276736