O elemento lúdico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trevisan, Karina
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Romera, Liana Abrão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Corpoconsciência (Online)
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3522
Resumo: Este artigo apresenta uma reflexão teórica que contribui com o desenvolvimento da pesquisa intitulada “A questão do lúdico: um estudo de caso no Projeto Escola Integral em Andradas-MG”. O objetivo deste estudo foi ressaltar a importância dos elementos lúdicos e suas formas de manifestação por meio dos jogos, brinquedos e brincadeiras. Primeiramente, procurou-se esclarecer as possibilidades do elemento lúdico no jogo, pois nem todo jogo possui características lúdicas, uma vez que depende da finalidade buscada. Posteriormente, apresentaram-se as formas mais claras de se identificar o lúdico, ou seja, a brincadeira e o brinquedo, porque esses representam um dos principais fundamentos das atividades lúdicas, a diversão. Finalizando, buscou-se salientar a importância do lúdico na escola, bem como os seus benefícios. Diante dos argumentos apresentados, foi possível entender que as atividades lúdicas são fundamentais para o desenvolvimento humano; sendo assim, é grande a importância do trabalho com os elementos lúdicos e a necessidade de compreensão do lúdico como um fenômeno existencial, que pode estar presente em diversos momentos do cotidiano.
id UFMS-4_43ec33892e0f2ea7ccad2f7580a20eed
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3522
network_acronym_str UFMS-4
network_name_str Revista Corpoconsciência (Online)
repository_id_str
spelling O elemento lúdicoLúdico. Criança. Escola.Este artigo apresenta uma reflexão teórica que contribui com o desenvolvimento da pesquisa intitulada “A questão do lúdico: um estudo de caso no Projeto Escola Integral em Andradas-MG”. O objetivo deste estudo foi ressaltar a importância dos elementos lúdicos e suas formas de manifestação por meio dos jogos, brinquedos e brincadeiras. Primeiramente, procurou-se esclarecer as possibilidades do elemento lúdico no jogo, pois nem todo jogo possui características lúdicas, uma vez que depende da finalidade buscada. Posteriormente, apresentaram-se as formas mais claras de se identificar o lúdico, ou seja, a brincadeira e o brinquedo, porque esses representam um dos principais fundamentos das atividades lúdicas, a diversão. Finalizando, buscou-se salientar a importância do lúdico na escola, bem como os seus benefícios. Diante dos argumentos apresentados, foi possível entender que as atividades lúdicas são fundamentais para o desenvolvimento humano; sendo assim, é grande a importância do trabalho com os elementos lúdicos e a necessidade de compreensão do lúdico como um fenômeno existencial, que pode estar presente em diversos momentos do cotidiano.Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso2011-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3522Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 14, nº2, jul./dez., 2010; 21-302178-5945reponame:Revista Corpoconsciência (Online)instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMSporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3522/2465Trevisan, KarinaRomera, Liana Abrãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-15T21:11:21Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3522Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconscienciaPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/oai||ecmmoreira@uol.com.br2178-59451517-6096opendoar:2017-03-15T21:11:21Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv O elemento lúdico
title O elemento lúdico
spellingShingle O elemento lúdico
Trevisan, Karina
Lúdico. Criança. Escola.
title_short O elemento lúdico
title_full O elemento lúdico
title_fullStr O elemento lúdico
title_full_unstemmed O elemento lúdico
title_sort O elemento lúdico
author Trevisan, Karina
author_facet Trevisan, Karina
Romera, Liana Abrão
author_role author
author2 Romera, Liana Abrão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trevisan, Karina
Romera, Liana Abrão
dc.subject.por.fl_str_mv Lúdico. Criança. Escola.
topic Lúdico. Criança. Escola.
description Este artigo apresenta uma reflexão teórica que contribui com o desenvolvimento da pesquisa intitulada “A questão do lúdico: um estudo de caso no Projeto Escola Integral em Andradas-MG”. O objetivo deste estudo foi ressaltar a importância dos elementos lúdicos e suas formas de manifestação por meio dos jogos, brinquedos e brincadeiras. Primeiramente, procurou-se esclarecer as possibilidades do elemento lúdico no jogo, pois nem todo jogo possui características lúdicas, uma vez que depende da finalidade buscada. Posteriormente, apresentaram-se as formas mais claras de se identificar o lúdico, ou seja, a brincadeira e o brinquedo, porque esses representam um dos principais fundamentos das atividades lúdicas, a diversão. Finalizando, buscou-se salientar a importância do lúdico na escola, bem como os seus benefícios. Diante dos argumentos apresentados, foi possível entender que as atividades lúdicas são fundamentais para o desenvolvimento humano; sendo assim, é grande a importância do trabalho com os elementos lúdicos e a necessidade de compreensão do lúdico como um fenômeno existencial, que pode estar presente em diversos momentos do cotidiano.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3522
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3522/2465
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 14, nº2, jul./dez., 2010; 21-30
2178-5945
reponame:Revista Corpoconsciência (Online)
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Revista Corpoconsciência (Online)
collection Revista Corpoconsciência (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||ecmmoreira@uol.com.br
_version_ 1798325459186876416