Possibilidades lúdicas nos Anos Iniciais em relatos de exercício da docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Winnie de Lima
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196489
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_404ac67b9cfc05d07436c47d8451fcb5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196489
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Possibilidades lúdicas nos Anos Iniciais em relatos de exercício da docênciaLudicidadeCriançaEscolaExercício da DocênciaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Esta pesquisa mostra a importância de se trabalhar com a ludicidade nos anos iniciais, enfatizando assim o quanto as crianças que estudam nas escolas tem o direito de aprender brincando, não ficando essa questão do “brincar” apenas na educação infantil, pois brincar é fundamental no processo do desenvolvimento. Assim, o objetivo geral deste trabalho é: compreender como a ludicidade pode ser trabalhada na metodologia utilizada nos anos iniciais. E como objetivos específicos: aprofundar os conhecimentos sobre o significado de ludicidade e verificar como a ludicidade se manifesta nas práticas docentes de estudantes da pedagogia, a partir de uma amostragem de relatórios do exercício da docência. Dessa forma, para desenvolver esse estudo, optamos por uma pesquisa de cunho qualitativo, tendo como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e estudo de caso, descrevendo e analisando algumas atividades que foram feitas pelas estudantes do curso de Pedagogia durante o exercício da docência em escola da rede pública no município de Florianópolis. Durante o trabalho, levantamos muitas perguntas sobre como trabalhar com a ludicidade nos anos iniciais e mostramos que é possível sim trabalhar com o lúdico com essas crianças, por meio de exemplos extraídos do exercício da docência das estudantes do curso de pedagogia. Essa pesquisa mostrou o quanto é importante trabalhar de maneira lúdica nos anos iniciais contribuindo para aprendizagens mais envolventes e significativas nesse processo.Florianópolis, SCAguiar, Maria Aparecida Lapa deUniversidade Federal de Santa CatarinaRodrigues, Winnie de Lima2019-06-03T14:03:12Z2019-06-03T14:03:12Z2014-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis37 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196489porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-03T14:03:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196489Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-06-03T14:03:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Possibilidades lúdicas nos Anos Iniciais em relatos de exercício da docência
title Possibilidades lúdicas nos Anos Iniciais em relatos de exercício da docência
spellingShingle Possibilidades lúdicas nos Anos Iniciais em relatos de exercício da docência
Rodrigues, Winnie de Lima
Ludicidade
Criança
Escola
Exercício da Docência
title_short Possibilidades lúdicas nos Anos Iniciais em relatos de exercício da docência
title_full Possibilidades lúdicas nos Anos Iniciais em relatos de exercício da docência
title_fullStr Possibilidades lúdicas nos Anos Iniciais em relatos de exercício da docência
title_full_unstemmed Possibilidades lúdicas nos Anos Iniciais em relatos de exercício da docência
title_sort Possibilidades lúdicas nos Anos Iniciais em relatos de exercício da docência
author Rodrigues, Winnie de Lima
author_facet Rodrigues, Winnie de Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aguiar, Maria Aparecida Lapa de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Winnie de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Ludicidade
Criança
Escola
Exercício da Docência
topic Ludicidade
Criança
Escola
Exercício da Docência
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-21
2019-06-03T14:03:12Z
2019-06-03T14:03:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196489
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 37 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652217848168448