EDUCAÇÃO FÍSICA, PIBID E DIDÁTICA: CENAS DE UM POSSÍVEL CASAMENTO FELIZ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Corpoconsciência (Online) |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5014 |
Resumo: | Oferece reflexões acerca da didática da Educação Física, buscando analisar possíveis contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no (re)pensar dessa temática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, pautada por entrevistas semiestruturadas, desenvolvidas com ex-pibidianos do curso de Educação Física da UFSJ. A partir de análise de conteúdo, percebemos que os resultados apontam para a racionalidade na ação formativa em um viés dinâmico e colaborativo de organização e de ação didático-pedagógica. Destaca-se a importância do PIBID na inserção dos ainda discentes no cotidiano das escolas, sendo ofertado um processo de ensino-aprendizagem em que o saber didático não se constrói somente a partir da aquisição teórica, mas pela vivência da práxis educativa por meio da articulação dos saberes de ensino aos saberes da prática. |
id |
UFMS-4_55aeec3a641b656b92c30a8c2e1c2174 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/5014 |
network_acronym_str |
UFMS-4 |
network_name_str |
Revista Corpoconsciência (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO FÍSICA, PIBID E DIDÁTICA: CENAS DE UM POSSÍVEL CASAMENTO FELIZEducação FísicadidáticaPibid.Oferece reflexões acerca da didática da Educação Física, buscando analisar possíveis contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no (re)pensar dessa temática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, pautada por entrevistas semiestruturadas, desenvolvidas com ex-pibidianos do curso de Educação Física da UFSJ. A partir de análise de conteúdo, percebemos que os resultados apontam para a racionalidade na ação formativa em um viés dinâmico e colaborativo de organização e de ação didático-pedagógica. Destaca-se a importância do PIBID na inserção dos ainda discentes no cotidiano das escolas, sendo ofertado um processo de ensino-aprendizagem em que o saber didático não se constrói somente a partir da aquisição teórica, mas pela vivência da práxis educativa por meio da articulação dos saberes de ensino aos saberes da prática.Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso2017-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5014Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 21, nº2, mai./ago., 2017; 15-242178-5945reponame:Revista Corpoconsciência (Online)instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMSporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5014/3391Copyright (c) 2017 Revista Corpoconsciênciainfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Galdino Rodrigues deRizutti, Elaine Valéria2017-08-02T09:02:56Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/5014Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconscienciaPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/oai||ecmmoreira@uol.com.br2178-59451517-6096opendoar:2017-08-02T09:02:56Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO FÍSICA, PIBID E DIDÁTICA: CENAS DE UM POSSÍVEL CASAMENTO FELIZ |
title |
EDUCAÇÃO FÍSICA, PIBID E DIDÁTICA: CENAS DE UM POSSÍVEL CASAMENTO FELIZ |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO FÍSICA, PIBID E DIDÁTICA: CENAS DE UM POSSÍVEL CASAMENTO FELIZ Sousa, Galdino Rodrigues de Educação Física didática Pibid. |
title_short |
EDUCAÇÃO FÍSICA, PIBID E DIDÁTICA: CENAS DE UM POSSÍVEL CASAMENTO FELIZ |
title_full |
EDUCAÇÃO FÍSICA, PIBID E DIDÁTICA: CENAS DE UM POSSÍVEL CASAMENTO FELIZ |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO FÍSICA, PIBID E DIDÁTICA: CENAS DE UM POSSÍVEL CASAMENTO FELIZ |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO FÍSICA, PIBID E DIDÁTICA: CENAS DE UM POSSÍVEL CASAMENTO FELIZ |
title_sort |
EDUCAÇÃO FÍSICA, PIBID E DIDÁTICA: CENAS DE UM POSSÍVEL CASAMENTO FELIZ |
author |
Sousa, Galdino Rodrigues de |
author_facet |
Sousa, Galdino Rodrigues de Rizutti, Elaine Valéria |
author_role |
author |
author2 |
Rizutti, Elaine Valéria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Galdino Rodrigues de Rizutti, Elaine Valéria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física didática Pibid. |
topic |
Educação Física didática Pibid. |
description |
Oferece reflexões acerca da didática da Educação Física, buscando analisar possíveis contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no (re)pensar dessa temática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, pautada por entrevistas semiestruturadas, desenvolvidas com ex-pibidianos do curso de Educação Física da UFSJ. A partir de análise de conteúdo, percebemos que os resultados apontam para a racionalidade na ação formativa em um viés dinâmico e colaborativo de organização e de ação didático-pedagógica. Destaca-se a importância do PIBID na inserção dos ainda discentes no cotidiano das escolas, sendo ofertado um processo de ensino-aprendizagem em que o saber didático não se constrói somente a partir da aquisição teórica, mas pela vivência da práxis educativa por meio da articulação dos saberes de ensino aos saberes da prática. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5014 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5014/3391 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Corpoconsciência info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Corpoconsciência |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 21, nº2, mai./ago., 2017; 15-24 2178-5945 reponame:Revista Corpoconsciência (Online) instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Revista Corpoconsciência (Online) |
collection |
Revista Corpoconsciência (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ecmmoreira@uol.com.br |
_version_ |
1798325459921928192 |