EDUCAÇÃO FÍSICA, PIBID E DIDÁTICA: CENAS DE UM POSSÍVEL CASAMENTO FELIZ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Galdino Rodrigues de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rizutti, Elaine Valéria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Corpoconsciência (Online)
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5014
Resumo: Oferece reflexões acerca da didática da Educação Física, buscando analisar possíveis contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no (re)pensar dessa temática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, pautada por entrevistas semiestruturadas, desenvolvidas com ex-pibidianos do curso de Educação Física da UFSJ. A partir de análise de conteúdo, percebemos que os resultados apontam para a racionalidade na ação formativa em um viés dinâmico e colaborativo de organização e de ação didático-pedagógica. Destaca-se a importância do PIBID na inserção dos ainda discentes no cotidiano das escolas, sendo ofertado um processo de ensino-aprendizagem em que o saber didático não se constrói somente a partir da aquisição teórica, mas pela vivência da práxis educativa por meio da articulação dos saberes de ensino aos saberes da prática.
id UFMS-4_55aeec3a641b656b92c30a8c2e1c2174
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/5014
network_acronym_str UFMS-4
network_name_str Revista Corpoconsciência (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO FÍSICA, PIBID E DIDÁTICA: CENAS DE UM POSSÍVEL CASAMENTO FELIZEducação FísicadidáticaPibid.Oferece reflexões acerca da didática da Educação Física, buscando analisar possíveis contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no (re)pensar dessa temática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, pautada por entrevistas semiestruturadas, desenvolvidas com ex-pibidianos do curso de Educação Física da UFSJ. A partir de análise de conteúdo, percebemos que os resultados apontam para a racionalidade na ação formativa em um viés dinâmico e colaborativo de organização e de ação didático-pedagógica. Destaca-se a importância do PIBID na inserção dos ainda discentes no cotidiano das escolas, sendo ofertado um processo de ensino-aprendizagem em que o saber didático não se constrói somente a partir da aquisição teórica, mas pela vivência da práxis educativa por meio da articulação dos saberes de ensino aos saberes da prática.Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso2017-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5014Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 21, nº2, mai./ago., 2017; 15-242178-5945reponame:Revista Corpoconsciência (Online)instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMSporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5014/3391Copyright (c) 2017 Revista Corpoconsciênciainfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Galdino Rodrigues deRizutti, Elaine Valéria2017-08-02T09:02:56Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/5014Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconscienciaPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/oai||ecmmoreira@uol.com.br2178-59451517-6096opendoar:2017-08-02T09:02:56Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO FÍSICA, PIBID E DIDÁTICA: CENAS DE UM POSSÍVEL CASAMENTO FELIZ
title EDUCAÇÃO FÍSICA, PIBID E DIDÁTICA: CENAS DE UM POSSÍVEL CASAMENTO FELIZ
spellingShingle EDUCAÇÃO FÍSICA, PIBID E DIDÁTICA: CENAS DE UM POSSÍVEL CASAMENTO FELIZ
Sousa, Galdino Rodrigues de
Educação Física
didática
Pibid.
title_short EDUCAÇÃO FÍSICA, PIBID E DIDÁTICA: CENAS DE UM POSSÍVEL CASAMENTO FELIZ
title_full EDUCAÇÃO FÍSICA, PIBID E DIDÁTICA: CENAS DE UM POSSÍVEL CASAMENTO FELIZ
title_fullStr EDUCAÇÃO FÍSICA, PIBID E DIDÁTICA: CENAS DE UM POSSÍVEL CASAMENTO FELIZ
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO FÍSICA, PIBID E DIDÁTICA: CENAS DE UM POSSÍVEL CASAMENTO FELIZ
title_sort EDUCAÇÃO FÍSICA, PIBID E DIDÁTICA: CENAS DE UM POSSÍVEL CASAMENTO FELIZ
author Sousa, Galdino Rodrigues de
author_facet Sousa, Galdino Rodrigues de
Rizutti, Elaine Valéria
author_role author
author2 Rizutti, Elaine Valéria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Galdino Rodrigues de
Rizutti, Elaine Valéria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
didática
Pibid.
topic Educação Física
didática
Pibid.
description Oferece reflexões acerca da didática da Educação Física, buscando analisar possíveis contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no (re)pensar dessa temática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, pautada por entrevistas semiestruturadas, desenvolvidas com ex-pibidianos do curso de Educação Física da UFSJ. A partir de análise de conteúdo, percebemos que os resultados apontam para a racionalidade na ação formativa em um viés dinâmico e colaborativo de organização e de ação didático-pedagógica. Destaca-se a importância do PIBID na inserção dos ainda discentes no cotidiano das escolas, sendo ofertado um processo de ensino-aprendizagem em que o saber didático não se constrói somente a partir da aquisição teórica, mas pela vivência da práxis educativa por meio da articulação dos saberes de ensino aos saberes da prática.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5014
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5014/3391
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Corpoconsciência
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Corpoconsciência
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 21, nº2, mai./ago., 2017; 15-24
2178-5945
reponame:Revista Corpoconsciência (Online)
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Revista Corpoconsciência (Online)
collection Revista Corpoconsciência (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||ecmmoreira@uol.com.br
_version_ 1798325459921928192