CONCEPÇÕES DE SAÚDE DOS ESTUDANTES CONCLUINTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA: UMA LEITURA COM A HERMENÊUTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Corpoconsciência (Online) |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5578 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi refletir acerca das concepções de saúde dos alunos concluintes do curso de Licenciatura em Educação Física (EF) da Unochapecó. A pesquisa se caracterizou como sendo um estudo observacional, descritivo do tipo transversal. O grupo de colaboradores foi constituído por 28 estudantes concluintes do curso de Licenciatura em EF, e o instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário. Significativa parte dos colaboradores demonstrou uma compreensão sobre saúde vinculada a OMS. Destacaram a presença, mesmo indireta, da temática “concepções de saúde”, em diversas disciplinas do curso, especialmente na disciplina “EF, Saúde e Sociedade”. Apesar dos colaboradores reconhecerem a importância da discussão proposta, foi possível evidenciar vulnerabilidades conceituais. Concluímos afirmando sobre a importância da EF trabalhar elementos que ampliem a compreensão dos estudantes sobre saúde, sendo fundamental ampliar espaços de estudo e discussão sobre esta temática ao longo da formação inicial, especialmente no curso de Licenciatura. |
id |
UFMS-4_5b42bae15a32b285ed4f0f78db1f3556 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/5578 |
network_acronym_str |
UFMS-4 |
network_name_str |
Revista Corpoconsciência (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONCEPÇÕES DE SAÚDE DOS ESTUDANTES CONCLUINTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA: UMA LEITURA COM A HERMENÊUTICASaúdeEducação FísicaConcepçõesO objetivo desta pesquisa foi refletir acerca das concepções de saúde dos alunos concluintes do curso de Licenciatura em Educação Física (EF) da Unochapecó. A pesquisa se caracterizou como sendo um estudo observacional, descritivo do tipo transversal. O grupo de colaboradores foi constituído por 28 estudantes concluintes do curso de Licenciatura em EF, e o instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário. Significativa parte dos colaboradores demonstrou uma compreensão sobre saúde vinculada a OMS. Destacaram a presença, mesmo indireta, da temática “concepções de saúde”, em diversas disciplinas do curso, especialmente na disciplina “EF, Saúde e Sociedade”. Apesar dos colaboradores reconhecerem a importância da discussão proposta, foi possível evidenciar vulnerabilidades conceituais. Concluímos afirmando sobre a importância da EF trabalhar elementos que ampliem a compreensão dos estudantes sobre saúde, sendo fundamental ampliar espaços de estudo e discussão sobre esta temática ao longo da formação inicial, especialmente no curso de Licenciatura.Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5578Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 21, nº3, set./dez., 2017; 17-282178-5945reponame:Revista Corpoconsciência (Online)instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMSporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5578/3713Copyright (c) 2017 Revista Corpoconsciênciainfo:eu-repo/semantics/openAccessSignor, BibianeRech, Julia StangaRezer, Ricardo2017-12-01T07:11:25Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/5578Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconscienciaPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/oai||ecmmoreira@uol.com.br2178-59451517-6096opendoar:2017-12-01T07:11:25Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONCEPÇÕES DE SAÚDE DOS ESTUDANTES CONCLUINTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA: UMA LEITURA COM A HERMENÊUTICA |
title |
CONCEPÇÕES DE SAÚDE DOS ESTUDANTES CONCLUINTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA: UMA LEITURA COM A HERMENÊUTICA |
spellingShingle |
CONCEPÇÕES DE SAÚDE DOS ESTUDANTES CONCLUINTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA: UMA LEITURA COM A HERMENÊUTICA Signor, Bibiane Saúde Educação Física Concepções |
title_short |
CONCEPÇÕES DE SAÚDE DOS ESTUDANTES CONCLUINTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA: UMA LEITURA COM A HERMENÊUTICA |
title_full |
CONCEPÇÕES DE SAÚDE DOS ESTUDANTES CONCLUINTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA: UMA LEITURA COM A HERMENÊUTICA |
title_fullStr |
CONCEPÇÕES DE SAÚDE DOS ESTUDANTES CONCLUINTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA: UMA LEITURA COM A HERMENÊUTICA |
title_full_unstemmed |
CONCEPÇÕES DE SAÚDE DOS ESTUDANTES CONCLUINTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA: UMA LEITURA COM A HERMENÊUTICA |
title_sort |
CONCEPÇÕES DE SAÚDE DOS ESTUDANTES CONCLUINTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA: UMA LEITURA COM A HERMENÊUTICA |
author |
Signor, Bibiane |
author_facet |
Signor, Bibiane Rech, Julia Stanga Rezer, Ricardo |
author_role |
author |
author2 |
Rech, Julia Stanga Rezer, Ricardo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Signor, Bibiane Rech, Julia Stanga Rezer, Ricardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde Educação Física Concepções |
topic |
Saúde Educação Física Concepções |
description |
O objetivo desta pesquisa foi refletir acerca das concepções de saúde dos alunos concluintes do curso de Licenciatura em Educação Física (EF) da Unochapecó. A pesquisa se caracterizou como sendo um estudo observacional, descritivo do tipo transversal. O grupo de colaboradores foi constituído por 28 estudantes concluintes do curso de Licenciatura em EF, e o instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário. Significativa parte dos colaboradores demonstrou uma compreensão sobre saúde vinculada a OMS. Destacaram a presença, mesmo indireta, da temática “concepções de saúde”, em diversas disciplinas do curso, especialmente na disciplina “EF, Saúde e Sociedade”. Apesar dos colaboradores reconhecerem a importância da discussão proposta, foi possível evidenciar vulnerabilidades conceituais. Concluímos afirmando sobre a importância da EF trabalhar elementos que ampliem a compreensão dos estudantes sobre saúde, sendo fundamental ampliar espaços de estudo e discussão sobre esta temática ao longo da formação inicial, especialmente no curso de Licenciatura. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5578 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5578 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5578/3713 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Corpoconsciência info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Corpoconsciência |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 21, nº3, set./dez., 2017; 17-28 2178-5945 reponame:Revista Corpoconsciência (Online) instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Revista Corpoconsciência (Online) |
collection |
Revista Corpoconsciência (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ecmmoreira@uol.com.br |
_version_ |
1798325459938705408 |