CONCEPÇÕES DE SAÚDE DOS ESTUDANTES CONCLUINTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA: UMA LEITURA COM A HERMENÊUTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Signor, Bibiane
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rech, Julia Stanga, Rezer, Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Corpoconsciência (Online)
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5578
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi refletir acerca das concepções de saúde dos alunos concluintes do curso de Licenciatura em Educação Física (EF) da Unochapecó. A pesquisa se caracterizou como sendo um estudo observacional, descritivo do tipo transversal. O grupo de colaboradores foi constituído por 28 estudantes concluintes do curso de Licenciatura em EF, e o instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário. Significativa parte dos colaboradores demonstrou uma compreensão sobre saúde vinculada a OMS. Destacaram a presença, mesmo indireta, da temática “concepções de saúde”, em diversas disciplinas do curso, especialmente na disciplina “EF, Saúde e Sociedade”. Apesar dos colaboradores reconhecerem a importância da discussão proposta, foi possível evidenciar vulnerabilidades conceituais. Concluímos afirmando sobre a importância da EF trabalhar elementos que ampliem a compreensão dos estudantes sobre saúde, sendo fundamental ampliar espaços de estudo e discussão sobre esta temática ao longo da formação inicial, especialmente no curso de Licenciatura.
id UFMS-4_5b42bae15a32b285ed4f0f78db1f3556
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/5578
network_acronym_str UFMS-4
network_name_str Revista Corpoconsciência (Online)
repository_id_str
spelling CONCEPÇÕES DE SAÚDE DOS ESTUDANTES CONCLUINTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA: UMA LEITURA COM A HERMENÊUTICASaúdeEducação FísicaConcepçõesO objetivo desta pesquisa foi refletir acerca das concepções de saúde dos alunos concluintes do curso de Licenciatura em Educação Física (EF) da Unochapecó. A pesquisa se caracterizou como sendo um estudo observacional, descritivo do tipo transversal. O grupo de colaboradores foi constituído por 28 estudantes concluintes do curso de Licenciatura em EF, e o instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário. Significativa parte dos colaboradores demonstrou uma compreensão sobre saúde vinculada a OMS. Destacaram a presença, mesmo indireta, da temática “concepções de saúde”, em diversas disciplinas do curso, especialmente na disciplina “EF, Saúde e Sociedade”. Apesar dos colaboradores reconhecerem a importância da discussão proposta, foi possível evidenciar vulnerabilidades conceituais. Concluímos afirmando sobre a importância da EF trabalhar elementos que ampliem a compreensão dos estudantes sobre saúde, sendo fundamental ampliar espaços de estudo e discussão sobre esta temática ao longo da formação inicial, especialmente no curso de Licenciatura.Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5578Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 21, nº3, set./dez., 2017; 17-282178-5945reponame:Revista Corpoconsciência (Online)instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMSporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5578/3713Copyright (c) 2017 Revista Corpoconsciênciainfo:eu-repo/semantics/openAccessSignor, BibianeRech, Julia StangaRezer, Ricardo2017-12-01T07:11:25Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/5578Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconscienciaPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/oai||ecmmoreira@uol.com.br2178-59451517-6096opendoar:2017-12-01T07:11:25Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv CONCEPÇÕES DE SAÚDE DOS ESTUDANTES CONCLUINTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA: UMA LEITURA COM A HERMENÊUTICA
title CONCEPÇÕES DE SAÚDE DOS ESTUDANTES CONCLUINTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA: UMA LEITURA COM A HERMENÊUTICA
spellingShingle CONCEPÇÕES DE SAÚDE DOS ESTUDANTES CONCLUINTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA: UMA LEITURA COM A HERMENÊUTICA
Signor, Bibiane
Saúde
Educação Física
Concepções
title_short CONCEPÇÕES DE SAÚDE DOS ESTUDANTES CONCLUINTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA: UMA LEITURA COM A HERMENÊUTICA
title_full CONCEPÇÕES DE SAÚDE DOS ESTUDANTES CONCLUINTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA: UMA LEITURA COM A HERMENÊUTICA
title_fullStr CONCEPÇÕES DE SAÚDE DOS ESTUDANTES CONCLUINTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA: UMA LEITURA COM A HERMENÊUTICA
title_full_unstemmed CONCEPÇÕES DE SAÚDE DOS ESTUDANTES CONCLUINTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA: UMA LEITURA COM A HERMENÊUTICA
title_sort CONCEPÇÕES DE SAÚDE DOS ESTUDANTES CONCLUINTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA: UMA LEITURA COM A HERMENÊUTICA
author Signor, Bibiane
author_facet Signor, Bibiane
Rech, Julia Stanga
Rezer, Ricardo
author_role author
author2 Rech, Julia Stanga
Rezer, Ricardo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Signor, Bibiane
Rech, Julia Stanga
Rezer, Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde
Educação Física
Concepções
topic Saúde
Educação Física
Concepções
description O objetivo desta pesquisa foi refletir acerca das concepções de saúde dos alunos concluintes do curso de Licenciatura em Educação Física (EF) da Unochapecó. A pesquisa se caracterizou como sendo um estudo observacional, descritivo do tipo transversal. O grupo de colaboradores foi constituído por 28 estudantes concluintes do curso de Licenciatura em EF, e o instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário. Significativa parte dos colaboradores demonstrou uma compreensão sobre saúde vinculada a OMS. Destacaram a presença, mesmo indireta, da temática “concepções de saúde”, em diversas disciplinas do curso, especialmente na disciplina “EF, Saúde e Sociedade”. Apesar dos colaboradores reconhecerem a importância da discussão proposta, foi possível evidenciar vulnerabilidades conceituais. Concluímos afirmando sobre a importância da EF trabalhar elementos que ampliem a compreensão dos estudantes sobre saúde, sendo fundamental ampliar espaços de estudo e discussão sobre esta temática ao longo da formação inicial, especialmente no curso de Licenciatura.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5578
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5578/3713
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Corpoconsciência
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Corpoconsciência
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 21, nº3, set./dez., 2017; 17-28
2178-5945
reponame:Revista Corpoconsciência (Online)
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Revista Corpoconsciência (Online)
collection Revista Corpoconsciência (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||ecmmoreira@uol.com.br
_version_ 1798325459938705408