MOTIVAÇÃO DE ESTUDANTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE REVISÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Corpoconsciência (Online) |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4786 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo revisar os artigos originais sobre motivação de estudantes nas aulas de Educação Física publicados em periódicos científicos brasileiros desta área do conhecimento. O estudo se caracteriza como uma revisão sistemática, a qual utilizou as equações de pesquisa: motivação e aluno*, motivação e estudante*. O âmbito da pesquisa contemplou os periódicos brasileiros da Educação Física, classificados nos estratos A2 a B2 (WebQualis 2013 a 2016), adotando-se critérios de inclusão (estudantes brasileiros, Ensino Fundamental e Médio, artigos originais) e exclusão (modalidades de educação, atividades extracurriculares, artigos de revisão). Foram selecionados 10 artigos, publicados de 2000 a 2012 (estrato B1). Os principais resultados dos estudos sobre motivação nas aulas de Educação Física demonstraram que a maioria dos alunos gosta e sente-se satisfeita em participar das aulas desta disciplina. Contraditoriamente, o principal fator motivacional e desmotivacional nas aulas de Educação Física é a aprendizagem das modalidades esportivas. |
id |
UFMS-4_85ef5f206a8ac3ee0c30c6cf1b7d6e2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4786 |
network_acronym_str |
UFMS-4 |
network_name_str |
Revista Corpoconsciência (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MOTIVAÇÃO DE ESTUDANTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE REVISÃOMotivaçãoEducação FísicaAlunosO presente estudo teve como objetivo revisar os artigos originais sobre motivação de estudantes nas aulas de Educação Física publicados em periódicos científicos brasileiros desta área do conhecimento. O estudo se caracteriza como uma revisão sistemática, a qual utilizou as equações de pesquisa: motivação e aluno*, motivação e estudante*. O âmbito da pesquisa contemplou os periódicos brasileiros da Educação Física, classificados nos estratos A2 a B2 (WebQualis 2013 a 2016), adotando-se critérios de inclusão (estudantes brasileiros, Ensino Fundamental e Médio, artigos originais) e exclusão (modalidades de educação, atividades extracurriculares, artigos de revisão). Foram selecionados 10 artigos, publicados de 2000 a 2012 (estrato B1). Os principais resultados dos estudos sobre motivação nas aulas de Educação Física demonstraram que a maioria dos alunos gosta e sente-se satisfeita em participar das aulas desta disciplina. Contraditoriamente, o principal fator motivacional e desmotivacional nas aulas de Educação Física é a aprendizagem das modalidades esportivas.Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso2017-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4786Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 21, nº2, mai./ago., 2017; 67-792178-5945reponame:Revista Corpoconsciência (Online)instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMSporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4786/3561Copyright (c) 2017 Revista Corpoconsciênciainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Caroline HerzerMaciel, Larissa Fernanda PortoNascimento, Raquel Krapp doFolle, Alexandra2017-08-02T09:02:56Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4786Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconscienciaPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/oai||ecmmoreira@uol.com.br2178-59451517-6096opendoar:2017-08-02T09:02:56Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MOTIVAÇÃO DE ESTUDANTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE REVISÃO |
title |
MOTIVAÇÃO DE ESTUDANTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE REVISÃO |
spellingShingle |
MOTIVAÇÃO DE ESTUDANTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE REVISÃO Moreira, Caroline Herzer Motivação Educação Física Alunos |
title_short |
MOTIVAÇÃO DE ESTUDANTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE REVISÃO |
title_full |
MOTIVAÇÃO DE ESTUDANTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE REVISÃO |
title_fullStr |
MOTIVAÇÃO DE ESTUDANTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE REVISÃO |
title_full_unstemmed |
MOTIVAÇÃO DE ESTUDANTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE REVISÃO |
title_sort |
MOTIVAÇÃO DE ESTUDANTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE REVISÃO |
author |
Moreira, Caroline Herzer |
author_facet |
Moreira, Caroline Herzer Maciel, Larissa Fernanda Porto Nascimento, Raquel Krapp do Folle, Alexandra |
author_role |
author |
author2 |
Maciel, Larissa Fernanda Porto Nascimento, Raquel Krapp do Folle, Alexandra |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Caroline Herzer Maciel, Larissa Fernanda Porto Nascimento, Raquel Krapp do Folle, Alexandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação Educação Física Alunos |
topic |
Motivação Educação Física Alunos |
description |
O presente estudo teve como objetivo revisar os artigos originais sobre motivação de estudantes nas aulas de Educação Física publicados em periódicos científicos brasileiros desta área do conhecimento. O estudo se caracteriza como uma revisão sistemática, a qual utilizou as equações de pesquisa: motivação e aluno*, motivação e estudante*. O âmbito da pesquisa contemplou os periódicos brasileiros da Educação Física, classificados nos estratos A2 a B2 (WebQualis 2013 a 2016), adotando-se critérios de inclusão (estudantes brasileiros, Ensino Fundamental e Médio, artigos originais) e exclusão (modalidades de educação, atividades extracurriculares, artigos de revisão). Foram selecionados 10 artigos, publicados de 2000 a 2012 (estrato B1). Os principais resultados dos estudos sobre motivação nas aulas de Educação Física demonstraram que a maioria dos alunos gosta e sente-se satisfeita em participar das aulas desta disciplina. Contraditoriamente, o principal fator motivacional e desmotivacional nas aulas de Educação Física é a aprendizagem das modalidades esportivas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4786 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4786 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4786/3561 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Corpoconsciência info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Corpoconsciência |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 21, nº2, mai./ago., 2017; 67-79 2178-5945 reponame:Revista Corpoconsciência (Online) instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Revista Corpoconsciência (Online) |
collection |
Revista Corpoconsciência (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ecmmoreira@uol.com.br |
_version_ |
1798325459914588160 |