Avaliação do estado de hidratação de jogadores de basquetebol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kuaye, Laís
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Candido, Louisiana Parente, de Melo, Nathalia Stefani, Nacif, Marcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Corpoconsciência (Online)
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3485
Resumo: Introdução: Durante a atividade física, a demanda energética e produção de calor aumentam significativamente. O calor produzido é dissipado para o ambiente, sendo a evaporação o mecanismo mais eficiente. Caso a perda de líquidos pela evaporação não seja reposta pode-se ter quadro de desidratação, que pode ser agravado pela ingestão insuficiente de líquidos e pelo aumento da intensidade do exercício. Assim, uma hidratação adequada é importante antes, durante e após o exercício. Objetivo: Avaliar o estado de hidratação de atletas do sexo masculino de um time de basquetebol. Metodologia: Foram avaliados 15 atletas do sexo masculino de um time de basquetebol de um clube de São Paulo. Para a estimativa do estado de hidratação corporal foi utilizada a análise da coloração da urina, a avaliação da taxa de sudorese e a porcentagem de perda de peso corporal dos atletas.  Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética do Centro Universitário São Camilo. Resultados: O presente estudo não apresentou nenhum caso de perda de peso que caracterizasse um quadro de desidratação capaz de interferir no desempenho esportivo. A taxa de sudorese média encontrada no grupo foi de 10,2 + 2,8 ml/min e a média de coloração de urina foi de 3,52 + 0,8. Conclusão: Tais resultados demonstram a importância da implementação de um plano de hidratação adequado para estes atletas com o objetivo de manter sua saúde e desempenho esportivo.
id UFMS-4_91f3685bdbb2ca4864fd21f0d52b072c
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3485
network_acronym_str UFMS-4
network_name_str Revista Corpoconsciência (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação do estado de hidratação de jogadores de basquetebolBasquetebolTaxa de sudoreseColoração de urinaDesidratação Introdução: Durante a atividade física, a demanda energética e produção de calor aumentam significativamente. O calor produzido é dissipado para o ambiente, sendo a evaporação o mecanismo mais eficiente. Caso a perda de líquidos pela evaporação não seja reposta pode-se ter quadro de desidratação, que pode ser agravado pela ingestão insuficiente de líquidos e pelo aumento da intensidade do exercício. Assim, uma hidratação adequada é importante antes, durante e após o exercício. Objetivo: Avaliar o estado de hidratação de atletas do sexo masculino de um time de basquetebol. Metodologia: Foram avaliados 15 atletas do sexo masculino de um time de basquetebol de um clube de São Paulo. Para a estimativa do estado de hidratação corporal foi utilizada a análise da coloração da urina, a avaliação da taxa de sudorese e a porcentagem de perda de peso corporal dos atletas.  Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética do Centro Universitário São Camilo. Resultados: O presente estudo não apresentou nenhum caso de perda de peso que caracterizasse um quadro de desidratação capaz de interferir no desempenho esportivo. A taxa de sudorese média encontrada no grupo foi de 10,2 + 2,8 ml/min e a média de coloração de urina foi de 3,52 + 0,8. Conclusão: Tais resultados demonstram a importância da implementação de um plano de hidratação adequado para estes atletas com o objetivo de manter sua saúde e desempenho esportivo.Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso2010-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3485Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 12, nº1, jan./jun., 2008; 11-172178-5945reponame:Revista Corpoconsciência (Online)instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMSporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3485/2428Kuaye, LaísCandido, Louisiana Parentede Melo, Nathalia StefaniNacif, Marciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-15T21:09:42Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3485Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconscienciaPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/oai||ecmmoreira@uol.com.br2178-59451517-6096opendoar:2017-03-15T21:09:42Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do estado de hidratação de jogadores de basquetebol
title Avaliação do estado de hidratação de jogadores de basquetebol
spellingShingle Avaliação do estado de hidratação de jogadores de basquetebol
Kuaye, Laís
Basquetebol
Taxa de sudorese
Coloração de urina
Desidratação
title_short Avaliação do estado de hidratação de jogadores de basquetebol
title_full Avaliação do estado de hidratação de jogadores de basquetebol
title_fullStr Avaliação do estado de hidratação de jogadores de basquetebol
title_full_unstemmed Avaliação do estado de hidratação de jogadores de basquetebol
title_sort Avaliação do estado de hidratação de jogadores de basquetebol
author Kuaye, Laís
author_facet Kuaye, Laís
Candido, Louisiana Parente
de Melo, Nathalia Stefani
Nacif, Marcia
author_role author
author2 Candido, Louisiana Parente
de Melo, Nathalia Stefani
Nacif, Marcia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kuaye, Laís
Candido, Louisiana Parente
de Melo, Nathalia Stefani
Nacif, Marcia
dc.subject.por.fl_str_mv Basquetebol
Taxa de sudorese
Coloração de urina
Desidratação
topic Basquetebol
Taxa de sudorese
Coloração de urina
Desidratação
description Introdução: Durante a atividade física, a demanda energética e produção de calor aumentam significativamente. O calor produzido é dissipado para o ambiente, sendo a evaporação o mecanismo mais eficiente. Caso a perda de líquidos pela evaporação não seja reposta pode-se ter quadro de desidratação, que pode ser agravado pela ingestão insuficiente de líquidos e pelo aumento da intensidade do exercício. Assim, uma hidratação adequada é importante antes, durante e após o exercício. Objetivo: Avaliar o estado de hidratação de atletas do sexo masculino de um time de basquetebol. Metodologia: Foram avaliados 15 atletas do sexo masculino de um time de basquetebol de um clube de São Paulo. Para a estimativa do estado de hidratação corporal foi utilizada a análise da coloração da urina, a avaliação da taxa de sudorese e a porcentagem de perda de peso corporal dos atletas.  Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética do Centro Universitário São Camilo. Resultados: O presente estudo não apresentou nenhum caso de perda de peso que caracterizasse um quadro de desidratação capaz de interferir no desempenho esportivo. A taxa de sudorese média encontrada no grupo foi de 10,2 + 2,8 ml/min e a média de coloração de urina foi de 3,52 + 0,8. Conclusão: Tais resultados demonstram a importância da implementação de um plano de hidratação adequado para estes atletas com o objetivo de manter sua saúde e desempenho esportivo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3485
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3485/2428
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 12, nº1, jan./jun., 2008; 11-17
2178-5945
reponame:Revista Corpoconsciência (Online)
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Revista Corpoconsciência (Online)
collection Revista Corpoconsciência (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||ecmmoreira@uol.com.br
_version_ 1798325459159613440