A problemática dos saberes cotidianos e curriculares na formação inicial em educação Física: O caso da universidade federal de Goiás

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mascarenhas, Fernando
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Ávila, Regiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Corpoconsciência (Online)
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3470
Resumo: Este estudo aborda a temática da formação profissional em Educação Física. Trata-se de uma investigação acerca da relação-tensão entre os “saberes cotidianos” e os “saberes curriculares” no processo de formação inicial. Busca, a partir do estudo de caso, identificar e analisar as “experiências sócio-corporais” e as “crenças” que orientam a hierarquização e seleção de saberes operada pelos estudantes da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás, mapeando uma dada ordem de limites e possibilidades colocados para a qualificação do trabalho pedagógico organizado nesta instituição formadora.
id UFMS-4_e99344409f4f6547e6db8a5cf99d4a26
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3470
network_acronym_str UFMS-4
network_name_str Revista Corpoconsciência (Online)
repository_id_str
spelling A problemática dos saberes cotidianos e curriculares na formação inicial em educação Física: O caso da universidade federal de GoiásFormação de ProfessoresCurrículoEducação FísicaEducação Este estudo aborda a temática da formação profissional em Educação Física. Trata-se de uma investigação acerca da relação-tensão entre os “saberes cotidianos” e os “saberes curriculares” no processo de formação inicial. Busca, a partir do estudo de caso, identificar e analisar as “experiências sócio-corporais” e as “crenças” que orientam a hierarquização e seleção de saberes operada pelos estudantes da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás, mapeando uma dada ordem de limites e possibilidades colocados para a qualificação do trabalho pedagógico organizado nesta instituição formadora.Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso2010-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3470Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 11, nº1, jan./jun., 2007; 6-172178-5945reponame:Revista Corpoconsciência (Online)instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMSporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3470/2413Mascarenhas, FernandoÁvila, Regianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-15T21:08:41Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3470Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconscienciaPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/oai||ecmmoreira@uol.com.br2178-59451517-6096opendoar:2017-03-15T21:08:41Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv A problemática dos saberes cotidianos e curriculares na formação inicial em educação Física: O caso da universidade federal de Goiás
title A problemática dos saberes cotidianos e curriculares na formação inicial em educação Física: O caso da universidade federal de Goiás
spellingShingle A problemática dos saberes cotidianos e curriculares na formação inicial em educação Física: O caso da universidade federal de Goiás
Mascarenhas, Fernando
Formação de Professores
Currículo
Educação Física
Educação
title_short A problemática dos saberes cotidianos e curriculares na formação inicial em educação Física: O caso da universidade federal de Goiás
title_full A problemática dos saberes cotidianos e curriculares na formação inicial em educação Física: O caso da universidade federal de Goiás
title_fullStr A problemática dos saberes cotidianos e curriculares na formação inicial em educação Física: O caso da universidade federal de Goiás
title_full_unstemmed A problemática dos saberes cotidianos e curriculares na formação inicial em educação Física: O caso da universidade federal de Goiás
title_sort A problemática dos saberes cotidianos e curriculares na formação inicial em educação Física: O caso da universidade federal de Goiás
author Mascarenhas, Fernando
author_facet Mascarenhas, Fernando
Ávila, Regiane
author_role author
author2 Ávila, Regiane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mascarenhas, Fernando
Ávila, Regiane
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Currículo
Educação Física
Educação
topic Formação de Professores
Currículo
Educação Física
Educação
description Este estudo aborda a temática da formação profissional em Educação Física. Trata-se de uma investigação acerca da relação-tensão entre os “saberes cotidianos” e os “saberes curriculares” no processo de formação inicial. Busca, a partir do estudo de caso, identificar e analisar as “experiências sócio-corporais” e as “crenças” que orientam a hierarquização e seleção de saberes operada pelos estudantes da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás, mapeando uma dada ordem de limites e possibilidades colocados para a qualificação do trabalho pedagógico organizado nesta instituição formadora.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3470
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3470/2413
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 11, nº1, jan./jun., 2007; 6-17
2178-5945
reponame:Revista Corpoconsciência (Online)
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Revista Corpoconsciência (Online)
collection Revista Corpoconsciência (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||ecmmoreira@uol.com.br
_version_ 1798325459089358848