A problemática dos saberes cotidianos e curriculares na formação inicial em educação Física: O caso da universidade federal de Goiás
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Corpoconsciência (Online) |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3470 |
Resumo: | Este estudo aborda a temática da formação profissional em Educação Física. Trata-se de uma investigação acerca da relação-tensão entre os “saberes cotidianos” e os “saberes curriculares” no processo de formação inicial. Busca, a partir do estudo de caso, identificar e analisar as “experiências sócio-corporais” e as “crenças” que orientam a hierarquização e seleção de saberes operada pelos estudantes da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás, mapeando uma dada ordem de limites e possibilidades colocados para a qualificação do trabalho pedagógico organizado nesta instituição formadora. |
id |
UFMS-4_e99344409f4f6547e6db8a5cf99d4a26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3470 |
network_acronym_str |
UFMS-4 |
network_name_str |
Revista Corpoconsciência (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A problemática dos saberes cotidianos e curriculares na formação inicial em educação Física: O caso da universidade federal de GoiásFormação de ProfessoresCurrículoEducação FísicaEducação Este estudo aborda a temática da formação profissional em Educação Física. Trata-se de uma investigação acerca da relação-tensão entre os “saberes cotidianos” e os “saberes curriculares” no processo de formação inicial. Busca, a partir do estudo de caso, identificar e analisar as “experiências sócio-corporais” e as “crenças” que orientam a hierarquização e seleção de saberes operada pelos estudantes da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás, mapeando uma dada ordem de limites e possibilidades colocados para a qualificação do trabalho pedagógico organizado nesta instituição formadora.Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso2010-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3470Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 11, nº1, jan./jun., 2007; 6-172178-5945reponame:Revista Corpoconsciência (Online)instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMSporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3470/2413Mascarenhas, FernandoÁvila, Regianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-15T21:08:41Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3470Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconscienciaPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/oai||ecmmoreira@uol.com.br2178-59451517-6096opendoar:2017-03-15T21:08:41Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A problemática dos saberes cotidianos e curriculares na formação inicial em educação Física: O caso da universidade federal de Goiás |
title |
A problemática dos saberes cotidianos e curriculares na formação inicial em educação Física: O caso da universidade federal de Goiás |
spellingShingle |
A problemática dos saberes cotidianos e curriculares na formação inicial em educação Física: O caso da universidade federal de Goiás Mascarenhas, Fernando Formação de Professores Currículo Educação Física Educação |
title_short |
A problemática dos saberes cotidianos e curriculares na formação inicial em educação Física: O caso da universidade federal de Goiás |
title_full |
A problemática dos saberes cotidianos e curriculares na formação inicial em educação Física: O caso da universidade federal de Goiás |
title_fullStr |
A problemática dos saberes cotidianos e curriculares na formação inicial em educação Física: O caso da universidade federal de Goiás |
title_full_unstemmed |
A problemática dos saberes cotidianos e curriculares na formação inicial em educação Física: O caso da universidade federal de Goiás |
title_sort |
A problemática dos saberes cotidianos e curriculares na formação inicial em educação Física: O caso da universidade federal de Goiás |
author |
Mascarenhas, Fernando |
author_facet |
Mascarenhas, Fernando Ávila, Regiane |
author_role |
author |
author2 |
Ávila, Regiane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mascarenhas, Fernando Ávila, Regiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Currículo Educação Física Educação |
topic |
Formação de Professores Currículo Educação Física Educação |
description |
Este estudo aborda a temática da formação profissional em Educação Física. Trata-se de uma investigação acerca da relação-tensão entre os “saberes cotidianos” e os “saberes curriculares” no processo de formação inicial. Busca, a partir do estudo de caso, identificar e analisar as “experiências sócio-corporais” e as “crenças” que orientam a hierarquização e seleção de saberes operada pelos estudantes da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás, mapeando uma dada ordem de limites e possibilidades colocados para a qualificação do trabalho pedagógico organizado nesta instituição formadora. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-05-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3470 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3470 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3470/2413 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 11, nº1, jan./jun., 2007; 6-17 2178-5945 reponame:Revista Corpoconsciência (Online) instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Revista Corpoconsciência (Online) |
collection |
Revista Corpoconsciência (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ecmmoreira@uol.com.br |
_version_ |
1798325459089358848 |