A Estética Lukácsiana como Fundamento do Ensino de Arte na Pedagogia Histórico-Crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GESTO-Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17087 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar a gênese e o desenvolvimento da arte na concepção estética lukacsiana, estabelecendo relações entre esta concepção de arte e as suas formas de ensino na pedagogia histórico-crítica. Este é um estudo teórico que utilizou o método histórico-dialético e a pesquisa bibliográfica tendo como fonte principal a estética lukacsiana e a pedagogia histórico-crítica. Em sua gênese, a arte apresentou traços mágicos, que foram sendo superados dialeticamente no percurso de seu desenvolvimento humano-social, apresentando uma forma imanente e concreta de expressar a realidade e a subjetividade humana. A educação escolar, valendo-se dessa evolução dialética da arte, deve tomá-la com objeto de ensino promovendo, assim, o desenvolvimento dos indivíduos em suas máximas potencialidades e possibilidades, na medida em que transforma a subjetividade, a concepção de mundo, a compreensão da realidade e a vida dos seres humanos. |
id |
UFMS-5_374b4c36bc7f2afb72d2a29a582dde79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/17087 |
network_acronym_str |
UFMS-5 |
network_name_str |
GESTO-Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
A Estética Lukácsiana como Fundamento do Ensino de Arte na Pedagogia Histórico-CríticaO objetivo deste artigo é apresentar a gênese e o desenvolvimento da arte na concepção estética lukacsiana, estabelecendo relações entre esta concepção de arte e as suas formas de ensino na pedagogia histórico-crítica. Este é um estudo teórico que utilizou o método histórico-dialético e a pesquisa bibliográfica tendo como fonte principal a estética lukacsiana e a pedagogia histórico-crítica. Em sua gênese, a arte apresentou traços mágicos, que foram sendo superados dialeticamente no percurso de seu desenvolvimento humano-social, apresentando uma forma imanente e concreta de expressar a realidade e a subjetividade humana. A educação escolar, valendo-se dessa evolução dialética da arte, deve tomá-la com objeto de ensino promovendo, assim, o desenvolvimento dos indivíduos em suas máximas potencialidades e possibilidades, na medida em que transforma a subjetividade, a concepção de mundo, a compreensão da realidade e a vida dos seres humanos.Faculdade de Educação, UFMS, Campo Grande -MS.2022-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17087 Revista GESTO-Debate; v. 3 n. 01-04 (2019): 20192595-3109reponame:GESTO-Debateinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17087/11355Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessAssumpção, Mariana de CássiaMaciel e Silva, EfrainDuarte, Newton2022-09-22T00:56:23Zoai:periodicos.ufms.br:article/17087Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebateONGhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/oair.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com2595-31092595-3109opendoar:2022-09-22T00:56:23GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Estética Lukácsiana como Fundamento do Ensino de Arte na Pedagogia Histórico-Crítica |
title |
A Estética Lukácsiana como Fundamento do Ensino de Arte na Pedagogia Histórico-Crítica |
spellingShingle |
A Estética Lukácsiana como Fundamento do Ensino de Arte na Pedagogia Histórico-Crítica Assumpção, Mariana de Cássia |
title_short |
A Estética Lukácsiana como Fundamento do Ensino de Arte na Pedagogia Histórico-Crítica |
title_full |
A Estética Lukácsiana como Fundamento do Ensino de Arte na Pedagogia Histórico-Crítica |
title_fullStr |
A Estética Lukácsiana como Fundamento do Ensino de Arte na Pedagogia Histórico-Crítica |
title_full_unstemmed |
A Estética Lukácsiana como Fundamento do Ensino de Arte na Pedagogia Histórico-Crítica |
title_sort |
A Estética Lukácsiana como Fundamento do Ensino de Arte na Pedagogia Histórico-Crítica |
author |
Assumpção, Mariana de Cássia |
author_facet |
Assumpção, Mariana de Cássia Maciel e Silva, Efrain Duarte, Newton |
author_role |
author |
author2 |
Maciel e Silva, Efrain Duarte, Newton |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assumpção, Mariana de Cássia Maciel e Silva, Efrain Duarte, Newton |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar a gênese e o desenvolvimento da arte na concepção estética lukacsiana, estabelecendo relações entre esta concepção de arte e as suas formas de ensino na pedagogia histórico-crítica. Este é um estudo teórico que utilizou o método histórico-dialético e a pesquisa bibliográfica tendo como fonte principal a estética lukacsiana e a pedagogia histórico-crítica. Em sua gênese, a arte apresentou traços mágicos, que foram sendo superados dialeticamente no percurso de seu desenvolvimento humano-social, apresentando uma forma imanente e concreta de expressar a realidade e a subjetividade humana. A educação escolar, valendo-se dessa evolução dialética da arte, deve tomá-la com objeto de ensino promovendo, assim, o desenvolvimento dos indivíduos em suas máximas potencialidades e possibilidades, na medida em que transforma a subjetividade, a concepção de mundo, a compreensão da realidade e a vida dos seres humanos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17087 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17087 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17087/11355 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação, UFMS, Campo Grande -MS. |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação, UFMS, Campo Grande -MS. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GESTO-Debate; v. 3 n. 01-04 (2019): 2019 2595-3109 reponame:GESTO-Debate instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
GESTO-Debate |
collection |
GESTO-Debate |
repository.name.fl_str_mv |
GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
r.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com |
_version_ |
1797239857420959744 |