A Estética Lukácsiana como Fundamento do Ensino de Arte na Pedagogia Histórico-Crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assumpção, Mariana de Cássia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Maciel e Silva, Efrain, Duarte, Newton
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GESTO-Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17087
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar a gênese e o desenvolvimento da arte na concepção estética lukacsiana, estabelecendo relações entre esta concepção de arte e as suas formas de ensino na pedagogia histórico-crítica. Este é um estudo teórico que utilizou o método histórico-dialético e a pesquisa bibliográfica tendo como fonte principal a estética lukacsiana e a pedagogia histórico-crítica. Em sua gênese, a arte apresentou traços mágicos, que foram sendo superados dialeticamente no percurso de seu desenvolvimento humano-social, apresentando uma forma imanente e concreta de expressar a realidade e a subjetividade humana. A educação escolar, valendo-se dessa evolução dialética da arte, deve tomá-la com objeto de ensino promovendo, assim, o desenvolvimento dos indivíduos em suas máximas potencialidades e possibilidades, na medida em que transforma a subjetividade, a concepção de mundo, a compreensão da realidade e a vida dos seres humanos.
id UFMS-5_374b4c36bc7f2afb72d2a29a582dde79
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/17087
network_acronym_str UFMS-5
network_name_str GESTO-Debate
repository_id_str
spelling A Estética Lukácsiana como Fundamento do Ensino de Arte na Pedagogia Histórico-CríticaO objetivo deste artigo é apresentar a gênese e o desenvolvimento da arte na concepção estética lukacsiana, estabelecendo relações entre esta concepção de arte e as suas formas de ensino na pedagogia histórico-crítica. Este é um estudo teórico que utilizou o método histórico-dialético e a pesquisa bibliográfica tendo como fonte principal a estética lukacsiana e a pedagogia histórico-crítica. Em sua gênese, a arte apresentou traços mágicos, que foram sendo superados dialeticamente no percurso de seu desenvolvimento humano-social, apresentando uma forma imanente e concreta de expressar a realidade e a subjetividade humana. A educação escolar, valendo-se dessa evolução dialética da arte, deve tomá-la com objeto de ensino promovendo, assim, o desenvolvimento dos indivíduos em suas máximas potencialidades e possibilidades, na medida em que transforma a subjetividade, a concepção de mundo, a compreensão da realidade e a vida dos seres humanos.Faculdade de Educação, UFMS, Campo Grande -MS.2022-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17087 Revista GESTO-Debate; v. 3 n. 01-04 (2019): 20192595-3109reponame:GESTO-Debateinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17087/11355Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessAssumpção, Mariana de CássiaMaciel e Silva, EfrainDuarte, Newton2022-09-22T00:56:23Zoai:periodicos.ufms.br:article/17087Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebateONGhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/oair.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com2595-31092595-3109opendoar:2022-09-22T00:56:23GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv A Estética Lukácsiana como Fundamento do Ensino de Arte na Pedagogia Histórico-Crítica
title A Estética Lukácsiana como Fundamento do Ensino de Arte na Pedagogia Histórico-Crítica
spellingShingle A Estética Lukácsiana como Fundamento do Ensino de Arte na Pedagogia Histórico-Crítica
Assumpção, Mariana de Cássia
title_short A Estética Lukácsiana como Fundamento do Ensino de Arte na Pedagogia Histórico-Crítica
title_full A Estética Lukácsiana como Fundamento do Ensino de Arte na Pedagogia Histórico-Crítica
title_fullStr A Estética Lukácsiana como Fundamento do Ensino de Arte na Pedagogia Histórico-Crítica
title_full_unstemmed A Estética Lukácsiana como Fundamento do Ensino de Arte na Pedagogia Histórico-Crítica
title_sort A Estética Lukácsiana como Fundamento do Ensino de Arte na Pedagogia Histórico-Crítica
author Assumpção, Mariana de Cássia
author_facet Assumpção, Mariana de Cássia
Maciel e Silva, Efrain
Duarte, Newton
author_role author
author2 Maciel e Silva, Efrain
Duarte, Newton
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assumpção, Mariana de Cássia
Maciel e Silva, Efrain
Duarte, Newton
description O objetivo deste artigo é apresentar a gênese e o desenvolvimento da arte na concepção estética lukacsiana, estabelecendo relações entre esta concepção de arte e as suas formas de ensino na pedagogia histórico-crítica. Este é um estudo teórico que utilizou o método histórico-dialético e a pesquisa bibliográfica tendo como fonte principal a estética lukacsiana e a pedagogia histórico-crítica. Em sua gênese, a arte apresentou traços mágicos, que foram sendo superados dialeticamente no percurso de seu desenvolvimento humano-social, apresentando uma forma imanente e concreta de expressar a realidade e a subjetividade humana. A educação escolar, valendo-se dessa evolução dialética da arte, deve tomá-la com objeto de ensino promovendo, assim, o desenvolvimento dos indivíduos em suas máximas potencialidades e possibilidades, na medida em que transforma a subjetividade, a concepção de mundo, a compreensão da realidade e a vida dos seres humanos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17087
url https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17087/11355
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação, UFMS, Campo Grande -MS.
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação, UFMS, Campo Grande -MS.
dc.source.none.fl_str_mv Revista GESTO-Debate; v. 3 n. 01-04 (2019): 2019
2595-3109
reponame:GESTO-Debate
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str GESTO-Debate
collection GESTO-Debate
repository.name.fl_str_mv GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv r.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com
_version_ 1797239857420959744