A Atividade Ludo-Pedagógica na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Estudos Iniciais para uma Metodologia Histórico-Crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucas Rinaldini
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Tuim Viotto Filho, Irineu Aliprando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GESTO-Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17170
Resumo: O presente trabalho faz parte de uma pesquisa de doutorado em andamento e tem como seu objeto a atividade ludo-pedagógica na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental. Inicialmente, a discussão aqui apresentada busca compreender a situação da educação pública no Brasil sob a sociedade capitalista. Diante disso, trazemos os trabalhos dos pesquisadores do Grupo de Estudos, Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar em Teoria histórico-cultural (GEIPEEthc) em escolas públicas que por meio de intervenções-formativas aplicaram atividades ludo-pedagógicas promovendo um ensino desenvolvente e de enfrentamento às condições alienantes nas relações sociais no interior da escola. Assim, propomos uma análise preliminar do conceito de atividade ludo-pedagógica enquanto prática educativa e a possibilidade de sua sistematização como uma metodologia de ensino histórico-crítica.
id UFMS-5_39814dc8e12b10b6de88857b28936581
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/17170
network_acronym_str UFMS-5
network_name_str GESTO-Debate
repository_id_str
spelling A Atividade Ludo-Pedagógica na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Estudos Iniciais para uma Metodologia Histórico-CríticaO presente trabalho faz parte de uma pesquisa de doutorado em andamento e tem como seu objeto a atividade ludo-pedagógica na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental. Inicialmente, a discussão aqui apresentada busca compreender a situação da educação pública no Brasil sob a sociedade capitalista. Diante disso, trazemos os trabalhos dos pesquisadores do Grupo de Estudos, Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar em Teoria histórico-cultural (GEIPEEthc) em escolas públicas que por meio de intervenções-formativas aplicaram atividades ludo-pedagógicas promovendo um ensino desenvolvente e de enfrentamento às condições alienantes nas relações sociais no interior da escola. Assim, propomos uma análise preliminar do conceito de atividade ludo-pedagógica enquanto prática educativa e a possibilidade de sua sistematização como uma metodologia de ensino histórico-crítica.Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS.2022-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfaudio/x-hx-aac-adtshttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/1717010.55028/gd.v6i01-24.17170 Revista GESTO-Debate; v. 6 n. 01-31 (2022): 2022 - Fluxo Contínuo2595-3109reponame:GESTO-Debateinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17170/11388https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17170/11498Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessLucas RinaldiniTuim Viotto Filho, Irineu Aliprando2023-02-01T18:28:14Zoai:periodicos.ufms.br:article/17170Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebateONGhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/oair.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com2595-31092595-3109opendoar:2023-02-01T18:28:14GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv A Atividade Ludo-Pedagógica na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Estudos Iniciais para uma Metodologia Histórico-Crítica
title A Atividade Ludo-Pedagógica na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Estudos Iniciais para uma Metodologia Histórico-Crítica
spellingShingle A Atividade Ludo-Pedagógica na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Estudos Iniciais para uma Metodologia Histórico-Crítica
Lucas Rinaldini
title_short A Atividade Ludo-Pedagógica na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Estudos Iniciais para uma Metodologia Histórico-Crítica
title_full A Atividade Ludo-Pedagógica na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Estudos Iniciais para uma Metodologia Histórico-Crítica
title_fullStr A Atividade Ludo-Pedagógica na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Estudos Iniciais para uma Metodologia Histórico-Crítica
title_full_unstemmed A Atividade Ludo-Pedagógica na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Estudos Iniciais para uma Metodologia Histórico-Crítica
title_sort A Atividade Ludo-Pedagógica na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Estudos Iniciais para uma Metodologia Histórico-Crítica
author Lucas Rinaldini
author_facet Lucas Rinaldini
Tuim Viotto Filho, Irineu Aliprando
author_role author
author2 Tuim Viotto Filho, Irineu Aliprando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucas Rinaldini
Tuim Viotto Filho, Irineu Aliprando
description O presente trabalho faz parte de uma pesquisa de doutorado em andamento e tem como seu objeto a atividade ludo-pedagógica na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental. Inicialmente, a discussão aqui apresentada busca compreender a situação da educação pública no Brasil sob a sociedade capitalista. Diante disso, trazemos os trabalhos dos pesquisadores do Grupo de Estudos, Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar em Teoria histórico-cultural (GEIPEEthc) em escolas públicas que por meio de intervenções-formativas aplicaram atividades ludo-pedagógicas promovendo um ensino desenvolvente e de enfrentamento às condições alienantes nas relações sociais no interior da escola. Assim, propomos uma análise preliminar do conceito de atividade ludo-pedagógica enquanto prática educativa e a possibilidade de sua sistematização como uma metodologia de ensino histórico-crítica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17170
10.55028/gd.v6i01-24.17170
url https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17170
identifier_str_mv 10.55028/gd.v6i01-24.17170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17170/11388
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17170/11498
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
audio/x-hx-aac-adts
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS.
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS.
dc.source.none.fl_str_mv Revista GESTO-Debate; v. 6 n. 01-31 (2022): 2022 - Fluxo Contínuo
2595-3109
reponame:GESTO-Debate
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str GESTO-Debate
collection GESTO-Debate
repository.name.fl_str_mv GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv r.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com
_version_ 1797239857307713536