A Atividade Ludo-Pedagógica na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Estudos Iniciais para uma Metodologia Histórico-Crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GESTO-Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17170 |
Resumo: | O presente trabalho faz parte de uma pesquisa de doutorado em andamento e tem como seu objeto a atividade ludo-pedagógica na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental. Inicialmente, a discussão aqui apresentada busca compreender a situação da educação pública no Brasil sob a sociedade capitalista. Diante disso, trazemos os trabalhos dos pesquisadores do Grupo de Estudos, Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar em Teoria histórico-cultural (GEIPEEthc) em escolas públicas que por meio de intervenções-formativas aplicaram atividades ludo-pedagógicas promovendo um ensino desenvolvente e de enfrentamento às condições alienantes nas relações sociais no interior da escola. Assim, propomos uma análise preliminar do conceito de atividade ludo-pedagógica enquanto prática educativa e a possibilidade de sua sistematização como uma metodologia de ensino histórico-crítica. |
id |
UFMS-5_39814dc8e12b10b6de88857b28936581 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/17170 |
network_acronym_str |
UFMS-5 |
network_name_str |
GESTO-Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
A Atividade Ludo-Pedagógica na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Estudos Iniciais para uma Metodologia Histórico-CríticaO presente trabalho faz parte de uma pesquisa de doutorado em andamento e tem como seu objeto a atividade ludo-pedagógica na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental. Inicialmente, a discussão aqui apresentada busca compreender a situação da educação pública no Brasil sob a sociedade capitalista. Diante disso, trazemos os trabalhos dos pesquisadores do Grupo de Estudos, Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar em Teoria histórico-cultural (GEIPEEthc) em escolas públicas que por meio de intervenções-formativas aplicaram atividades ludo-pedagógicas promovendo um ensino desenvolvente e de enfrentamento às condições alienantes nas relações sociais no interior da escola. Assim, propomos uma análise preliminar do conceito de atividade ludo-pedagógica enquanto prática educativa e a possibilidade de sua sistematização como uma metodologia de ensino histórico-crítica.Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS.2022-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfaudio/x-hx-aac-adtshttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/1717010.55028/gd.v6i01-24.17170 Revista GESTO-Debate; v. 6 n. 01-31 (2022): 2022 - Fluxo Contínuo2595-3109reponame:GESTO-Debateinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17170/11388https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17170/11498Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessLucas RinaldiniTuim Viotto Filho, Irineu Aliprando2023-02-01T18:28:14Zoai:periodicos.ufms.br:article/17170Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebateONGhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/oair.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com2595-31092595-3109opendoar:2023-02-01T18:28:14GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Atividade Ludo-Pedagógica na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Estudos Iniciais para uma Metodologia Histórico-Crítica |
title |
A Atividade Ludo-Pedagógica na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Estudos Iniciais para uma Metodologia Histórico-Crítica |
spellingShingle |
A Atividade Ludo-Pedagógica na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Estudos Iniciais para uma Metodologia Histórico-Crítica Lucas Rinaldini |
title_short |
A Atividade Ludo-Pedagógica na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Estudos Iniciais para uma Metodologia Histórico-Crítica |
title_full |
A Atividade Ludo-Pedagógica na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Estudos Iniciais para uma Metodologia Histórico-Crítica |
title_fullStr |
A Atividade Ludo-Pedagógica na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Estudos Iniciais para uma Metodologia Histórico-Crítica |
title_full_unstemmed |
A Atividade Ludo-Pedagógica na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Estudos Iniciais para uma Metodologia Histórico-Crítica |
title_sort |
A Atividade Ludo-Pedagógica na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Estudos Iniciais para uma Metodologia Histórico-Crítica |
author |
Lucas Rinaldini |
author_facet |
Lucas Rinaldini Tuim Viotto Filho, Irineu Aliprando |
author_role |
author |
author2 |
Tuim Viotto Filho, Irineu Aliprando |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucas Rinaldini Tuim Viotto Filho, Irineu Aliprando |
description |
O presente trabalho faz parte de uma pesquisa de doutorado em andamento e tem como seu objeto a atividade ludo-pedagógica na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental. Inicialmente, a discussão aqui apresentada busca compreender a situação da educação pública no Brasil sob a sociedade capitalista. Diante disso, trazemos os trabalhos dos pesquisadores do Grupo de Estudos, Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar em Teoria histórico-cultural (GEIPEEthc) em escolas públicas que por meio de intervenções-formativas aplicaram atividades ludo-pedagógicas promovendo um ensino desenvolvente e de enfrentamento às condições alienantes nas relações sociais no interior da escola. Assim, propomos uma análise preliminar do conceito de atividade ludo-pedagógica enquanto prática educativa e a possibilidade de sua sistematização como uma metodologia de ensino histórico-crítica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17170 10.55028/gd.v6i01-24.17170 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17170 |
identifier_str_mv |
10.55028/gd.v6i01-24.17170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17170/11388 https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17170/11498 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf audio/x-hx-aac-adts |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS. |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GESTO-Debate; v. 6 n. 01-31 (2022): 2022 - Fluxo Contínuo 2595-3109 reponame:GESTO-Debate instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
GESTO-Debate |
collection |
GESTO-Debate |
repository.name.fl_str_mv |
GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
r.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com |
_version_ |
1797239857307713536 |