O jogo nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma abordagem à luz da pedagogia histórico-crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cinel, Aline Lorene Gutierrez Belissimo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255863
Resumo: Neste estudo, aborda-se o ensino do jogo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a problemática tem a ver com o uso instrumental e descontextualizado do jogo e com a pouca significância educacional que apresenta para os alunos da classe trabalhadora que estudam em escolas públicas. Dessa forma, tem-se como objetivo compreender o jogo como elemento sociocultural a ser ensinado nas aulas de Educação Física, bem como elaborar material pedagógico que intencione o ensino de jogo, proporcionando uma educação progressista por meio da Pedagogia Histórico-Crítica. Esclarece-se que o ensino do jogo de forma descontextualizada, como “passatempo” ou para “socialização” inviabiliza a reflexão sobre a história e a memória dos grupos locais e regionais, não permitindo a compreensão da realidade que é sócio-histórica. A metodologia se sustentou no Materialismo Histórico-Dialético (MARX, 2013), que adentra os aspectos filosóficos, históricos, econômicos e sociopolíticos, para a compreensão da realidade na sociedade burguesa e na pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), que visa também pesquisar temas de cunho social. Este estudo qualitativo, foi realizado com alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I e professores de Educação Física de escolas públicas estadual do interior paulista. Dentre as conclusões é possível observar que a a Pedagogia Histórico-Crítica colabora com o desenvolvimento do jogo nas aulas de Educação Física quando proporciona, por meio de uma visão crítica, conhecimento mais aprofundado e contextualizado para os alunos da escola pública, no que tange à pesquisa de campo, sobre o jogo, e à luz das referências teóricas, verificou a necessidade de proporcionar formação continuada relacionada à temática tendo em vista que o domínio dos professores acerca dos conhecimentos filosófico, histórico e científico que envolvem a educação, além de conhecimentos aprofundados sobre o jogo e sua relação com a educação mostrou-se superficial. Assim sendo, elaborou-se um material pedagógico que intenciona o ensino de jogo com inspiração na Pedagogia Histórico-Crítica, buscou por intermédio do professor, favorecer ao aluno a reflexão e a percepção de si como sujeito histórico capaz de desenvolver sua autonomia social.
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Esclarece-se que o ensino do jogo de forma descontextualizada, como “passatempo” ou para “socialização” inviabiliza a reflexão sobre a história e a memória dos grupos locais e regionais, não permitindo a compreensão da realidade que é sócio-histórica. A metodologia se sustentou no Materialismo Histórico-Dialético (MARX, 2013), que adentra os aspectos filosóficos, históricos, econômicos e sociopolíticos, para a compreensão da realidade na sociedade burguesa e na pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), que visa também pesquisar temas de cunho social. Este estudo qualitativo, foi realizado com alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I e professores de Educação Física de escolas públicas estadual do interior paulista. Dentre as conclusões é possível observar que a a Pedagogia Histórico-Crítica colabora com o desenvolvimento do jogo nas aulas de Educação Física quando proporciona, por meio de uma visão crítica, conhecimento mais aprofundado e contextualizado para os alunos da escola pública, no que tange à pesquisa de campo, sobre o jogo, e à luz das referências teóricas, verificou a necessidade de proporcionar formação continuada relacionada à temática tendo em vista que o domínio dos professores acerca dos conhecimentos filosófico, histórico e científico que envolvem a educação, além de conhecimentos aprofundados sobre o jogo e sua relação com a educação mostrou-se superficial. Assim sendo, elaborou-se um material pedagógico que intenciona o ensino de jogo com inspiração na Pedagogia Histórico-Crítica, buscou por intermédio do professor, favorecer ao aluno a reflexão e a percepção de si como sujeito histórico capaz de desenvolver sua autonomia social.This study, the teaching of the game in the Early Years of Elementary School is addressed and the problem has to do with the instrumental and decontextualized use of the game and the little educational significance it presents for working-class students who study in public schools. In this way, the objective is to understand the game as a sociocultural element to be taught in Physical Education classes, as well as to develop pedagogical material that aims to teach the game, providing a progressive education through Historical-Critical Pedagogy. It is clarified that teaching the game in a decontextualized way, as a “pastime” or for “socialization” makes it impossible to reflect on the history and memory of local and regional groups, not allowing the understanding of the socio-historical reality. The methodology was based on Historical-Dialetic Materialism (MARX, 2013), which delves into the philosophical, historical, economic and sociopolitical aspects, to understand reality in bourgeois society and in action research (THIOLLENT, 2011), which also aims to research themes of a social nature. This qualitative study was carried out with students in the 4th and 5th years of Elementary School I and Physical Education teachers from state public schools in the interior of São Paulo. Among the conclusions, it is possible to observe that Historical-Critical Pedagogy collaborates with the development of the game in Physical Education classes when it provides, through a critical vision, more in-depth and contextualized knowledge for public school students, regarding research. fieldwork, about the game, and in light of theoretical references, verified the need to provide continued training related to the theme, considering that teachers' mastery of the philosophical, historical and scientific knowledge that involves education, in addition to in-depth knowledge about the game and its relationship with education proved to be superficial. Therefore, pedagogical material was created that aims to teach games with inspiration from Historical-Critical Pedagogy, seeking, through the teacher, to encourage the student to reflect and perceive themselves as a historical subject capable of developing their social autonomy.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Luciene Ferreira da [UNESP]Cinel, Aline Lorene Gutierrez Belissimo2024-06-06T12:12:39Z2024-06-06T12:12:39Z2023-04-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCINEL, Aline Lorene Gutierrez Belíssimo. O jogo nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma abordagem à luz da Pedagogia Histórico-Crítica. 2023. 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