CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE ELETROTÉCNICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GESTO-Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17753 |
Resumo: | O presente estudo objetiva compreender as relações/aproximações entre o ensino da componente curricular Matemática e as componentes curriculares da formação técnica, do curso integrado em Eletrotécnica. Utiliza-se da metodologia do mapeamento (BIEMBENGUT, 2008) para compor um cenário atualizado de pesquisas sobre a temática. Faz-se uso do Portal de Dissertações e Teses da CAPES, sendo selecionadas sete dissertações publicadas entre os anos de 2012 e 2021. Emergiram duas categorias: “Tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de Matemática no ensino técnico profissionalizante” e “A integração dos saberes da Matemática e dos conceitos técnicos: um olhar sobre a estrutura curricular”. Conclui-se, como desafio principal, a prática da integração entre disciplinas da formação geral (propedêuticas) e da formação específica (área técnica), que caracteriza a modalidade de ensino investigada. |
id |
UFMS-5_495c573a0d93a9548254f7060ac94c84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/17753 |
network_acronym_str |
UFMS-5 |
network_name_str |
GESTO-Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE ELETROTÉCNICAEnsino Médio IntegradoEletrotécnicaMatemáticaMapeamentoO presente estudo objetiva compreender as relações/aproximações entre o ensino da componente curricular Matemática e as componentes curriculares da formação técnica, do curso integrado em Eletrotécnica. Utiliza-se da metodologia do mapeamento (BIEMBENGUT, 2008) para compor um cenário atualizado de pesquisas sobre a temática. Faz-se uso do Portal de Dissertações e Teses da CAPES, sendo selecionadas sete dissertações publicadas entre os anos de 2012 e 2021. Emergiram duas categorias: “Tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de Matemática no ensino técnico profissionalizante” e “A integração dos saberes da Matemática e dos conceitos técnicos: um olhar sobre a estrutura curricular”. Conclui-se, como desafio principal, a prática da integração entre disciplinas da formação geral (propedêuticas) e da formação específica (área técnica), que caracteriza a modalidade de ensino investigada.Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS.2023-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfaudio/mpeghttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/1775310.55028/gd.v7i01.17753 Revista GESTO-Debate; v. 7 n. 01-30 (2023): 2023 - Fluxo Contínuo2595-3109reponame:GESTO-Debateinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17753/12505https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17753/12508Copyright (c) 2023 Revista GESTO-Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessD'Armas Neves, ThaigorScheer dos Santos, LupiCorrêa Pereira, ElaineCosta Machado, Celiane2024-01-28T21:22:16Zoai:periodicos.ufms.br:article/17753Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebateONGhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/oair.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com2595-31092595-3109opendoar:2024-01-28T21:22:16GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE ELETROTÉCNICA |
title |
CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE ELETROTÉCNICA |
spellingShingle |
CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE ELETROTÉCNICA D'Armas Neves, Thaigor Ensino Médio Integrado Eletrotécnica Matemática Mapeamento |
title_short |
CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE ELETROTÉCNICA |
title_full |
CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE ELETROTÉCNICA |
title_fullStr |
CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE ELETROTÉCNICA |
title_full_unstemmed |
CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE ELETROTÉCNICA |
title_sort |
CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE ELETROTÉCNICA |
author |
D'Armas Neves, Thaigor |
author_facet |
D'Armas Neves, Thaigor Scheer dos Santos, Lupi Corrêa Pereira, Elaine Costa Machado, Celiane |
author_role |
author |
author2 |
Scheer dos Santos, Lupi Corrêa Pereira, Elaine Costa Machado, Celiane |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
D'Armas Neves, Thaigor Scheer dos Santos, Lupi Corrêa Pereira, Elaine Costa Machado, Celiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Médio Integrado Eletrotécnica Matemática Mapeamento |
topic |
Ensino Médio Integrado Eletrotécnica Matemática Mapeamento |
description |
O presente estudo objetiva compreender as relações/aproximações entre o ensino da componente curricular Matemática e as componentes curriculares da formação técnica, do curso integrado em Eletrotécnica. Utiliza-se da metodologia do mapeamento (BIEMBENGUT, 2008) para compor um cenário atualizado de pesquisas sobre a temática. Faz-se uso do Portal de Dissertações e Teses da CAPES, sendo selecionadas sete dissertações publicadas entre os anos de 2012 e 2021. Emergiram duas categorias: “Tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de Matemática no ensino técnico profissionalizante” e “A integração dos saberes da Matemática e dos conceitos técnicos: um olhar sobre a estrutura curricular”. Conclui-se, como desafio principal, a prática da integração entre disciplinas da formação geral (propedêuticas) e da formação específica (área técnica), que caracteriza a modalidade de ensino investigada. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17753 10.55028/gd.v7i01.17753 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17753 |
identifier_str_mv |
10.55028/gd.v7i01.17753 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17753/12505 https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17753/12508 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista GESTO-Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista GESTO-Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf audio/mpeg |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS. |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GESTO-Debate; v. 7 n. 01-30 (2023): 2023 - Fluxo Contínuo 2595-3109 reponame:GESTO-Debate instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
GESTO-Debate |
collection |
GESTO-Debate |
repository.name.fl_str_mv |
GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
r.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com |
_version_ |
1797239857343365120 |