A Pesquisa em Educação sob uma abordagem Histórico-Crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GESTO-Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17094 |
Resumo: | Neste artigo socializa-se uma reflexão acerca da pesquisa educacional sob uma perspectiva humanista, analisando as contradições que perpassam a educação escolar contemporânea à luz da Pedagogia Histórico-Crítica. Tem como interrogação principal como produzir conhecimento que contribui para o desenvolvimento intelectual e a emancipação do ser social. Demonstra-se como a pesquisa em educação funciona como elemento essencial no processo de construção do conhecimento humano. Como aporte teórico utiliza-se autores que estudam e discutem as temáticas abordadas, a saber, Saviani (2011, 2013, 2019), Marsiglia e Martins (2018), Rossi e Viotto Filho (2019) e Rossi e Rossi (2020). A pesquisa em educação, a partir de uma perspectiva humanista, requer a transmissão dos conteúdos que carregam o potencial humanizador, ou seja, os conteúdos científicos, artísticos e filosóficos em suas formas mais desenvolvidas. |
id |
UFMS-5_4d5ccd504c88422becd0779c66581a1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/17094 |
network_acronym_str |
UFMS-5 |
network_name_str |
GESTO-Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
A Pesquisa em Educação sob uma abordagem Histórico-CríticaNeste artigo socializa-se uma reflexão acerca da pesquisa educacional sob uma perspectiva humanista, analisando as contradições que perpassam a educação escolar contemporânea à luz da Pedagogia Histórico-Crítica. Tem como interrogação principal como produzir conhecimento que contribui para o desenvolvimento intelectual e a emancipação do ser social. Demonstra-se como a pesquisa em educação funciona como elemento essencial no processo de construção do conhecimento humano. Como aporte teórico utiliza-se autores que estudam e discutem as temáticas abordadas, a saber, Saviani (2011, 2013, 2019), Marsiglia e Martins (2018), Rossi e Viotto Filho (2019) e Rossi e Rossi (2020). A pesquisa em educação, a partir de uma perspectiva humanista, requer a transmissão dos conteúdos que carregam o potencial humanizador, ou seja, os conteúdos científicos, artísticos e filosóficos em suas formas mais desenvolvidas.Faculdade de Educação, UFMS, Campo Grande -MS.2022-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17094 Revista GESTO-Debate; v. 4 n. 01-09 (2020): 20202595-3109reponame:GESTO-Debateinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17094/11360Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Azevedo Chaves, Isis2022-09-22T00:56:40Zoai:periodicos.ufms.br:article/17094Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebateONGhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/oair.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com2595-31092595-3109opendoar:2022-09-22T00:56:40GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Pesquisa em Educação sob uma abordagem Histórico-Crítica |
title |
A Pesquisa em Educação sob uma abordagem Histórico-Crítica |
spellingShingle |
A Pesquisa em Educação sob uma abordagem Histórico-Crítica de Azevedo Chaves, Isis |
title_short |
A Pesquisa em Educação sob uma abordagem Histórico-Crítica |
title_full |
A Pesquisa em Educação sob uma abordagem Histórico-Crítica |
title_fullStr |
A Pesquisa em Educação sob uma abordagem Histórico-Crítica |
title_full_unstemmed |
A Pesquisa em Educação sob uma abordagem Histórico-Crítica |
title_sort |
A Pesquisa em Educação sob uma abordagem Histórico-Crítica |
author |
de Azevedo Chaves, Isis |
author_facet |
de Azevedo Chaves, Isis |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Azevedo Chaves, Isis |
description |
Neste artigo socializa-se uma reflexão acerca da pesquisa educacional sob uma perspectiva humanista, analisando as contradições que perpassam a educação escolar contemporânea à luz da Pedagogia Histórico-Crítica. Tem como interrogação principal como produzir conhecimento que contribui para o desenvolvimento intelectual e a emancipação do ser social. Demonstra-se como a pesquisa em educação funciona como elemento essencial no processo de construção do conhecimento humano. Como aporte teórico utiliza-se autores que estudam e discutem as temáticas abordadas, a saber, Saviani (2011, 2013, 2019), Marsiglia e Martins (2018), Rossi e Viotto Filho (2019) e Rossi e Rossi (2020). A pesquisa em educação, a partir de uma perspectiva humanista, requer a transmissão dos conteúdos que carregam o potencial humanizador, ou seja, os conteúdos científicos, artísticos e filosóficos em suas formas mais desenvolvidas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17094 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17094 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17094/11360 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação, UFMS, Campo Grande -MS. |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação, UFMS, Campo Grande -MS. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GESTO-Debate; v. 4 n. 01-09 (2020): 2020 2595-3109 reponame:GESTO-Debate instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
GESTO-Debate |
collection |
GESTO-Debate |
repository.name.fl_str_mv |
GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
r.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com |
_version_ |
1797239857427251200 |