A Pesquisa em Educação sob uma abordagem Histórico-Crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Azevedo Chaves, Isis
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GESTO-Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17094
Resumo: Neste artigo socializa-se uma reflexão acerca da pesquisa educacional sob uma perspectiva humanista, analisando as contradições que perpassam a educação escolar contemporânea à luz da Pedagogia Histórico-Crítica. Tem como interrogação principal como produzir conhecimento que contribui para o desenvolvimento intelectual e a emancipação do ser social. Demonstra-se como a pesquisa em educação funciona como elemento essencial no processo de construção do conhecimento humano. Como aporte teórico utiliza-se autores que estudam e discutem as temáticas abordadas, a saber, Saviani (2011, 2013, 2019), Marsiglia e Martins (2018), Rossi e Viotto Filho (2019) e Rossi e Rossi (2020). A pesquisa em educação, a partir de uma perspectiva humanista, requer a transmissão dos conteúdos que carregam o potencial humanizador, ou seja, os conteúdos científicos, artísticos e filosóficos em suas formas mais desenvolvidas.
id UFMS-5_4d5ccd504c88422becd0779c66581a1c
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/17094
network_acronym_str UFMS-5
network_name_str GESTO-Debate
repository_id_str
spelling A Pesquisa em Educação sob uma abordagem Histórico-CríticaNeste artigo socializa-se uma reflexão acerca da pesquisa educacional sob uma perspectiva humanista, analisando as contradições que perpassam a educação escolar contemporânea à luz da Pedagogia Histórico-Crítica. Tem como interrogação principal como produzir conhecimento que contribui para o desenvolvimento intelectual e a emancipação do ser social. Demonstra-se como a pesquisa em educação funciona como elemento essencial no processo de construção do conhecimento humano. Como aporte teórico utiliza-se autores que estudam e discutem as temáticas abordadas, a saber, Saviani (2011, 2013, 2019), Marsiglia e Martins (2018), Rossi e Viotto Filho (2019) e Rossi e Rossi (2020). A pesquisa em educação, a partir de uma perspectiva humanista, requer a transmissão dos conteúdos que carregam o potencial humanizador, ou seja, os conteúdos científicos, artísticos e filosóficos em suas formas mais desenvolvidas.Faculdade de Educação, UFMS, Campo Grande -MS.2022-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17094 Revista GESTO-Debate; v. 4 n. 01-09 (2020): 20202595-3109reponame:GESTO-Debateinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17094/11360Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Azevedo Chaves, Isis2022-09-22T00:56:40Zoai:periodicos.ufms.br:article/17094Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebateONGhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/oair.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com2595-31092595-3109opendoar:2022-09-22T00:56:40GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv A Pesquisa em Educação sob uma abordagem Histórico-Crítica
title A Pesquisa em Educação sob uma abordagem Histórico-Crítica
spellingShingle A Pesquisa em Educação sob uma abordagem Histórico-Crítica
de Azevedo Chaves, Isis
title_short A Pesquisa em Educação sob uma abordagem Histórico-Crítica
title_full A Pesquisa em Educação sob uma abordagem Histórico-Crítica
title_fullStr A Pesquisa em Educação sob uma abordagem Histórico-Crítica
title_full_unstemmed A Pesquisa em Educação sob uma abordagem Histórico-Crítica
title_sort A Pesquisa em Educação sob uma abordagem Histórico-Crítica
author de Azevedo Chaves, Isis
author_facet de Azevedo Chaves, Isis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Azevedo Chaves, Isis
description Neste artigo socializa-se uma reflexão acerca da pesquisa educacional sob uma perspectiva humanista, analisando as contradições que perpassam a educação escolar contemporânea à luz da Pedagogia Histórico-Crítica. Tem como interrogação principal como produzir conhecimento que contribui para o desenvolvimento intelectual e a emancipação do ser social. Demonstra-se como a pesquisa em educação funciona como elemento essencial no processo de construção do conhecimento humano. Como aporte teórico utiliza-se autores que estudam e discutem as temáticas abordadas, a saber, Saviani (2011, 2013, 2019), Marsiglia e Martins (2018), Rossi e Viotto Filho (2019) e Rossi e Rossi (2020). A pesquisa em educação, a partir de uma perspectiva humanista, requer a transmissão dos conteúdos que carregam o potencial humanizador, ou seja, os conteúdos científicos, artísticos e filosóficos em suas formas mais desenvolvidas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17094
url https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17094/11360
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação, UFMS, Campo Grande -MS.
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação, UFMS, Campo Grande -MS.
dc.source.none.fl_str_mv Revista GESTO-Debate; v. 4 n. 01-09 (2020): 2020
2595-3109
reponame:GESTO-Debate
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str GESTO-Debate
collection GESTO-Debate
repository.name.fl_str_mv GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv r.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com
_version_ 1797239857427251200