Educação e Idealismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GESTO-Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17083 |
Resumo: | São inquestionáveis a dedicação e o esforço da ampla maioria dos educadores, mesmo em condições muito adversas, nas suas atividades educativas. O que esperam eles com isso? Ter um emprego que lhes garanta o sustento e lhes dê alguma satisfação, contribuir para a formação da pessoa humana, para a formação de cidadãos e para a qualificação profissional. Nesses objetivos pode-se resumir o sentido geral da atividade educativa. Tudo aparentemente óbvio e claro. Todavia, atrás dessa aparência de obviedade e clareza, esconde-se um sentido mais profundo, que tem tudo a ver com a existência de classes sociais e de luta de classes. Refletir sobre esse sentido oculto e extrair dessa reflexão orientações para a prática educativa é o objetivo do presente texto. |
id |
UFMS-5_5efaac16ce10a6ac843f2e7bad4af7a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/17083 |
network_acronym_str |
UFMS-5 |
network_name_str |
GESTO-Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação e IdealismoSão inquestionáveis a dedicação e o esforço da ampla maioria dos educadores, mesmo em condições muito adversas, nas suas atividades educativas. O que esperam eles com isso? Ter um emprego que lhes garanta o sustento e lhes dê alguma satisfação, contribuir para a formação da pessoa humana, para a formação de cidadãos e para a qualificação profissional. Nesses objetivos pode-se resumir o sentido geral da atividade educativa. Tudo aparentemente óbvio e claro. Todavia, atrás dessa aparência de obviedade e clareza, esconde-se um sentido mais profundo, que tem tudo a ver com a existência de classes sociais e de luta de classes. Refletir sobre esse sentido oculto e extrair dessa reflexão orientações para a prática educativa é o objetivo do presente texto.Faculdade de Educação, UFMS, Campo Grande -MS.2022-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17083 Revista GESTO-Debate; v. 2 n. 01-17 (2018): 20182595-3109reponame:GESTO-Debateinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17083/11354Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessTonet, Ivo2022-09-22T00:56:04Zoai:periodicos.ufms.br:article/17083Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebateONGhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/oair.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com2595-31092595-3109opendoar:2022-09-22T00:56:04GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e Idealismo |
title |
Educação e Idealismo |
spellingShingle |
Educação e Idealismo Tonet, Ivo |
title_short |
Educação e Idealismo |
title_full |
Educação e Idealismo |
title_fullStr |
Educação e Idealismo |
title_full_unstemmed |
Educação e Idealismo |
title_sort |
Educação e Idealismo |
author |
Tonet, Ivo |
author_facet |
Tonet, Ivo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tonet, Ivo |
description |
São inquestionáveis a dedicação e o esforço da ampla maioria dos educadores, mesmo em condições muito adversas, nas suas atividades educativas. O que esperam eles com isso? Ter um emprego que lhes garanta o sustento e lhes dê alguma satisfação, contribuir para a formação da pessoa humana, para a formação de cidadãos e para a qualificação profissional. Nesses objetivos pode-se resumir o sentido geral da atividade educativa. Tudo aparentemente óbvio e claro. Todavia, atrás dessa aparência de obviedade e clareza, esconde-se um sentido mais profundo, que tem tudo a ver com a existência de classes sociais e de luta de classes. Refletir sobre esse sentido oculto e extrair dessa reflexão orientações para a prática educativa é o objetivo do presente texto. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17083 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17083 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17083/11354 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação, UFMS, Campo Grande -MS. |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação, UFMS, Campo Grande -MS. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GESTO-Debate; v. 2 n. 01-17 (2018): 2018 2595-3109 reponame:GESTO-Debate instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
GESTO-Debate |
collection |
GESTO-Debate |
repository.name.fl_str_mv |
GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
r.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com |
_version_ |
1797239857419911168 |