MÉTODO HUMANO-PROCESSUAL: CONTRIBUIÇÕES À PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GESTO-Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/19714 |
Resumo: | No presente artigo explicitamos, introdutoriamente, o método humano-processual em suas potencialidades analíticas e investigativas para a pesquisa em educação. A abordagem teórica e metodológica humano-processualista remonta à tradição filosófica que possui a preocupação em desvendar o movimento essencial do objeto como ele é em si mesmo. Além disso, em igual importância, há a preocupação com o processo catártico na dimensão ética no processo de produção do conhecimento. Desvendar o objeto em sua lógica imanente, nesse sentido, é tão relevante quanto à preocupação com o aprimoramento das individualidades envolvidas. Nesse sentido, o método humano-processual apresenta possibilidades tanto para a produção científica, quanto com relação à dimensão filosófica e ética do processo de formação humana que os indivíduos desenvolvem. |
id |
UFMS-5_889c20b84e08e36c187cb14126cda080 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/19714 |
network_acronym_str |
UFMS-5 |
network_name_str |
GESTO-Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
MÉTODO HUMANO-PROCESSUAL: CONTRIBUIÇÕES À PESQUISA EM EDUCAÇÃOMétodo Humano-ProcessualCiênciaCatarseÉticaNo presente artigo explicitamos, introdutoriamente, o método humano-processual em suas potencialidades analíticas e investigativas para a pesquisa em educação. A abordagem teórica e metodológica humano-processualista remonta à tradição filosófica que possui a preocupação em desvendar o movimento essencial do objeto como ele é em si mesmo. Além disso, em igual importância, há a preocupação com o processo catártico na dimensão ética no processo de produção do conhecimento. Desvendar o objeto em sua lógica imanente, nesse sentido, é tão relevante quanto à preocupação com o aprimoramento das individualidades envolvidas. Nesse sentido, o método humano-processual apresenta possibilidades tanto para a produção científica, quanto com relação à dimensão filosófica e ética do processo de formação humana que os indivíduos desenvolvem.Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS.2023-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfaudio/mpeghttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/1971410.55028/gd.v7i01.19714 Revista GESTO-Debate; v. 7 n. 01-30 (2023): 2023 - Fluxo Contínuo2595-3109reponame:GESTO-Debateinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/19714/13450https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/19714/13451Copyright (c) 2023 Revista GESTO-Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessRossi, Rafael2024-01-28T21:22:16Zoai:periodicos.ufms.br:article/19714Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebateONGhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/oair.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com2595-31092595-3109opendoar:2024-01-28T21:22:16GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MÉTODO HUMANO-PROCESSUAL: CONTRIBUIÇÕES À PESQUISA EM EDUCAÇÃO |
title |
MÉTODO HUMANO-PROCESSUAL: CONTRIBUIÇÕES À PESQUISA EM EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
MÉTODO HUMANO-PROCESSUAL: CONTRIBUIÇÕES À PESQUISA EM EDUCAÇÃO Rossi, Rafael Método Humano-Processual Ciência Catarse Ética |
title_short |
MÉTODO HUMANO-PROCESSUAL: CONTRIBUIÇÕES À PESQUISA EM EDUCAÇÃO |
title_full |
MÉTODO HUMANO-PROCESSUAL: CONTRIBUIÇÕES À PESQUISA EM EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
MÉTODO HUMANO-PROCESSUAL: CONTRIBUIÇÕES À PESQUISA EM EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
MÉTODO HUMANO-PROCESSUAL: CONTRIBUIÇÕES À PESQUISA EM EDUCAÇÃO |
title_sort |
MÉTODO HUMANO-PROCESSUAL: CONTRIBUIÇÕES À PESQUISA EM EDUCAÇÃO |
author |
Rossi, Rafael |
author_facet |
Rossi, Rafael |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rossi, Rafael |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Método Humano-Processual Ciência Catarse Ética |
topic |
Método Humano-Processual Ciência Catarse Ética |
description |
No presente artigo explicitamos, introdutoriamente, o método humano-processual em suas potencialidades analíticas e investigativas para a pesquisa em educação. A abordagem teórica e metodológica humano-processualista remonta à tradição filosófica que possui a preocupação em desvendar o movimento essencial do objeto como ele é em si mesmo. Além disso, em igual importância, há a preocupação com o processo catártico na dimensão ética no processo de produção do conhecimento. Desvendar o objeto em sua lógica imanente, nesse sentido, é tão relevante quanto à preocupação com o aprimoramento das individualidades envolvidas. Nesse sentido, o método humano-processual apresenta possibilidades tanto para a produção científica, quanto com relação à dimensão filosófica e ética do processo de formação humana que os indivíduos desenvolvem. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/19714 10.55028/gd.v7i01.19714 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/19714 |
identifier_str_mv |
10.55028/gd.v7i01.19714 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/19714/13450 https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/19714/13451 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista GESTO-Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista GESTO-Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf audio/mpeg |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS. |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GESTO-Debate; v. 7 n. 01-30 (2023): 2023 - Fluxo Contínuo 2595-3109 reponame:GESTO-Debate instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
GESTO-Debate |
collection |
GESTO-Debate |
repository.name.fl_str_mv |
GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
r.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com |
_version_ |
1797239857390551041 |