MÉTODO HUMANO-PROCESSUAL: CONTRIBUIÇÕES À PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossi, Rafael
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GESTO-Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/19714
Resumo: No presente artigo explicitamos, introdutoriamente, o método humano-processual em suas potencialidades analíticas e investigativas para a pesquisa em educação. A abordagem teórica e metodológica humano-processualista remonta à tradição filosófica que possui a preocupação em desvendar o movimento essencial do objeto como ele é em si mesmo. Além disso, em igual importância, há a preocupação com o processo catártico na dimensão ética no processo de produção do conhecimento. Desvendar o objeto em sua lógica imanente, nesse sentido, é tão relevante quanto à preocupação com o aprimoramento das individualidades envolvidas. Nesse sentido, o método humano-processual apresenta possibilidades tanto para a produção científica, quanto com relação à dimensão filosófica e ética do processo de formação humana que os indivíduos desenvolvem.
id UFMS-5_889c20b84e08e36c187cb14126cda080
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/19714
network_acronym_str UFMS-5
network_name_str GESTO-Debate
repository_id_str
spelling MÉTODO HUMANO-PROCESSUAL: CONTRIBUIÇÕES À PESQUISA EM EDUCAÇÃOMétodo Humano-ProcessualCiênciaCatarseÉticaNo presente artigo explicitamos, introdutoriamente, o método humano-processual em suas potencialidades analíticas e investigativas para a pesquisa em educação. A abordagem teórica e metodológica humano-processualista remonta à tradição filosófica que possui a preocupação em desvendar o movimento essencial do objeto como ele é em si mesmo. Além disso, em igual importância, há a preocupação com o processo catártico na dimensão ética no processo de produção do conhecimento. Desvendar o objeto em sua lógica imanente, nesse sentido, é tão relevante quanto à preocupação com o aprimoramento das individualidades envolvidas. Nesse sentido, o método humano-processual apresenta possibilidades tanto para a produção científica, quanto com relação à dimensão filosófica e ética do processo de formação humana que os indivíduos desenvolvem.Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS.2023-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfaudio/mpeghttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/1971410.55028/gd.v7i01.19714 Revista GESTO-Debate; v. 7 n. 01-30 (2023): 2023 - Fluxo Contínuo2595-3109reponame:GESTO-Debateinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/19714/13450https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/19714/13451Copyright (c) 2023 Revista GESTO-Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessRossi, Rafael2024-01-28T21:22:16Zoai:periodicos.ufms.br:article/19714Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebateONGhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/oair.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com2595-31092595-3109opendoar:2024-01-28T21:22:16GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv MÉTODO HUMANO-PROCESSUAL: CONTRIBUIÇÕES À PESQUISA EM EDUCAÇÃO
title MÉTODO HUMANO-PROCESSUAL: CONTRIBUIÇÕES À PESQUISA EM EDUCAÇÃO
spellingShingle MÉTODO HUMANO-PROCESSUAL: CONTRIBUIÇÕES À PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Rossi, Rafael
Método Humano-Processual
Ciência
Catarse
Ética
title_short MÉTODO HUMANO-PROCESSUAL: CONTRIBUIÇÕES À PESQUISA EM EDUCAÇÃO
title_full MÉTODO HUMANO-PROCESSUAL: CONTRIBUIÇÕES À PESQUISA EM EDUCAÇÃO
title_fullStr MÉTODO HUMANO-PROCESSUAL: CONTRIBUIÇÕES À PESQUISA EM EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed MÉTODO HUMANO-PROCESSUAL: CONTRIBUIÇÕES À PESQUISA EM EDUCAÇÃO
title_sort MÉTODO HUMANO-PROCESSUAL: CONTRIBUIÇÕES À PESQUISA EM EDUCAÇÃO
author Rossi, Rafael
author_facet Rossi, Rafael
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossi, Rafael
dc.subject.por.fl_str_mv Método Humano-Processual
Ciência
Catarse
Ética
topic Método Humano-Processual
Ciência
Catarse
Ética
description No presente artigo explicitamos, introdutoriamente, o método humano-processual em suas potencialidades analíticas e investigativas para a pesquisa em educação. A abordagem teórica e metodológica humano-processualista remonta à tradição filosófica que possui a preocupação em desvendar o movimento essencial do objeto como ele é em si mesmo. Além disso, em igual importância, há a preocupação com o processo catártico na dimensão ética no processo de produção do conhecimento. Desvendar o objeto em sua lógica imanente, nesse sentido, é tão relevante quanto à preocupação com o aprimoramento das individualidades envolvidas. Nesse sentido, o método humano-processual apresenta possibilidades tanto para a produção científica, quanto com relação à dimensão filosófica e ética do processo de formação humana que os indivíduos desenvolvem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/19714
10.55028/gd.v7i01.19714
url https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/19714
identifier_str_mv 10.55028/gd.v7i01.19714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/19714/13450
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/19714/13451
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista GESTO-Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista GESTO-Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
audio/mpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS.
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS.
dc.source.none.fl_str_mv Revista GESTO-Debate; v. 7 n. 01-30 (2023): 2023 - Fluxo Contínuo
2595-3109
reponame:GESTO-Debate
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str GESTO-Debate
collection GESTO-Debate
repository.name.fl_str_mv GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv r.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com
_version_ 1797239857390551041