Por que Ensinar Arte na Escola? Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabiane Rizo Salomão
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Tatiane Superti, Rodrigo Lima Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GESTO-Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17121
Resumo: Neste texto realizamos algumas reflexões acerca da importância do ensino de arte na escola, desde a Educação Infantil, em suas diversas manifestações, como nas artes visuais, música e literatura, tendo como base teórica os fundamentos da Psicologia histórico-cultural e da Pedagogia histórico-crítica. Para tanto, apresentaremos uma definição sobre a arte, sua gênese histórica, especificidades e contribuições para o desenvolvimento do psiquismo humano por meio da educação escolar.
id UFMS-5_dea1eddb4066229453246cb12fc8382e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/17121
network_acronym_str UFMS-5
network_name_str GESTO-Debate
repository_id_str
spelling Por que Ensinar Arte na Escola? Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-CríticaNeste texto realizamos algumas reflexões acerca da importância do ensino de arte na escola, desde a Educação Infantil, em suas diversas manifestações, como nas artes visuais, música e literatura, tendo como base teórica os fundamentos da Psicologia histórico-cultural e da Pedagogia histórico-crítica. Para tanto, apresentaremos uma definição sobre a arte, sua gênese histórica, especificidades e contribuições para o desenvolvimento do psiquismo humano por meio da educação escolar.Faculdade de Educação, UFMS, Campo Grande -MS.2022-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfaudio/x-wavhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17121 Revista GESTO-Debate; v. 5 n. 01-12 (2021): 2021 - Fluxo Contínuo2595-3109reponame:GESTO-Debateinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17121/11376https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17121/11537Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessFabiane Rizo Salomão Tatiane SupertiRodrigo Lima Nunes2022-10-21T23:04:42Zoai:periodicos.ufms.br:article/17121Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebateONGhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/oair.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com2595-31092595-3109opendoar:2022-10-21T23:04:42GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Por que Ensinar Arte na Escola? Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica
title Por que Ensinar Arte na Escola? Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica
spellingShingle Por que Ensinar Arte na Escola? Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica
Fabiane Rizo Salomão
title_short Por que Ensinar Arte na Escola? Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica
title_full Por que Ensinar Arte na Escola? Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica
title_fullStr Por que Ensinar Arte na Escola? Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica
title_full_unstemmed Por que Ensinar Arte na Escola? Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica
title_sort Por que Ensinar Arte na Escola? Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica
author Fabiane Rizo Salomão
author_facet Fabiane Rizo Salomão
Tatiane Superti
Rodrigo Lima Nunes
author_role author
author2 Tatiane Superti
Rodrigo Lima Nunes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fabiane Rizo Salomão
Tatiane Superti
Rodrigo Lima Nunes
description Neste texto realizamos algumas reflexões acerca da importância do ensino de arte na escola, desde a Educação Infantil, em suas diversas manifestações, como nas artes visuais, música e literatura, tendo como base teórica os fundamentos da Psicologia histórico-cultural e da Pedagogia histórico-crítica. Para tanto, apresentaremos uma definição sobre a arte, sua gênese histórica, especificidades e contribuições para o desenvolvimento do psiquismo humano por meio da educação escolar.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17121
url https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17121/11376
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17121/11537
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
audio/x-wav
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação, UFMS, Campo Grande -MS.
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação, UFMS, Campo Grande -MS.
dc.source.none.fl_str_mv Revista GESTO-Debate; v. 5 n. 01-12 (2021): 2021 - Fluxo Contínuo
2595-3109
reponame:GESTO-Debate
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str GESTO-Debate
collection GESTO-Debate
repository.name.fl_str_mv GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv r.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com
_version_ 1797239857521623040