Por que Ensinar Arte na Escola? Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GESTO-Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17121 |
Resumo: | Neste texto realizamos algumas reflexões acerca da importância do ensino de arte na escola, desde a Educação Infantil, em suas diversas manifestações, como nas artes visuais, música e literatura, tendo como base teórica os fundamentos da Psicologia histórico-cultural e da Pedagogia histórico-crítica. Para tanto, apresentaremos uma definição sobre a arte, sua gênese histórica, especificidades e contribuições para o desenvolvimento do psiquismo humano por meio da educação escolar. |
id |
UFMS-5_dea1eddb4066229453246cb12fc8382e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/17121 |
network_acronym_str |
UFMS-5 |
network_name_str |
GESTO-Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
Por que Ensinar Arte na Escola? Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-CríticaNeste texto realizamos algumas reflexões acerca da importância do ensino de arte na escola, desde a Educação Infantil, em suas diversas manifestações, como nas artes visuais, música e literatura, tendo como base teórica os fundamentos da Psicologia histórico-cultural e da Pedagogia histórico-crítica. Para tanto, apresentaremos uma definição sobre a arte, sua gênese histórica, especificidades e contribuições para o desenvolvimento do psiquismo humano por meio da educação escolar.Faculdade de Educação, UFMS, Campo Grande -MS.2022-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfaudio/x-wavhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17121 Revista GESTO-Debate; v. 5 n. 01-12 (2021): 2021 - Fluxo Contínuo2595-3109reponame:GESTO-Debateinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17121/11376https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17121/11537Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessFabiane Rizo Salomão Tatiane SupertiRodrigo Lima Nunes2022-10-21T23:04:42Zoai:periodicos.ufms.br:article/17121Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebateONGhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/oair.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com2595-31092595-3109opendoar:2022-10-21T23:04:42GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por que Ensinar Arte na Escola? Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica |
title |
Por que Ensinar Arte na Escola? Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica |
spellingShingle |
Por que Ensinar Arte na Escola? Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica Fabiane Rizo Salomão |
title_short |
Por que Ensinar Arte na Escola? Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica |
title_full |
Por que Ensinar Arte na Escola? Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica |
title_fullStr |
Por que Ensinar Arte na Escola? Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica |
title_full_unstemmed |
Por que Ensinar Arte na Escola? Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica |
title_sort |
Por que Ensinar Arte na Escola? Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica |
author |
Fabiane Rizo Salomão |
author_facet |
Fabiane Rizo Salomão Tatiane Superti Rodrigo Lima Nunes |
author_role |
author |
author2 |
Tatiane Superti Rodrigo Lima Nunes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fabiane Rizo Salomão Tatiane Superti Rodrigo Lima Nunes |
description |
Neste texto realizamos algumas reflexões acerca da importância do ensino de arte na escola, desde a Educação Infantil, em suas diversas manifestações, como nas artes visuais, música e literatura, tendo como base teórica os fundamentos da Psicologia histórico-cultural e da Pedagogia histórico-crítica. Para tanto, apresentaremos uma definição sobre a arte, sua gênese histórica, especificidades e contribuições para o desenvolvimento do psiquismo humano por meio da educação escolar. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17121 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17121 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17121/11376 https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17121/11537 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf audio/x-wav |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação, UFMS, Campo Grande -MS. |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação, UFMS, Campo Grande -MS. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GESTO-Debate; v. 5 n. 01-12 (2021): 2021 - Fluxo Contínuo 2595-3109 reponame:GESTO-Debate instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
GESTO-Debate |
collection |
GESTO-Debate |
repository.name.fl_str_mv |
GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
r.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com |
_version_ |
1797239857521623040 |