THE BLACK PROTAGONISM IN THE AMORAS CHILDREN'S LITERATURE, OF EMICIDA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho Marques, Janaína de Lurdes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Takano Sader, Letícia, Piante Chotolli, Wesley
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GESTO-Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17533
Resumo: Considerando a necessidade de reflexão sobre o protagonismo negro na literatura infantil e as possibilidades de inserção dos debates raciais na educação infantil, objetiva-se problematizar a questão da representatividade negra a partir da leitura do livro infanto-juvenil Amoras, escrito pelo rapper Emicida. Para tanto, utiliza-se de pesquisa qualitativa com o uso de questionários abertos para compreender o modo como três professoras de escolas municipais mobilizam os saberes necessários para a produção de uma consciência étnico-racial plural e democrática. Nessa perspectiva, observa-se que as docentes possuem conhecimentos sobre títulos que abordam a questão e consideram a literatura um importante mecanismo de aprendizado, permitindo concluir que a escola é uma importante instituição social para a desconstrução de estereótipos e preconceitos sobre as identidades negras.
id UFMS-5_ef3c89bea89934f1a39df41827edd11d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/17533
network_acronym_str UFMS-5
network_name_str GESTO-Debate
repository_id_str
spelling THE BLACK PROTAGONISM IN THE AMORAS CHILDREN'S LITERATURE, OF EMICIDAO PROTAGONISMO NEGRO NA LITERATURA INFANTIL AMORAS, DE EMICIDA(dis)constructionBlack identitiesChildren's literature(des)construçãoIdentidades negrasLiteratura infantilConsiderando a necessidade de reflexão sobre o protagonismo negro na literatura infantil e as possibilidades de inserção dos debates raciais na educação infantil, objetiva-se problematizar a questão da representatividade negra a partir da leitura do livro infanto-juvenil Amoras, escrito pelo rapper Emicida. Para tanto, utiliza-se de pesquisa qualitativa com o uso de questionários abertos para compreender o modo como três professoras de escolas municipais mobilizam os saberes necessários para a produção de uma consciência étnico-racial plural e democrática. Nessa perspectiva, observa-se que as docentes possuem conhecimentos sobre títulos que abordam a questão e consideram a literatura um importante mecanismo de aprendizado, permitindo concluir que a escola é uma importante instituição social para a desconstrução de estereótipos e preconceitos sobre as identidades negras.Considerando a necessidade de reflexão sobre o protagonismo negro na literatura infantil e as possibilidades de inserção dos debates raciais na educação infantil, objetiva-se problematizar a questão da representatividade negra a partir da leitura do livro infanto-juvenil Amoras, escrito pelo rapper Emicida. Para tanto, utiliza-se de pesquisa qualitativa com o uso de questionários abertos para compreender o modo como três professoras de escolas municipais mobilizam os saberes necessários para a produção de uma consciência étnico-racial plural e democrática. Nessa perspectiva, observa-se que as docentes possuem conhecimentos sobre títulos que abordam a questão e consideram a literatura um importante mecanismo de aprendizado, permitindo concluir que a escola é uma importante instituição social para a desconstrução de estereótipos e preconceitos sobre as identidades negras.Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS.2022-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfaudio/x-wavhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/1753310.55028/gd.v6i01-24.17533 Revista GESTO-Debate; v. 6 n. 01-31 (2022): 2022 - Fluxo Contínuo2595-3109reponame:GESTO-Debateinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17533/12050https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17533/12052Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarinho Marques, Janaína de LurdesTakano Sader, LetíciaPiante Chotolli, Wesley2023-02-01T18:28:14Zoai:periodicos.ufms.br:article/17533Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebateONGhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/oair.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com2595-31092595-3109opendoar:2023-02-01T18:28:14GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv THE BLACK PROTAGONISM IN THE AMORAS CHILDREN'S LITERATURE, OF EMICIDA
O PROTAGONISMO NEGRO NA LITERATURA INFANTIL AMORAS, DE EMICIDA
title THE BLACK PROTAGONISM IN THE AMORAS CHILDREN'S LITERATURE, OF EMICIDA
spellingShingle THE BLACK PROTAGONISM IN THE AMORAS CHILDREN'S LITERATURE, OF EMICIDA
Marinho Marques, Janaína de Lurdes
(dis)construction
Black identities
Children's literature
(des)construção
Identidades negras
Literatura infantil
title_short THE BLACK PROTAGONISM IN THE AMORAS CHILDREN'S LITERATURE, OF EMICIDA
title_full THE BLACK PROTAGONISM IN THE AMORAS CHILDREN'S LITERATURE, OF EMICIDA
title_fullStr THE BLACK PROTAGONISM IN THE AMORAS CHILDREN'S LITERATURE, OF EMICIDA
title_full_unstemmed THE BLACK PROTAGONISM IN THE AMORAS CHILDREN'S LITERATURE, OF EMICIDA
title_sort THE BLACK PROTAGONISM IN THE AMORAS CHILDREN'S LITERATURE, OF EMICIDA
author Marinho Marques, Janaína de Lurdes
author_facet Marinho Marques, Janaína de Lurdes
Takano Sader, Letícia
Piante Chotolli, Wesley
author_role author
author2 Takano Sader, Letícia
Piante Chotolli, Wesley
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho Marques, Janaína de Lurdes
Takano Sader, Letícia
Piante Chotolli, Wesley
dc.subject.por.fl_str_mv (dis)construction
Black identities
Children's literature
(des)construção
Identidades negras
Literatura infantil
topic (dis)construction
Black identities
Children's literature
(des)construção
Identidades negras
Literatura infantil
description Considerando a necessidade de reflexão sobre o protagonismo negro na literatura infantil e as possibilidades de inserção dos debates raciais na educação infantil, objetiva-se problematizar a questão da representatividade negra a partir da leitura do livro infanto-juvenil Amoras, escrito pelo rapper Emicida. Para tanto, utiliza-se de pesquisa qualitativa com o uso de questionários abertos para compreender o modo como três professoras de escolas municipais mobilizam os saberes necessários para a produção de uma consciência étnico-racial plural e democrática. Nessa perspectiva, observa-se que as docentes possuem conhecimentos sobre títulos que abordam a questão e consideram a literatura um importante mecanismo de aprendizado, permitindo concluir que a escola é uma importante instituição social para a desconstrução de estereótipos e preconceitos sobre as identidades negras.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17533
10.55028/gd.v6i01-24.17533
url https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17533
identifier_str_mv 10.55028/gd.v6i01-24.17533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17533/12050
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17533/12052
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
audio/x-wav
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS.
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS.
dc.source.none.fl_str_mv Revista GESTO-Debate; v. 6 n. 01-31 (2022): 2022 - Fluxo Contínuo
2595-3109
reponame:GESTO-Debate
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str GESTO-Debate
collection GESTO-Debate
repository.name.fl_str_mv GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv r.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com
_version_ 1797239857333927936