THE BLACK PROTAGONISM IN THE AMORAS CHILDREN'S LITERATURE, OF EMICIDA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GESTO-Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17533 |
Resumo: | Considerando a necessidade de reflexão sobre o protagonismo negro na literatura infantil e as possibilidades de inserção dos debates raciais na educação infantil, objetiva-se problematizar a questão da representatividade negra a partir da leitura do livro infanto-juvenil Amoras, escrito pelo rapper Emicida. Para tanto, utiliza-se de pesquisa qualitativa com o uso de questionários abertos para compreender o modo como três professoras de escolas municipais mobilizam os saberes necessários para a produção de uma consciência étnico-racial plural e democrática. Nessa perspectiva, observa-se que as docentes possuem conhecimentos sobre títulos que abordam a questão e consideram a literatura um importante mecanismo de aprendizado, permitindo concluir que a escola é uma importante instituição social para a desconstrução de estereótipos e preconceitos sobre as identidades negras. |
id |
UFMS-5_ef3c89bea89934f1a39df41827edd11d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/17533 |
network_acronym_str |
UFMS-5 |
network_name_str |
GESTO-Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
THE BLACK PROTAGONISM IN THE AMORAS CHILDREN'S LITERATURE, OF EMICIDAO PROTAGONISMO NEGRO NA LITERATURA INFANTIL AMORAS, DE EMICIDA(dis)constructionBlack identitiesChildren's literature(des)construçãoIdentidades negrasLiteratura infantilConsiderando a necessidade de reflexão sobre o protagonismo negro na literatura infantil e as possibilidades de inserção dos debates raciais na educação infantil, objetiva-se problematizar a questão da representatividade negra a partir da leitura do livro infanto-juvenil Amoras, escrito pelo rapper Emicida. Para tanto, utiliza-se de pesquisa qualitativa com o uso de questionários abertos para compreender o modo como três professoras de escolas municipais mobilizam os saberes necessários para a produção de uma consciência étnico-racial plural e democrática. Nessa perspectiva, observa-se que as docentes possuem conhecimentos sobre títulos que abordam a questão e consideram a literatura um importante mecanismo de aprendizado, permitindo concluir que a escola é uma importante instituição social para a desconstrução de estereótipos e preconceitos sobre as identidades negras.Considerando a necessidade de reflexão sobre o protagonismo negro na literatura infantil e as possibilidades de inserção dos debates raciais na educação infantil, objetiva-se problematizar a questão da representatividade negra a partir da leitura do livro infanto-juvenil Amoras, escrito pelo rapper Emicida. Para tanto, utiliza-se de pesquisa qualitativa com o uso de questionários abertos para compreender o modo como três professoras de escolas municipais mobilizam os saberes necessários para a produção de uma consciência étnico-racial plural e democrática. Nessa perspectiva, observa-se que as docentes possuem conhecimentos sobre títulos que abordam a questão e consideram a literatura um importante mecanismo de aprendizado, permitindo concluir que a escola é uma importante instituição social para a desconstrução de estereótipos e preconceitos sobre as identidades negras.Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS.2022-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfaudio/x-wavhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/1753310.55028/gd.v6i01-24.17533 Revista GESTO-Debate; v. 6 n. 01-31 (2022): 2022 - Fluxo Contínuo2595-3109reponame:GESTO-Debateinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17533/12050https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17533/12052Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarinho Marques, Janaína de LurdesTakano Sader, LetíciaPiante Chotolli, Wesley2023-02-01T18:28:14Zoai:periodicos.ufms.br:article/17533Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebateONGhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/oair.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com2595-31092595-3109opendoar:2023-02-01T18:28:14GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
THE BLACK PROTAGONISM IN THE AMORAS CHILDREN'S LITERATURE, OF EMICIDA O PROTAGONISMO NEGRO NA LITERATURA INFANTIL AMORAS, DE EMICIDA |
title |
THE BLACK PROTAGONISM IN THE AMORAS CHILDREN'S LITERATURE, OF EMICIDA |
spellingShingle |
THE BLACK PROTAGONISM IN THE AMORAS CHILDREN'S LITERATURE, OF EMICIDA Marinho Marques, Janaína de Lurdes (dis)construction Black identities Children's literature (des)construção Identidades negras Literatura infantil |
title_short |
THE BLACK PROTAGONISM IN THE AMORAS CHILDREN'S LITERATURE, OF EMICIDA |
title_full |
THE BLACK PROTAGONISM IN THE AMORAS CHILDREN'S LITERATURE, OF EMICIDA |
title_fullStr |
THE BLACK PROTAGONISM IN THE AMORAS CHILDREN'S LITERATURE, OF EMICIDA |
title_full_unstemmed |
THE BLACK PROTAGONISM IN THE AMORAS CHILDREN'S LITERATURE, OF EMICIDA |
title_sort |
THE BLACK PROTAGONISM IN THE AMORAS CHILDREN'S LITERATURE, OF EMICIDA |
author |
Marinho Marques, Janaína de Lurdes |
author_facet |
Marinho Marques, Janaína de Lurdes Takano Sader, Letícia Piante Chotolli, Wesley |
author_role |
author |
author2 |
Takano Sader, Letícia Piante Chotolli, Wesley |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marinho Marques, Janaína de Lurdes Takano Sader, Letícia Piante Chotolli, Wesley |
dc.subject.por.fl_str_mv |
(dis)construction Black identities Children's literature (des)construção Identidades negras Literatura infantil |
topic |
(dis)construction Black identities Children's literature (des)construção Identidades negras Literatura infantil |
description |
Considerando a necessidade de reflexão sobre o protagonismo negro na literatura infantil e as possibilidades de inserção dos debates raciais na educação infantil, objetiva-se problematizar a questão da representatividade negra a partir da leitura do livro infanto-juvenil Amoras, escrito pelo rapper Emicida. Para tanto, utiliza-se de pesquisa qualitativa com o uso de questionários abertos para compreender o modo como três professoras de escolas municipais mobilizam os saberes necessários para a produção de uma consciência étnico-racial plural e democrática. Nessa perspectiva, observa-se que as docentes possuem conhecimentos sobre títulos que abordam a questão e consideram a literatura um importante mecanismo de aprendizado, permitindo concluir que a escola é uma importante instituição social para a desconstrução de estereótipos e preconceitos sobre as identidades negras. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17533 10.55028/gd.v6i01-24.17533 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17533 |
identifier_str_mv |
10.55028/gd.v6i01-24.17533 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17533/12050 https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17533/12052 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf audio/x-wav |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS. |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GESTO-Debate; v. 6 n. 01-31 (2022): 2022 - Fluxo Contínuo 2595-3109 reponame:GESTO-Debate instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
GESTO-Debate |
collection |
GESTO-Debate |
repository.name.fl_str_mv |
GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
r.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com |
_version_ |
1797239857333927936 |