A tessitura da mulher-professora em uma narrativa autobiográfica do brincar da criança com deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Simone de Paula Rocha
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Albuquerque (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHis/article/view/6003
Resumo:   Neste artigo tenciono discutir sobre o silenciamento da mulher em uma sociedade patriarcal, da criança com deficiência em uma sociedade normatizada e pensar sobre o processo do brincar em suas relações com a educação. Como ocorreu o processo de emancipação, ou tentativa desta, em minha busca como mulher no espaço público? Como se constitui a professora tecelã de uma educação de sensibilidade e o brincar da criança com deficiência? Desse modo, sob a perspectiva metodológica da narrativa autobiográfica, busco discutir os enfrentamentos que demarcam as diferentes interfaces da mulher-professora do Atendimento Educacional Especializado. Trata-se de pesquisa em andamento, cujos resultados apontam que à criança com deficiência também brinca e se expressa num diálogo constante com o Outro. 
id UFMS-6_c23c6ec09cc92d65291d5a99abc27f47
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/6003
network_acronym_str UFMS-6
network_name_str Albuquerque (Online)
repository_id_str
spelling A tessitura da mulher-professora em uma narrativa autobiográfica do brincar da criança com deficiência  Neste artigo tenciono discutir sobre o silenciamento da mulher em uma sociedade patriarcal, da criança com deficiência em uma sociedade normatizada e pensar sobre o processo do brincar em suas relações com a educação. Como ocorreu o processo de emancipação, ou tentativa desta, em minha busca como mulher no espaço público? Como se constitui a professora tecelã de uma educação de sensibilidade e o brincar da criança com deficiência? Desse modo, sob a perspectiva metodológica da narrativa autobiográfica, busco discutir os enfrentamentos que demarcam as diferentes interfaces da mulher-professora do Atendimento Educacional Especializado. Trata-se de pesquisa em andamento, cujos resultados apontam que à criança com deficiência também brinca e se expressa num diálogo constante com o Outro. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul2018-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHis/article/view/600310.46401/ajh.2018.v10.6003albuquerque: journal of history; Vol 10 No 19 (2018): Dossiê: Patrimônio, cultura material e imaterial: diálogos e perspectivasalbuquerque: revista de historia; Vol. 10 Núm. 19 (2018): Dossiê: Patrimônio, cultura material e imaterial: diálogos e perspectivasalbuquerque: revista de história; v. 10 n. 19 (2018): Dossiê: Patrimônio, cultura material e imaterial: diálogos e perspectivas2526-72801983-9472reponame:Albuquerque (Online)instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHis/article/view/6003/5300Souza, Simone de Paula Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-18T20:41:44Zoai:periodicos.ufms.br:article/6003Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHisPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHis/oairevista.albuquerque@ufms.br||revista.albuquerque@ufms.br1983-94722526-7280opendoar:2020-05-18T20:41:44Albuquerque (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv A tessitura da mulher-professora em uma narrativa autobiográfica do brincar da criança com deficiência
title A tessitura da mulher-professora em uma narrativa autobiográfica do brincar da criança com deficiência
spellingShingle A tessitura da mulher-professora em uma narrativa autobiográfica do brincar da criança com deficiência
Souza, Simone de Paula Rocha
title_short A tessitura da mulher-professora em uma narrativa autobiográfica do brincar da criança com deficiência
title_full A tessitura da mulher-professora em uma narrativa autobiográfica do brincar da criança com deficiência
title_fullStr A tessitura da mulher-professora em uma narrativa autobiográfica do brincar da criança com deficiência
title_full_unstemmed A tessitura da mulher-professora em uma narrativa autobiográfica do brincar da criança com deficiência
title_sort A tessitura da mulher-professora em uma narrativa autobiográfica do brincar da criança com deficiência
author Souza, Simone de Paula Rocha
author_facet Souza, Simone de Paula Rocha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Simone de Paula Rocha
description   Neste artigo tenciono discutir sobre o silenciamento da mulher em uma sociedade patriarcal, da criança com deficiência em uma sociedade normatizada e pensar sobre o processo do brincar em suas relações com a educação. Como ocorreu o processo de emancipação, ou tentativa desta, em minha busca como mulher no espaço público? Como se constitui a professora tecelã de uma educação de sensibilidade e o brincar da criança com deficiência? Desse modo, sob a perspectiva metodológica da narrativa autobiográfica, busco discutir os enfrentamentos que demarcam as diferentes interfaces da mulher-professora do Atendimento Educacional Especializado. Trata-se de pesquisa em andamento, cujos resultados apontam que à criança com deficiência também brinca e se expressa num diálogo constante com o Outro. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHis/article/view/6003
10.46401/ajh.2018.v10.6003
url https://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHis/article/view/6003
identifier_str_mv 10.46401/ajh.2018.v10.6003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHis/article/view/6003/5300
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.source.none.fl_str_mv albuquerque: journal of history; Vol 10 No 19 (2018): Dossiê: Patrimônio, cultura material e imaterial: diálogos e perspectivas
albuquerque: revista de historia; Vol. 10 Núm. 19 (2018): Dossiê: Patrimônio, cultura material e imaterial: diálogos e perspectivas
albuquerque: revista de história; v. 10 n. 19 (2018): Dossiê: Patrimônio, cultura material e imaterial: diálogos e perspectivas
2526-7280
1983-9472
reponame:Albuquerque (Online)
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Albuquerque (Online)
collection Albuquerque (Online)
repository.name.fl_str_mv Albuquerque (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv revista.albuquerque@ufms.br||revista.albuquerque@ufms.br
_version_ 1797068877497106432