A tessitura da mulher-professora em uma narrativa autobiográfica do brincar da criança com deficiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Albuquerque (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHis/article/view/6003 |
Resumo: | Neste artigo tenciono discutir sobre o silenciamento da mulher em uma sociedade patriarcal, da criança com deficiência em uma sociedade normatizada e pensar sobre o processo do brincar em suas relações com a educação. Como ocorreu o processo de emancipação, ou tentativa desta, em minha busca como mulher no espaço público? Como se constitui a professora tecelã de uma educação de sensibilidade e o brincar da criança com deficiência? Desse modo, sob a perspectiva metodológica da narrativa autobiográfica, busco discutir os enfrentamentos que demarcam as diferentes interfaces da mulher-professora do Atendimento Educacional Especializado. Trata-se de pesquisa em andamento, cujos resultados apontam que à criança com deficiência também brinca e se expressa num diálogo constante com o Outro. |
id |
UFMS-6_c23c6ec09cc92d65291d5a99abc27f47 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/6003 |
network_acronym_str |
UFMS-6 |
network_name_str |
Albuquerque (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A tessitura da mulher-professora em uma narrativa autobiográfica do brincar da criança com deficiência Neste artigo tenciono discutir sobre o silenciamento da mulher em uma sociedade patriarcal, da criança com deficiência em uma sociedade normatizada e pensar sobre o processo do brincar em suas relações com a educação. Como ocorreu o processo de emancipação, ou tentativa desta, em minha busca como mulher no espaço público? Como se constitui a professora tecelã de uma educação de sensibilidade e o brincar da criança com deficiência? Desse modo, sob a perspectiva metodológica da narrativa autobiográfica, busco discutir os enfrentamentos que demarcam as diferentes interfaces da mulher-professora do Atendimento Educacional Especializado. Trata-se de pesquisa em andamento, cujos resultados apontam que à criança com deficiência também brinca e se expressa num diálogo constante com o Outro. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul2018-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHis/article/view/600310.46401/ajh.2018.v10.6003albuquerque: journal of history; Vol 10 No 19 (2018): Dossiê: Patrimônio, cultura material e imaterial: diálogos e perspectivasalbuquerque: revista de historia; Vol. 10 Núm. 19 (2018): Dossiê: Patrimônio, cultura material e imaterial: diálogos e perspectivasalbuquerque: revista de história; v. 10 n. 19 (2018): Dossiê: Patrimônio, cultura material e imaterial: diálogos e perspectivas2526-72801983-9472reponame:Albuquerque (Online)instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHis/article/view/6003/5300Souza, Simone de Paula Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-18T20:41:44Zoai:periodicos.ufms.br:article/6003Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHisPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHis/oairevista.albuquerque@ufms.br||revista.albuquerque@ufms.br1983-94722526-7280opendoar:2020-05-18T20:41:44Albuquerque (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A tessitura da mulher-professora em uma narrativa autobiográfica do brincar da criança com deficiência |
title |
A tessitura da mulher-professora em uma narrativa autobiográfica do brincar da criança com deficiência |
spellingShingle |
A tessitura da mulher-professora em uma narrativa autobiográfica do brincar da criança com deficiência Souza, Simone de Paula Rocha |
title_short |
A tessitura da mulher-professora em uma narrativa autobiográfica do brincar da criança com deficiência |
title_full |
A tessitura da mulher-professora em uma narrativa autobiográfica do brincar da criança com deficiência |
title_fullStr |
A tessitura da mulher-professora em uma narrativa autobiográfica do brincar da criança com deficiência |
title_full_unstemmed |
A tessitura da mulher-professora em uma narrativa autobiográfica do brincar da criança com deficiência |
title_sort |
A tessitura da mulher-professora em uma narrativa autobiográfica do brincar da criança com deficiência |
author |
Souza, Simone de Paula Rocha |
author_facet |
Souza, Simone de Paula Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Simone de Paula Rocha |
description |
Neste artigo tenciono discutir sobre o silenciamento da mulher em uma sociedade patriarcal, da criança com deficiência em uma sociedade normatizada e pensar sobre o processo do brincar em suas relações com a educação. Como ocorreu o processo de emancipação, ou tentativa desta, em minha busca como mulher no espaço público? Como se constitui a professora tecelã de uma educação de sensibilidade e o brincar da criança com deficiência? Desse modo, sob a perspectiva metodológica da narrativa autobiográfica, busco discutir os enfrentamentos que demarcam as diferentes interfaces da mulher-professora do Atendimento Educacional Especializado. Trata-se de pesquisa em andamento, cujos resultados apontam que à criança com deficiência também brinca e se expressa num diálogo constante com o Outro. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHis/article/view/6003 10.46401/ajh.2018.v10.6003 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHis/article/view/6003 |
identifier_str_mv |
10.46401/ajh.2018.v10.6003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHis/article/view/6003/5300 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
albuquerque: journal of history; Vol 10 No 19 (2018): Dossiê: Patrimônio, cultura material e imaterial: diálogos e perspectivas albuquerque: revista de historia; Vol. 10 Núm. 19 (2018): Dossiê: Patrimônio, cultura material e imaterial: diálogos e perspectivas albuquerque: revista de história; v. 10 n. 19 (2018): Dossiê: Patrimônio, cultura material e imaterial: diálogos e perspectivas 2526-7280 1983-9472 reponame:Albuquerque (Online) instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Albuquerque (Online) |
collection |
Albuquerque (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Albuquerque (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.albuquerque@ufms.br||revista.albuquerque@ufms.br |
_version_ |
1797068877497106432 |