Desenhando experiências com o brincar: narrativas autobiográficas de professores de Educação Física em Formação inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Mayrhon José Abrantes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Souza, Adriano Lopes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1545
Resumo: O presente artigo tem como objetivo discutir aspectos acerca do brincar que compõem os saberes docentes de professores de Educação Física em formação inicial de um Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Para tanto, utilizou-se como instrumentos de pesquisa a produção de desenhos temáticos e narrativas autobiográficas. Os resultados apontaram que as brincadeiras reveladas pelos sujeitos estão presentes em seus processos formativos dentro e fora da universidade, cercando os conhecimentos que delineiam o trabalho docente. Concluiu-se que a brincadeira não é um tópico perdido em uma memória remota infantil, visto que os acervos revelados pelos sujeitos em suas produções estão arraigados em seus processos formativos dentro e fora da universidade.
id USF_f69d1ea4cb84a1a1c2766258fa44036b
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1545
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Desenhando experiências com o brincar: narrativas autobiográficas de professores de Educação Física em Formação inicialO presente artigo tem como objetivo discutir aspectos acerca do brincar que compõem os saberes docentes de professores de Educação Física em formação inicial de um Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Para tanto, utilizou-se como instrumentos de pesquisa a produção de desenhos temáticos e narrativas autobiográficas. Os resultados apontaram que as brincadeiras reveladas pelos sujeitos estão presentes em seus processos formativos dentro e fora da universidade, cercando os conhecimentos que delineiam o trabalho docente. Concluiu-se que a brincadeira não é um tópico perdido em uma memória remota infantil, visto que os acervos revelados pelos sujeitos em suas produções estão arraigados em seus processos formativos dentro e fora da universidade.Universidade São Francisco2023-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/154510.24933/horizontes.v41i1.1545Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e0230222317-109X0103-770610.24933/horizontes.v41i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1545/726Copyright (c) 2023 Mayrhon José Abrantes Farias, Adriano Lopes de Souzahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Mayrhon José Abrantes Souza, Adriano Lopes de 2023-11-30T18:30:35Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1545Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-11-30T18:30:35Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenhando experiências com o brincar: narrativas autobiográficas de professores de Educação Física em Formação inicial
title Desenhando experiências com o brincar: narrativas autobiográficas de professores de Educação Física em Formação inicial
spellingShingle Desenhando experiências com o brincar: narrativas autobiográficas de professores de Educação Física em Formação inicial
Farias, Mayrhon José Abrantes
title_short Desenhando experiências com o brincar: narrativas autobiográficas de professores de Educação Física em Formação inicial
title_full Desenhando experiências com o brincar: narrativas autobiográficas de professores de Educação Física em Formação inicial
title_fullStr Desenhando experiências com o brincar: narrativas autobiográficas de professores de Educação Física em Formação inicial
title_full_unstemmed Desenhando experiências com o brincar: narrativas autobiográficas de professores de Educação Física em Formação inicial
title_sort Desenhando experiências com o brincar: narrativas autobiográficas de professores de Educação Física em Formação inicial
author Farias, Mayrhon José Abrantes
author_facet Farias, Mayrhon José Abrantes
Souza, Adriano Lopes de
author_role author
author2 Souza, Adriano Lopes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Mayrhon José Abrantes
Souza, Adriano Lopes de
description O presente artigo tem como objetivo discutir aspectos acerca do brincar que compõem os saberes docentes de professores de Educação Física em formação inicial de um Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Para tanto, utilizou-se como instrumentos de pesquisa a produção de desenhos temáticos e narrativas autobiográficas. Os resultados apontaram que as brincadeiras reveladas pelos sujeitos estão presentes em seus processos formativos dentro e fora da universidade, cercando os conhecimentos que delineiam o trabalho docente. Concluiu-se que a brincadeira não é um tópico perdido em uma memória remota infantil, visto que os acervos revelados pelos sujeitos em suas produções estão arraigados em seus processos formativos dentro e fora da universidade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1545
10.24933/horizontes.v41i1.1545
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1545
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v41i1.1545
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1545/726
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Mayrhon José Abrantes Farias, Adriano Lopes de Souza
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Mayrhon José Abrantes Farias, Adriano Lopes de Souza
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e023022
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v41i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051438480752640