Desenhando experiências com o brincar: narrativas autobiográficas de professores de Educação Física em Formação inicial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1545 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo discutir aspectos acerca do brincar que compõem os saberes docentes de professores de Educação Física em formação inicial de um Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Para tanto, utilizou-se como instrumentos de pesquisa a produção de desenhos temáticos e narrativas autobiográficas. Os resultados apontaram que as brincadeiras reveladas pelos sujeitos estão presentes em seus processos formativos dentro e fora da universidade, cercando os conhecimentos que delineiam o trabalho docente. Concluiu-se que a brincadeira não é um tópico perdido em uma memória remota infantil, visto que os acervos revelados pelos sujeitos em suas produções estão arraigados em seus processos formativos dentro e fora da universidade. |
id |
USF_f69d1ea4cb84a1a1c2766258fa44036b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1545 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenhando experiências com o brincar: narrativas autobiográficas de professores de Educação Física em Formação inicialO presente artigo tem como objetivo discutir aspectos acerca do brincar que compõem os saberes docentes de professores de Educação Física em formação inicial de um Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Para tanto, utilizou-se como instrumentos de pesquisa a produção de desenhos temáticos e narrativas autobiográficas. Os resultados apontaram que as brincadeiras reveladas pelos sujeitos estão presentes em seus processos formativos dentro e fora da universidade, cercando os conhecimentos que delineiam o trabalho docente. Concluiu-se que a brincadeira não é um tópico perdido em uma memória remota infantil, visto que os acervos revelados pelos sujeitos em suas produções estão arraigados em seus processos formativos dentro e fora da universidade.Universidade São Francisco2023-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/154510.24933/horizontes.v41i1.1545Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e0230222317-109X0103-770610.24933/horizontes.v41i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1545/726Copyright (c) 2023 Mayrhon José Abrantes Farias, Adriano Lopes de Souzahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Mayrhon José Abrantes Souza, Adriano Lopes de 2023-11-30T18:30:35Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1545Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-11-30T18:30:35Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenhando experiências com o brincar: narrativas autobiográficas de professores de Educação Física em Formação inicial |
title |
Desenhando experiências com o brincar: narrativas autobiográficas de professores de Educação Física em Formação inicial |
spellingShingle |
Desenhando experiências com o brincar: narrativas autobiográficas de professores de Educação Física em Formação inicial Farias, Mayrhon José Abrantes |
title_short |
Desenhando experiências com o brincar: narrativas autobiográficas de professores de Educação Física em Formação inicial |
title_full |
Desenhando experiências com o brincar: narrativas autobiográficas de professores de Educação Física em Formação inicial |
title_fullStr |
Desenhando experiências com o brincar: narrativas autobiográficas de professores de Educação Física em Formação inicial |
title_full_unstemmed |
Desenhando experiências com o brincar: narrativas autobiográficas de professores de Educação Física em Formação inicial |
title_sort |
Desenhando experiências com o brincar: narrativas autobiográficas de professores de Educação Física em Formação inicial |
author |
Farias, Mayrhon José Abrantes |
author_facet |
Farias, Mayrhon José Abrantes Souza, Adriano Lopes de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Adriano Lopes de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Mayrhon José Abrantes Souza, Adriano Lopes de |
description |
O presente artigo tem como objetivo discutir aspectos acerca do brincar que compõem os saberes docentes de professores de Educação Física em formação inicial de um Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Para tanto, utilizou-se como instrumentos de pesquisa a produção de desenhos temáticos e narrativas autobiográficas. Os resultados apontaram que as brincadeiras reveladas pelos sujeitos estão presentes em seus processos formativos dentro e fora da universidade, cercando os conhecimentos que delineiam o trabalho docente. Concluiu-se que a brincadeira não é um tópico perdido em uma memória remota infantil, visto que os acervos revelados pelos sujeitos em suas produções estão arraigados em seus processos formativos dentro e fora da universidade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1545 10.24933/horizontes.v41i1.1545 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1545 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v41i1.1545 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1545/726 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Mayrhon José Abrantes Farias, Adriano Lopes de Souza http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Mayrhon José Abrantes Farias, Adriano Lopes de Souza http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e023022 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v41i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051438480752640 |