Um retrato do entendimento dos professores dos Institutos Federais sobre Pensamento Computacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: EDILSON KAZUO KUBOTA
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMS
Texto Completo: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4056
Resumo: Although Computational Thinking (CT) is increasingly researched in the context of education, there are still few studies that investigate teachers’ views on the subject. Furthermore, the few studies addressing the topic are limited to qualitative approaches with small groups of teachers. In order to face this challenge and identify the teachers’ perception about CT, we conducted a quantitative study involving teachers from all regions of Brazil. Through the study, we mapped the software and pedagogical practices that promote skills associated with the theme and identified that only 36% of respondents know the concepts related to the CT, suggesting that the theme and related skills are still little known.
id UFMS_0e0004ba4f9b476b1218c28c51bed2fa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufms.br:123456789/4056
network_acronym_str UFMS
network_name_str Repositório Institucional da UFMS
repository_id_str 2124
spelling 2021-10-16T17:58:03Z2021-10-16T17:58:03Z2021https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4056Although Computational Thinking (CT) is increasingly researched in the context of education, there are still few studies that investigate teachers’ views on the subject. Furthermore, the few studies addressing the topic are limited to qualitative approaches with small groups of teachers. In order to face this challenge and identify the teachers’ perception about CT, we conducted a quantitative study involving teachers from all regions of Brazil. Through the study, we mapped the software and pedagogical practices that promote skills associated with the theme and identified that only 36% of respondents know the concepts related to the CT, suggesting that the theme and related skills are still little known.Embora o Pensamento Computacional (PC) seja cada vez mais pesquisado no contexto da educação, ainda são poucos os estudos que investigam a visão do docente sobre o assunto. Além disso, os poucos estudos abordando o tema se limitam a abordagens qualitativas com pequenos grupos de professores. No intuito de enfrentar esse desafio e identificar a percepção docente sobre o PC, conduzimos um estudo quantitativo envolvendo docentes de todas regiões do Brasil. Por meio do estudo, mapeamos os softwares e as práticas pedagógicas que promovem habilidades associadas ao tema e identificamos que apenas 36% dos entrevistados conhecem os conceitos relacionados ao PC, sugerindo que o tema e as habilidades relacionadas ainda são pouco conhecidas.Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do SulUFMSBrasilProfessores, Institutos Federais, Pensamento ComputacionalUm retrato do entendimento dos professores dos Institutos Federais sobre Pensamento Computacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAnderson Correa de LimaEDILSON KAZUO KUBOTAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILArtigo_Defesa_Template_SBC_v2.pdf.jpgArtigo_Defesa_Template_SBC_v2.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1583https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4056/3/Artigo_Defesa_Template_SBC_v2.pdf.jpg6be3ec6e35212516366f9c0c08107e06MD53TEXTArtigo_Defesa_Template_SBC_v2.pdf.txtArtigo_Defesa_Template_SBC_v2.pdf.txtExtracted texttext/plain52758https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4056/2/Artigo_Defesa_Template_SBC_v2.pdf.txtc59ace06cf90e410428202863973b60dMD52ORIGINALArtigo_Defesa_Template_SBC_v2.pdfArtigo_Defesa_Template_SBC_v2.pdfapplication/pdf256295https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4056/1/Artigo_Defesa_Template_SBC_v2.pdfc9d6648301dacb9115fbe346a8257fadMD51123456789/40562021-10-17 03:01:45.415oai:repositorio.ufms.br:123456789/4056Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242021-10-17T07:01:45Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um retrato do entendimento dos professores dos Institutos Federais sobre Pensamento Computacional
title Um retrato do entendimento dos professores dos Institutos Federais sobre Pensamento Computacional
spellingShingle Um retrato do entendimento dos professores dos Institutos Federais sobre Pensamento Computacional
EDILSON KAZUO KUBOTA
Professores, Institutos Federais, Pensamento Computacional
title_short Um retrato do entendimento dos professores dos Institutos Federais sobre Pensamento Computacional
title_full Um retrato do entendimento dos professores dos Institutos Federais sobre Pensamento Computacional
title_fullStr Um retrato do entendimento dos professores dos Institutos Federais sobre Pensamento Computacional
title_full_unstemmed Um retrato do entendimento dos professores dos Institutos Federais sobre Pensamento Computacional
title_sort Um retrato do entendimento dos professores dos Institutos Federais sobre Pensamento Computacional
author EDILSON KAZUO KUBOTA
author_facet EDILSON KAZUO KUBOTA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Anderson Correa de Lima
dc.contributor.author.fl_str_mv EDILSON KAZUO KUBOTA
contributor_str_mv Anderson Correa de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Professores, Institutos Federais, Pensamento Computacional
topic Professores, Institutos Federais, Pensamento Computacional
description Although Computational Thinking (CT) is increasingly researched in the context of education, there are still few studies that investigate teachers’ views on the subject. Furthermore, the few studies addressing the topic are limited to qualitative approaches with small groups of teachers. In order to face this challenge and identify the teachers’ perception about CT, we conducted a quantitative study involving teachers from all regions of Brazil. Through the study, we mapped the software and pedagogical practices that promote skills associated with the theme and identified that only 36% of respondents know the concepts related to the CT, suggesting that the theme and related skills are still little known.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-16T17:58:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-16T17:58:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4056
url https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMS
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Repositório Institucional da UFMS
collection Repositório Institucional da UFMS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4056/3/Artigo_Defesa_Template_SBC_v2.pdf.jpg
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4056/2/Artigo_Defesa_Template_SBC_v2.pdf.txt
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4056/1/Artigo_Defesa_Template_SBC_v2.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6be3ec6e35212516366f9c0c08107e06
c59ace06cf90e410428202863973b60d
c9d6648301dacb9115fbe346a8257fad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv ri.prograd@ufms.br
_version_ 1815448022801186816