Assessoria de imprensa 2.0: o uso das mídias sociais nas eleições municipais 2012, em Campo Grande-MS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMS |
Texto Completo: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2760 |
Resumo: | Identificar o uso das mídias sociais, especificamente Facebook e Twitter, nas campanhas eleitorais dos candidatos a prefeito de Campo Grande, em 2012, é o objetivo central deste estudo. Para as análises, foram selecionados Edson Giroto, Vander Loubet, Alcides Bernal, Reinaldo Azambuja e Marcelo Bluma. A escolha foi baseada naqueles que possuíssem perfis ou páginas estabelecidos no Twitter e no Facebook, no dia seis de julho de 2012, início oficial da campanha eleitoral. Por meio de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2010), a categorização dos resultados, definida a priori, teve base nos estudos em ciberjornalismo de Palácios (1999), sob os aspectos de suas características de forma e conteúdo (hipertextualidade, interatividade, multimidialidade, personalização, memória e instantaneidade). A investigação apontou que o conceito de comunicação digital foi adotado em todos os sítios web de redes digitais dos candidatos, em maior e menor escala. |
id |
UFMS_21bd748d6e351e7fa9644f973957c7cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufms.br:123456789/2760 |
network_acronym_str |
UFMS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMS |
repository_id_str |
2124 |
spelling |
2016-05-09T20:44:23Z2021-09-30T19:56:37Z2013https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2760Identificar o uso das mídias sociais, especificamente Facebook e Twitter, nas campanhas eleitorais dos candidatos a prefeito de Campo Grande, em 2012, é o objetivo central deste estudo. Para as análises, foram selecionados Edson Giroto, Vander Loubet, Alcides Bernal, Reinaldo Azambuja e Marcelo Bluma. A escolha foi baseada naqueles que possuíssem perfis ou páginas estabelecidos no Twitter e no Facebook, no dia seis de julho de 2012, início oficial da campanha eleitoral. Por meio de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2010), a categorização dos resultados, definida a priori, teve base nos estudos em ciberjornalismo de Palácios (1999), sob os aspectos de suas características de forma e conteúdo (hipertextualidade, interatividade, multimidialidade, personalização, memória e instantaneidade). A investigação apontou que o conceito de comunicação digital foi adotado em todos os sítios web de redes digitais dos candidatos, em maior e menor escala.ABSTRACT - Identify the use of social media, specifically Facebook and Twitter, in election campaigns of candidates for mayor of Campo Grande in 2012 is the main objective of this study. For the analysis we selected Edson Giroto Vander Loubet, Alcides Bernal, Reinaldo Azambuja and Marcelo Bluma. The choice was based on those who possess established profiles or pages on Twitter and Facebook on July 6, 2012, the official start of the election campaign. Through content analysis (Bardin, 2010), the categorization of results, defined a priori, was based on studies in online journalism by Palacios (1999) under the aspects of their characteristics of form and content (hypertextuality, interactivity, multimediality, customization, memory and immediacy). The research pointed out that the concept of digital communication has been adopted in all websites of digital networks of candidates in major and minor scale.porAssessores de ImprensaEleiçõesCampanha EleitoralMídia SocialPress AgentsElectionsPolitical CampaignsSocial MediaAssessoria de imprensa 2.0: o uso das mídias sociais nas eleições municipais 2012, em Campo Grande-MSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMartins, Gerson LuizSilva, Janaína Ivo dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILJanaína Ivo da Silva.pdf.jpgJanaína Ivo da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1209https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2760/4/Jana%c3%adna%20Ivo%20da%20Silva.pdf.jpg3d95909bf29343616eb42ebd515d551aMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2760/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALJanaína Ivo da Silva.pdfJanaína Ivo da Silva.pdfapplication/pdf6836540https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2760/1/Jana%c3%adna%20Ivo%20da%20Silva.pdf9badd099dee658f6186587b26dd51d58MD51TEXTJanaína Ivo da Silva.pdf.txtJanaína Ivo da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2760/3/Jana%c3%adna%20Ivo%20da%20Silva.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53123456789/27602021-09-30 15:56:37.346oai:repositorio.ufms.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242021-09-30T19:56:37Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Assessoria de imprensa 2.0: o uso das mídias sociais nas eleições municipais 2012, em Campo Grande-MS |
title |
Assessoria de imprensa 2.0: o uso das mídias sociais nas eleições municipais 2012, em Campo Grande-MS |
spellingShingle |
Assessoria de imprensa 2.0: o uso das mídias sociais nas eleições municipais 2012, em Campo Grande-MS Silva, Janaína Ivo da Assessores de Imprensa Eleições Campanha Eleitoral Mídia Social Press Agents Elections Political Campaigns Social Media |
title_short |
Assessoria de imprensa 2.0: o uso das mídias sociais nas eleições municipais 2012, em Campo Grande-MS |
title_full |
Assessoria de imprensa 2.0: o uso das mídias sociais nas eleições municipais 2012, em Campo Grande-MS |
title_fullStr |
Assessoria de imprensa 2.0: o uso das mídias sociais nas eleições municipais 2012, em Campo Grande-MS |
title_full_unstemmed |
Assessoria de imprensa 2.0: o uso das mídias sociais nas eleições municipais 2012, em Campo Grande-MS |
title_sort |
Assessoria de imprensa 2.0: o uso das mídias sociais nas eleições municipais 2012, em Campo Grande-MS |
author |
Silva, Janaína Ivo da |
author_facet |
Silva, Janaína Ivo da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Martins, Gerson Luiz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Janaína Ivo da |
contributor_str_mv |
Martins, Gerson Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Assessores de Imprensa Eleições Campanha Eleitoral Mídia Social Press Agents Elections Political Campaigns Social Media |
topic |
Assessores de Imprensa Eleições Campanha Eleitoral Mídia Social Press Agents Elections Political Campaigns Social Media |
description |
Identificar o uso das mídias sociais, especificamente Facebook e Twitter, nas campanhas eleitorais dos candidatos a prefeito de Campo Grande, em 2012, é o objetivo central deste estudo. Para as análises, foram selecionados Edson Giroto, Vander Loubet, Alcides Bernal, Reinaldo Azambuja e Marcelo Bluma. A escolha foi baseada naqueles que possuíssem perfis ou páginas estabelecidos no Twitter e no Facebook, no dia seis de julho de 2012, início oficial da campanha eleitoral. Por meio de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2010), a categorização dos resultados, definida a priori, teve base nos estudos em ciberjornalismo de Palácios (1999), sob os aspectos de suas características de forma e conteúdo (hipertextualidade, interatividade, multimidialidade, personalização, memória e instantaneidade). A investigação apontou que o conceito de comunicação digital foi adotado em todos os sítios web de redes digitais dos candidatos, em maior e menor escala. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-09T20:44:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-09-30T19:56:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2760 |
url |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2760 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMS instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMS |
collection |
Repositório Institucional da UFMS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2760/4/Jana%c3%adna%20Ivo%20da%20Silva.pdf.jpg https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2760/2/license.txt https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2760/1/Jana%c3%adna%20Ivo%20da%20Silva.pdf https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2760/3/Jana%c3%adna%20Ivo%20da%20Silva.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3d95909bf29343616eb42ebd515d551a 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 9badd099dee658f6186587b26dd51d58 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri.prograd@ufms.br |
_version_ |
1815448024066818048 |