Tradição e Modernidade: Os tankas na poética de Wilson Bueno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yamamoto, Cícera Rosa Segredo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMS
Texto Completo: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1540
Resumo: A composição poética tanka surgiu no Japão, por volta do ano 710, e é constituída por 31 sílabas distribuídas em cinco versos com 5-7-5-7-7 sílabas. Sua origem está no waka, forma poética que “cantava” trechos históricos e legendários da vida do povo nipônico. Wilson Bueno buscou nos tankas a inspiração para compor as obras pequeno tratado de brinquedos (1996) e Pincel de Kyoto (2008). Tendo como córpus de pesquisa os livros de Bueno que versam sobre o tanka, esta dissertação tem como objetivo evidenciar de que forma o escritor paranaense retoma a poesia tradicional do Japão e personaliza-a, incorporando a epifania – estratégia literária de alguns autores ocidentais do século XX –, conceito proposto por James Joyce, com inspiração Aquino, em Stephen Hero. Para tanto, este trabalho é dividido em três partes. Na primeira, traçamos o percurso sobre a origem e transformação do tanka no Japão; na segunda, dividida em duas seções, mostramos que o contato de Wilson Bueno com o povo e a cultura japonesa influenciaram-no intensamente, tanto que envereda pelo tanka, para, logo após, esboçarmos os pontos de convergência e divergência entre o tanka milenar e o tanka de Bueno. Na última, apresentamos a ruptura de Wilson Bueno em relação à forma tradicional nipônica, a partir do uso da epifania. Para fundamentarmos a nossa pesquisa, pautamo-nos, entre outros, nos estudos de Ezra Pound (2006), Eico Suzuki (1977), Frederick Karl (1988), Geny Wakisaka (1992), Ivan Junqueira (2000), Manuel Forte Lourenço e Manuel Pinto Ribeiro (1995), Octavio Paz (1991), Paulo Franchetti (1996), Paulo Vizioli (1991), Leyla Perrone- Moisés (1998), Afonso Romano de Sant’anna (1979), T. S. Eliot (1989), e Teruko Oda (1993).
id UFMS_268193ef5d93d7d0dcb4e05b47510e34
oai_identifier_str oai:repositorio.ufms.br:123456789/1540
network_acronym_str UFMS
network_name_str Repositório Institucional da UFMS
repository_id_str 2124
spelling 2012-06-25T13:06:40Z2021-09-30T19:55:23Z2012https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1540A composição poética tanka surgiu no Japão, por volta do ano 710, e é constituída por 31 sílabas distribuídas em cinco versos com 5-7-5-7-7 sílabas. Sua origem está no waka, forma poética que “cantava” trechos históricos e legendários da vida do povo nipônico. Wilson Bueno buscou nos tankas a inspiração para compor as obras pequeno tratado de brinquedos (1996) e Pincel de Kyoto (2008). Tendo como córpus de pesquisa os livros de Bueno que versam sobre o tanka, esta dissertação tem como objetivo evidenciar de que forma o escritor paranaense retoma a poesia tradicional do Japão e personaliza-a, incorporando a epifania – estratégia literária de alguns autores ocidentais do século XX –, conceito proposto por James Joyce, com inspiração Aquino, em Stephen Hero. Para tanto, este trabalho é dividido em três partes. Na primeira, traçamos o percurso sobre a origem e transformação do tanka no Japão; na segunda, dividida em duas seções, mostramos que o contato de Wilson Bueno com o povo e a cultura japonesa influenciaram-no intensamente, tanto que envereda pelo tanka, para, logo após, esboçarmos os pontos de convergência e divergência entre o tanka milenar e o tanka de Bueno. Na última, apresentamos a ruptura de Wilson Bueno em relação à forma tradicional nipônica, a partir do uso da epifania. Para fundamentarmos a nossa pesquisa, pautamo-nos, entre outros, nos estudos de Ezra Pound (2006), Eico Suzuki (1977), Frederick Karl (1988), Geny Wakisaka (1992), Ivan Junqueira (2000), Manuel Forte Lourenço e Manuel Pinto Ribeiro (1995), Octavio Paz (1991), Paulo Franchetti (1996), Paulo Vizioli (1991), Leyla Perrone- Moisés (1998), Afonso Romano de Sant’anna (1979), T. S. Eliot (1989), e Teruko Oda (1993).porPoesia BrasileiraTankaPoesia JaponesaTradição e Modernidade: Os tankas na poética de Wilson Buenoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRodrigues, Kelcilene GráciaYamamoto, Cícera Rosa Segredoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILCicera Rosa Segredo Yamamoto.pdf.jpgCicera Rosa Segredo Yamamoto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1262https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1540/4/Cicera%20Rosa%20Segredo%20Yamamoto.pdf.jpg9b4b5dbcbe9f3a452a3df70cc051ba06MD54TEXTCicera Rosa Segredo Yamamoto.pdf.txtCicera Rosa Segredo Yamamoto.pdf.txtExtracted texttext/plain194762https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1540/3/Cicera%20Rosa%20Segredo%20Yamamoto.pdf.txt03245707e0d428c8f993f14d15a30cb6MD53ORIGINALCicera Rosa Segredo Yamamoto.pdfCicera Rosa Segredo Yamamoto.pdfapplication/pdf707432https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1540/1/Cicera%20Rosa%20Segredo%20Yamamoto.pdf41f96cb16f91c93a633f09be22b38471MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1540/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/15402021-09-30 15:55:23.462oai:repositorio.ufms.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242021-09-30T19:55:23Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tradição e Modernidade: Os tankas na poética de Wilson Bueno
title Tradição e Modernidade: Os tankas na poética de Wilson Bueno
spellingShingle Tradição e Modernidade: Os tankas na poética de Wilson Bueno
Yamamoto, Cícera Rosa Segredo
Poesia Brasileira
Tanka
Poesia Japonesa
title_short Tradição e Modernidade: Os tankas na poética de Wilson Bueno
title_full Tradição e Modernidade: Os tankas na poética de Wilson Bueno
title_fullStr Tradição e Modernidade: Os tankas na poética de Wilson Bueno
title_full_unstemmed Tradição e Modernidade: Os tankas na poética de Wilson Bueno
title_sort Tradição e Modernidade: Os tankas na poética de Wilson Bueno
author Yamamoto, Cícera Rosa Segredo
author_facet Yamamoto, Cícera Rosa Segredo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, Kelcilene Grácia
dc.contributor.author.fl_str_mv Yamamoto, Cícera Rosa Segredo
contributor_str_mv Rodrigues, Kelcilene Grácia
dc.subject.por.fl_str_mv Poesia Brasileira
Tanka
Poesia Japonesa
topic Poesia Brasileira
Tanka
Poesia Japonesa
description A composição poética tanka surgiu no Japão, por volta do ano 710, e é constituída por 31 sílabas distribuídas em cinco versos com 5-7-5-7-7 sílabas. Sua origem está no waka, forma poética que “cantava” trechos históricos e legendários da vida do povo nipônico. Wilson Bueno buscou nos tankas a inspiração para compor as obras pequeno tratado de brinquedos (1996) e Pincel de Kyoto (2008). Tendo como córpus de pesquisa os livros de Bueno que versam sobre o tanka, esta dissertação tem como objetivo evidenciar de que forma o escritor paranaense retoma a poesia tradicional do Japão e personaliza-a, incorporando a epifania – estratégia literária de alguns autores ocidentais do século XX –, conceito proposto por James Joyce, com inspiração Aquino, em Stephen Hero. Para tanto, este trabalho é dividido em três partes. Na primeira, traçamos o percurso sobre a origem e transformação do tanka no Japão; na segunda, dividida em duas seções, mostramos que o contato de Wilson Bueno com o povo e a cultura japonesa influenciaram-no intensamente, tanto que envereda pelo tanka, para, logo após, esboçarmos os pontos de convergência e divergência entre o tanka milenar e o tanka de Bueno. Na última, apresentamos a ruptura de Wilson Bueno em relação à forma tradicional nipônica, a partir do uso da epifania. Para fundamentarmos a nossa pesquisa, pautamo-nos, entre outros, nos estudos de Ezra Pound (2006), Eico Suzuki (1977), Frederick Karl (1988), Geny Wakisaka (1992), Ivan Junqueira (2000), Manuel Forte Lourenço e Manuel Pinto Ribeiro (1995), Octavio Paz (1991), Paulo Franchetti (1996), Paulo Vizioli (1991), Leyla Perrone- Moisés (1998), Afonso Romano de Sant’anna (1979), T. S. Eliot (1989), e Teruko Oda (1993).
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-06-25T13:06:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-30T19:55:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1540
url https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMS
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Repositório Institucional da UFMS
collection Repositório Institucional da UFMS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1540/4/Cicera%20Rosa%20Segredo%20Yamamoto.pdf.jpg
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1540/3/Cicera%20Rosa%20Segredo%20Yamamoto.pdf.txt
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1540/1/Cicera%20Rosa%20Segredo%20Yamamoto.pdf
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1540/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9b4b5dbcbe9f3a452a3df70cc051ba06
03245707e0d428c8f993f14d15a30cb6
41f96cb16f91c93a633f09be22b38471
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv ri.prograd@ufms.br
_version_ 1804744896610828288