ASPECTOS HISTÓRICOS DO ENSINO SECUNDÁRIO DA MATEMÁTICA EM CAMPO GRANDE NO SUL DE MATO GROSSO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Julio Veloso dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMS
Texto Completo: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4698
Resumo: This master's thesis has as main research objective to describe and analyze historical aspects of secondary mathematics teaching in Campo Grande, Mato Grosso do Sul, in the first decades of the 20th century. The sources used included digitized records in the Digital Hemeroteca of the National Library, regional historical books, documents obtained from document collections in the region, as well as bibliographical indications. The general organization of the work and the carrying out of the analyzes were conceived based on concepts proposed by cultural historian Peter Burke and by other authors who follow the same orientation. Part of a critical methodological approach, structured in the heptagonal scheme described by Professor Luiz Carlos Pais. It was possible to highlight the outstanding performance of professors Jorge Nachreiner and Mucio Teixeira Júnior, who contributed to the objectification of knowledge to teach mathematics in educational institutions in Campo Grande, in the period considered, taking as a reference the major parameters in force in the country as well as the specifics of the context social and cultural in which they were inserted.
id UFMS_29967146b6b67caa365ff75c7f86e40d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufms.br:123456789/4698
network_acronym_str UFMS
network_name_str Repositório Institucional da UFMS
repository_id_str 2124
spelling 2022-04-13T20:01:54Z2022-04-13T20:01:54Z2022https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4698This master's thesis has as main research objective to describe and analyze historical aspects of secondary mathematics teaching in Campo Grande, Mato Grosso do Sul, in the first decades of the 20th century. The sources used included digitized records in the Digital Hemeroteca of the National Library, regional historical books, documents obtained from document collections in the region, as well as bibliographical indications. The general organization of the work and the carrying out of the analyzes were conceived based on concepts proposed by cultural historian Peter Burke and by other authors who follow the same orientation. Part of a critical methodological approach, structured in the heptagonal scheme described by Professor Luiz Carlos Pais. It was possible to highlight the outstanding performance of professors Jorge Nachreiner and Mucio Teixeira Júnior, who contributed to the objectification of knowledge to teach mathematics in educational institutions in Campo Grande, in the period considered, taking as a reference the major parameters in force in the country as well as the specifics of the context social and cultural in which they were inserted.Esta dissertação de mestrado tem como objetivo principal de pesquisa descrever e analisar aspectos históricos do ensino da matemática secundária em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, nas primeiras décadas do século XX. As fontes utilizadas incluíram registros digitalizados na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, livros históricos regionais, documentos obtidos em acervos documentais da região, assim como em indicações bibliográficas. A organização geral do trabalho e a realização das análises foram concebidas a partir de conceitos propostos pelo historiador cultural Peter Burke e por outros autores que sequem a mesma orientação. A parte de uma abordagem metodológica crítica, estruturada no esquema heptagonal descrito pelo professor Luiz Carlos Pais. Foi possível destacar a atuação marcante dos professores Jorge Nachreiner e Mucio Teixeira Júnior, que contribuíram na objetivação dos saberes para ensinar matemática em instituições educacionais de Campo Grande, no período considerado, tomando como referência os grandes parâmetros em vigor no país assim as especificidades do contexto social e cultural no qual eles estavam inseridos.Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do SulUFMSBrasilEducação Matemática em Campo Grande. História do Ensino da Matemática. Professores de Matemática. Educação em Campo Grande.ASPECTOS HISTÓRICOS DO ENSINO SECUNDÁRIO DA MATEMÁTICA EM CAMPO GRANDE NO SUL DE MATO GROSSO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLuiz Carlos PaisJulio Veloso dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILDissertação_Julio_versão_final.pdf.jpgDissertação_Julio_versão_final.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1246https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4698/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Julio_vers%c3%a3o_final.pdf.jpg96dbaba305303d07825135dd6512da03MD53TEXTDissertação_Julio_versão_final.pdf.txtDissertação_Julio_versão_final.pdf.txtExtracted texttext/plain297657https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4698/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Julio_vers%c3%a3o_final.pdf.txta31a6bff4faa4c52a905944808653fb8MD52ORIGINALDissertação_Julio_versão_final.pdfDissertação_Julio_versão_final.pdfapplication/pdf8562351https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4698/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Julio_vers%c3%a3o_final.pdf9d880bd774ce51a97e47f0cd45d1d99aMD51123456789/46982022-04-14 03:01:27.774oai:repositorio.ufms.br:123456789/4698Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242022-04-14T07:01:27Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv ASPECTOS HISTÓRICOS DO ENSINO SECUNDÁRIO DA MATEMÁTICA EM CAMPO GRANDE NO SUL DE MATO GROSSO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX.
title ASPECTOS HISTÓRICOS DO ENSINO SECUNDÁRIO DA MATEMÁTICA EM CAMPO GRANDE NO SUL DE MATO GROSSO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX.
spellingShingle ASPECTOS HISTÓRICOS DO ENSINO SECUNDÁRIO DA MATEMÁTICA EM CAMPO GRANDE NO SUL DE MATO GROSSO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX.
Julio Veloso dos Santos
Educação Matemática em Campo Grande. História do Ensino da Matemática. Professores de Matemática. Educação em Campo Grande.
title_short ASPECTOS HISTÓRICOS DO ENSINO SECUNDÁRIO DA MATEMÁTICA EM CAMPO GRANDE NO SUL DE MATO GROSSO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX.
title_full ASPECTOS HISTÓRICOS DO ENSINO SECUNDÁRIO DA MATEMÁTICA EM CAMPO GRANDE NO SUL DE MATO GROSSO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX.
title_fullStr ASPECTOS HISTÓRICOS DO ENSINO SECUNDÁRIO DA MATEMÁTICA EM CAMPO GRANDE NO SUL DE MATO GROSSO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX.
title_full_unstemmed ASPECTOS HISTÓRICOS DO ENSINO SECUNDÁRIO DA MATEMÁTICA EM CAMPO GRANDE NO SUL DE MATO GROSSO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX.
title_sort ASPECTOS HISTÓRICOS DO ENSINO SECUNDÁRIO DA MATEMÁTICA EM CAMPO GRANDE NO SUL DE MATO GROSSO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX.
author Julio Veloso dos Santos
author_facet Julio Veloso dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luiz Carlos Pais
dc.contributor.author.fl_str_mv Julio Veloso dos Santos
contributor_str_mv Luiz Carlos Pais
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática em Campo Grande. História do Ensino da Matemática. Professores de Matemática. Educação em Campo Grande.
topic Educação Matemática em Campo Grande. História do Ensino da Matemática. Professores de Matemática. Educação em Campo Grande.
description This master's thesis has as main research objective to describe and analyze historical aspects of secondary mathematics teaching in Campo Grande, Mato Grosso do Sul, in the first decades of the 20th century. The sources used included digitized records in the Digital Hemeroteca of the National Library, regional historical books, documents obtained from document collections in the region, as well as bibliographical indications. The general organization of the work and the carrying out of the analyzes were conceived based on concepts proposed by cultural historian Peter Burke and by other authors who follow the same orientation. Part of a critical methodological approach, structured in the heptagonal scheme described by Professor Luiz Carlos Pais. It was possible to highlight the outstanding performance of professors Jorge Nachreiner and Mucio Teixeira Júnior, who contributed to the objectification of knowledge to teach mathematics in educational institutions in Campo Grande, in the period considered, taking as a reference the major parameters in force in the country as well as the specifics of the context social and cultural in which they were inserted.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-13T20:01:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-13T20:01:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4698
url https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMS
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Repositório Institucional da UFMS
collection Repositório Institucional da UFMS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4698/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Julio_vers%c3%a3o_final.pdf.jpg
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4698/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Julio_vers%c3%a3o_final.pdf.txt
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4698/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Julio_vers%c3%a3o_final.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 96dbaba305303d07825135dd6512da03
a31a6bff4faa4c52a905944808653fb8
9d880bd774ce51a97e47f0cd45d1d99a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv ri.prograd@ufms.br
_version_ 1807552823981768704