Acesso e utilização de recursos no ensino de Matemática por professores de escolas do Campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira Monteiro, Carlos Eduardo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pereira Martins, Maria Niedja, Teixeira Lima de Carvalho, Liliane Maria, Nogueira de Queiroz , Tamires
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/243
Resumo: A implantação da Educação do Campo no Brasil foi resultado de muitas lutas pela melhoria das condições de vida das populações campesinas. Todavia, há ainda muitos desafios, entre os quais o desenvolvimento de conteúdos curriculares que considerem as especificidades do Campo. Este artigo problematiza, no âmbito da Educação Matemática, o conceito de recurso, bem como discute aspectos do acesso e uso de recursos no ensino de Matemática a partir dos resultados de uma pesquisa com professores de escolas do Campo de uma rede municipal de Pernambuco. Os participantes, num total de 104, responderam a um questionário semiaberto composto por 23 questões. O artigo apresenta a análise das respostas referentes ao acesso e à utilização de recursos. Os professores participantes reconhecem uma variedade de recursos para o ensino da Matemática nos anos iniciais e consideram importante utilizá-los em sala de aula. Contudo, suas respostas apontam para a necessidade de ampliar suas percepções sobre recursos no ensino da Matemática em contexto de Educação do Campo, de maneira  que,  além  da  dimensão  material,  também  sejam  valorizadas  as  dimensões  culturais  e humanas.
id UFPA-6_ea8b209ab9319874ab38479c3c1cd426
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/243
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Acesso e utilização de recursos no ensino de Matemática por professores de escolas do CampoEducação MatemáticaEducação do CampoRecursos para ensinar MatemáticaA implantação da Educação do Campo no Brasil foi resultado de muitas lutas pela melhoria das condições de vida das populações campesinas. Todavia, há ainda muitos desafios, entre os quais o desenvolvimento de conteúdos curriculares que considerem as especificidades do Campo. Este artigo problematiza, no âmbito da Educação Matemática, o conceito de recurso, bem como discute aspectos do acesso e uso de recursos no ensino de Matemática a partir dos resultados de uma pesquisa com professores de escolas do Campo de uma rede municipal de Pernambuco. Os participantes, num total de 104, responderam a um questionário semiaberto composto por 23 questões. O artigo apresenta a análise das respostas referentes ao acesso e à utilização de recursos. Os professores participantes reconhecem uma variedade de recursos para o ensino da Matemática nos anos iniciais e consideram importante utilizá-los em sala de aula. Contudo, suas respostas apontam para a necessidade de ampliar suas percepções sobre recursos no ensino da Matemática em contexto de Educação do Campo, de maneira  que,  além  da  dimensão  material,  também  sejam  valorizadas  as  dimensões  culturais  e humanas.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2017-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/243REMATEC; v. 12 n. 25 (2017)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/243/244Copyright (c) 2017 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccess Ferreira Monteiro, Carlos EduardoPereira Martins, Maria NiedjaTeixeira Lima de Carvalho, Liliane MariaNogueira de Queiroz , Tamires2022-10-15T13:30:48Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/243Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:30:48Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Acesso e utilização de recursos no ensino de Matemática por professores de escolas do Campo
title Acesso e utilização de recursos no ensino de Matemática por professores de escolas do Campo
spellingShingle Acesso e utilização de recursos no ensino de Matemática por professores de escolas do Campo
Ferreira Monteiro, Carlos Eduardo
Educação Matemática
Educação do Campo
Recursos para ensinar Matemática
title_short Acesso e utilização de recursos no ensino de Matemática por professores de escolas do Campo
title_full Acesso e utilização de recursos no ensino de Matemática por professores de escolas do Campo
title_fullStr Acesso e utilização de recursos no ensino de Matemática por professores de escolas do Campo
title_full_unstemmed Acesso e utilização de recursos no ensino de Matemática por professores de escolas do Campo
title_sort Acesso e utilização de recursos no ensino de Matemática por professores de escolas do Campo
author Ferreira Monteiro, Carlos Eduardo
author_facet Ferreira Monteiro, Carlos Eduardo
Pereira Martins, Maria Niedja
Teixeira Lima de Carvalho, Liliane Maria
Nogueira de Queiroz , Tamires
author_role author
author2 Pereira Martins, Maria Niedja
Teixeira Lima de Carvalho, Liliane Maria
Nogueira de Queiroz , Tamires
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira Monteiro, Carlos Eduardo
Pereira Martins, Maria Niedja
Teixeira Lima de Carvalho, Liliane Maria
Nogueira de Queiroz , Tamires
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Educação do Campo
Recursos para ensinar Matemática
topic Educação Matemática
Educação do Campo
Recursos para ensinar Matemática
description A implantação da Educação do Campo no Brasil foi resultado de muitas lutas pela melhoria das condições de vida das populações campesinas. Todavia, há ainda muitos desafios, entre os quais o desenvolvimento de conteúdos curriculares que considerem as especificidades do Campo. Este artigo problematiza, no âmbito da Educação Matemática, o conceito de recurso, bem como discute aspectos do acesso e uso de recursos no ensino de Matemática a partir dos resultados de uma pesquisa com professores de escolas do Campo de uma rede municipal de Pernambuco. Os participantes, num total de 104, responderam a um questionário semiaberto composto por 23 questões. O artigo apresenta a análise das respostas referentes ao acesso e à utilização de recursos. Os professores participantes reconhecem uma variedade de recursos para o ensino da Matemática nos anos iniciais e consideram importante utilizá-los em sala de aula. Contudo, suas respostas apontam para a necessidade de ampliar suas percepções sobre recursos no ensino da Matemática em contexto de Educação do Campo, de maneira  que,  além  da  dimensão  material,  também  sejam  valorizadas  as  dimensões  culturais  e humanas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/243
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/243/244
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 12 n. 25 (2017)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003557961728