O poema narrativo na canção caipira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alaman, Taizi Caroline e Silva
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMS
Texto Completo: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1440
Resumo: O objetivo desta dissertação foi estudar a música caipira, demonstrando que, a exemplo da epopéia, da balada e das cantigas medievais, é uma manifestação cultural fundada na tradição milenar da literatura oral e que, apesar de ser considerada por alguns pesquisadores como influência da tradição européia, é uma manifestação singular, tipicamente brasileira, a qual, a exemplo do cordel brasileiro, soube transformar a tradição introduzida pelos colonizadores ao modo de vida do caboclo: seu espaço, seus sonhos e ideais, seus valores, crendices e lendas. Para tanto, são analisadas três canções, Jorginho do Sertão (1926), de Cornélio Pires; Chico Mulato (1932), de Raul Torres e João Pacífico, e Chico Mineiro (1943), de Francisco Ribeiro e Tonico. As análises demonstraram, além da singularidade do “cancioneiro caipira”, a preponderância da narratividade em relação ao lirismo.
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As análises demonstraram, além da singularidade do “cancioneiro caipira”, a preponderância da narratividade em relação ao lirismo.The objective of this dissertation went study to country music, demonstrating that, to example of the epic poem, of the ballad and of the medieval ballads, it is a cultural manifestation founded in the old tradition of the oral literature and that, in spite of being considered by some researchers as influence of the European tradition, it is a singular manifestation, typically Brazilian, the one which, to example of the Brazilian line, he/she knew how to transform the tradition introduced by the settlers to the way of life of the country: its space, its dreams and ideals, its values, faiths and legends. For so much, three songs are analyzed, Jorginho do Sertão (1926), of Cornélio Pires; Chico Mulato (1932), of Raul Torres and João Pacífico and Chico Mineiro (1943), of Francisco Ribeiro and Tonico. The analyses demonstrated, besides the country singer's singularity, the preponderance of the narrative in relation to the lyricism.porTeoria LiteráriaPoemaMúsica - aspectos culturaisMúsica CaipiraO poema narrativo na canção caipirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSales, José Batista deAlaman, Taizi Caroline e Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILTaizi Caroline e Silva Alaman.pdf.jpgTaizi Caroline e Silva Alaman.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1191https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1440/4/Taizi%20Caroline%20e%20Silva%20Alaman.pdf.jpg1a907e88b33151ef399b0e4ebbbec9e3MD54TEXTTaizi Caroline e Silva Alaman.pdf.txtTaizi Caroline e Silva Alaman.pdf.txtExtracted texttext/plain273793https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1440/3/Taizi%20Caroline%20e%20Silva%20Alaman.pdf.txtda75a1f1e101a306d847896d92dfe873MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1440/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALTaizi Caroline e Silva Alaman.pdfTaizi Caroline e Silva Alaman.pdfapplication/pdf1677364https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1440/1/Taizi%20Caroline%20e%20Silva%20Alaman.pdfbb09e1e905f2ef9c8d4458c2c354308eMD51123456789/14402021-09-30 15:56:55.727oai:repositorio.ufms.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242021-09-30T19:56:55Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
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