Determinantes da eficiência técnica dos terminais intermodais do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Landivar, Carlos Gracindo Pereira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMS
Texto Completo: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1624
Resumo: Este trabalho foi organizado com o objetivo principal de analisar os determinantes da eficiência técnica dos terminais intermodais do Brasil. Em se tratando dos objetivos específicos, pretendeu-se: i) identificar quais são os determinantes da eficiência técnica dos terminais intermodais; e ii) estimar os efeitos marginais das variáveis sobre o desempenho. Para tanto, a partir dos níveis de eficiência técnica estimados pelo método de Análise Envoltória de Dados (DEA) e através de um modelo de regressão Tobit, formulou-se e testaram-se cinco variáveis possivelmente relacionadas ao nível de eficiência dos terminais. Os resultados apontam que a variável de localização favorável (quantidade produzida de soja, milho e trigo no entorno do terminal) aumentam 0,000571% o nível de desempenho dos mesmos; terminais operados sob administração privada aumentam em 22% o desempenho dentre os terminais da amostra; e o fato de serem terminais portuários representa um aumento no índice de 69% na eficiência dos terminais. Portanto, conclui-se que os terminais intermodais estarem estrategicamente instalados; operar sob uma estrutura de propriedade privada; e configurar-se em terminais portuários dentro da cadeia de escoamento de grãos, lhes confere uma relação significativamente positiva com o desempenho.
id UFMS_88a4d12110099763182affed963b527e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufms.br:123456789/1624
network_acronym_str UFMS
network_name_str Repositório Institucional da UFMS
repository_id_str 2124
spelling 2012-09-18T13:08:57Z2021-09-30T19:57:39Z2012https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1624Este trabalho foi organizado com o objetivo principal de analisar os determinantes da eficiência técnica dos terminais intermodais do Brasil. Em se tratando dos objetivos específicos, pretendeu-se: i) identificar quais são os determinantes da eficiência técnica dos terminais intermodais; e ii) estimar os efeitos marginais das variáveis sobre o desempenho. Para tanto, a partir dos níveis de eficiência técnica estimados pelo método de Análise Envoltória de Dados (DEA) e através de um modelo de regressão Tobit, formulou-se e testaram-se cinco variáveis possivelmente relacionadas ao nível de eficiência dos terminais. Os resultados apontam que a variável de localização favorável (quantidade produzida de soja, milho e trigo no entorno do terminal) aumentam 0,000571% o nível de desempenho dos mesmos; terminais operados sob administração privada aumentam em 22% o desempenho dentre os terminais da amostra; e o fato de serem terminais portuários representa um aumento no índice de 69% na eficiência dos terminais. Portanto, conclui-se que os terminais intermodais estarem estrategicamente instalados; operar sob uma estrutura de propriedade privada; e configurar-se em terminais portuários dentro da cadeia de escoamento de grãos, lhes confere uma relação significativamente positiva com o desempenho.This work was organized with the main objective to analyze the determinants of technical efficiency of intermodal terminals in Brazil. The specific levels, we sought to: i) identify what are the determinants of technical efficiency of intermodal terminals, and ii) estimate the marginal effects of variables on performance. To do so, since the levels of technical efficiency estimated by Data Envelopment Analysis (DEA) and through Tobit regression model, was formulated and tested five variables possibly related to the efficiency level of the terminals. The results indicate that the favorable location variable (quantity produced soy, corn and wheat around the terminal) 0.000571% increase the level of their performance; private terminal operated under management increased by 22% among the performance terminals sample, and the fact of being port terminals in the index represents an increase of 69% efficiency of the terminals. Therefore it is concluded that intermodal terminals are strategically installed, operated under a private ownership structure, and set up at port terminals in the chain of transport of grain, gives them a significantly positive relationship with performance.porArmazenamento e Transporte de CargasStorage and Moving TradeTransporte de MercadoriasShipment of GoodsGrãos - transporteGrain - transportationEficiência IndustrialEfficiency, IndustrialDeterminantes da eficiência técnica dos terminais intermodais do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSproesser, Renato LuizLandivar, Carlos Gracindo Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILCarlos Gracindo Pereira Landivar.pdf.jpgCarlos Gracindo Pereira Landivar.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1300https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1624/4/Carlos%20Gracindo%20Pereira%20Landivar.pdf.jpg7ea367183c6cfa01e52ab1c90fcb26c5MD54TEXTCarlos Gracindo Pereira Landivar.pdf.txtCarlos Gracindo Pereira Landivar.pdf.txtExtracted texttext/plain315177https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1624/3/Carlos%20Gracindo%20Pereira%20Landivar.pdf.txtc7552b622f9463798457f387c290bc4bMD53ORIGINALCarlos Gracindo Pereira Landivar.pdfCarlos Gracindo Pereira Landivar.pdfapplication/pdf3180170https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1624/1/Carlos%20Gracindo%20Pereira%20Landivar.pdf8f8b6fe2810997332897a3b8d9afa329MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1624/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/16242021-09-30 15:57:39.889oai:repositorio.ufms.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242021-09-30T19:57:39Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Determinantes da eficiência técnica dos terminais intermodais do Brasil
title Determinantes da eficiência técnica dos terminais intermodais do Brasil
spellingShingle Determinantes da eficiência técnica dos terminais intermodais do Brasil
Landivar, Carlos Gracindo Pereira
Armazenamento e Transporte de Cargas
Storage and Moving Trade
Transporte de Mercadorias
Shipment of Goods
Grãos - transporte
Grain - transportation
Eficiência Industrial
Efficiency, Industrial
title_short Determinantes da eficiência técnica dos terminais intermodais do Brasil
title_full Determinantes da eficiência técnica dos terminais intermodais do Brasil
title_fullStr Determinantes da eficiência técnica dos terminais intermodais do Brasil
title_full_unstemmed Determinantes da eficiência técnica dos terminais intermodais do Brasil
title_sort Determinantes da eficiência técnica dos terminais intermodais do Brasil
author Landivar, Carlos Gracindo Pereira
author_facet Landivar, Carlos Gracindo Pereira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sproesser, Renato Luiz
dc.contributor.author.fl_str_mv Landivar, Carlos Gracindo Pereira
contributor_str_mv Sproesser, Renato Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Armazenamento e Transporte de Cargas
Storage and Moving Trade
Transporte de Mercadorias
Shipment of Goods
Grãos - transporte
Grain - transportation
Eficiência Industrial
Efficiency, Industrial
topic Armazenamento e Transporte de Cargas
Storage and Moving Trade
Transporte de Mercadorias
Shipment of Goods
Grãos - transporte
Grain - transportation
Eficiência Industrial
Efficiency, Industrial
description Este trabalho foi organizado com o objetivo principal de analisar os determinantes da eficiência técnica dos terminais intermodais do Brasil. Em se tratando dos objetivos específicos, pretendeu-se: i) identificar quais são os determinantes da eficiência técnica dos terminais intermodais; e ii) estimar os efeitos marginais das variáveis sobre o desempenho. Para tanto, a partir dos níveis de eficiência técnica estimados pelo método de Análise Envoltória de Dados (DEA) e através de um modelo de regressão Tobit, formulou-se e testaram-se cinco variáveis possivelmente relacionadas ao nível de eficiência dos terminais. Os resultados apontam que a variável de localização favorável (quantidade produzida de soja, milho e trigo no entorno do terminal) aumentam 0,000571% o nível de desempenho dos mesmos; terminais operados sob administração privada aumentam em 22% o desempenho dentre os terminais da amostra; e o fato de serem terminais portuários representa um aumento no índice de 69% na eficiência dos terminais. Portanto, conclui-se que os terminais intermodais estarem estrategicamente instalados; operar sob uma estrutura de propriedade privada; e configurar-se em terminais portuários dentro da cadeia de escoamento de grãos, lhes confere uma relação significativamente positiva com o desempenho.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-09-18T13:08:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-30T19:57:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1624
url https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMS
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Repositório Institucional da UFMS
collection Repositório Institucional da UFMS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1624/4/Carlos%20Gracindo%20Pereira%20Landivar.pdf.jpg
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1624/3/Carlos%20Gracindo%20Pereira%20Landivar.pdf.txt
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1624/1/Carlos%20Gracindo%20Pereira%20Landivar.pdf
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1624/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7ea367183c6cfa01e52ab1c90fcb26c5
c7552b622f9463798457f387c290bc4b
8f8b6fe2810997332897a3b8d9afa329
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv ri.prograd@ufms.br
_version_ 1815448055063773184