Determinantes da eficiência técnica dos terminais intermodais do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMS |
Texto Completo: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1624 |
Resumo: | Este trabalho foi organizado com o objetivo principal de analisar os determinantes da eficiência técnica dos terminais intermodais do Brasil. Em se tratando dos objetivos específicos, pretendeu-se: i) identificar quais são os determinantes da eficiência técnica dos terminais intermodais; e ii) estimar os efeitos marginais das variáveis sobre o desempenho. Para tanto, a partir dos níveis de eficiência técnica estimados pelo método de Análise Envoltória de Dados (DEA) e através de um modelo de regressão Tobit, formulou-se e testaram-se cinco variáveis possivelmente relacionadas ao nível de eficiência dos terminais. Os resultados apontam que a variável de localização favorável (quantidade produzida de soja, milho e trigo no entorno do terminal) aumentam 0,000571% o nível de desempenho dos mesmos; terminais operados sob administração privada aumentam em 22% o desempenho dentre os terminais da amostra; e o fato de serem terminais portuários representa um aumento no índice de 69% na eficiência dos terminais. Portanto, conclui-se que os terminais intermodais estarem estrategicamente instalados; operar sob uma estrutura de propriedade privada; e configurar-se em terminais portuários dentro da cadeia de escoamento de grãos, lhes confere uma relação significativamente positiva com o desempenho. |
id |
UFMS_88a4d12110099763182affed963b527e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufms.br:123456789/1624 |
network_acronym_str |
UFMS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMS |
repository_id_str |
2124 |
spelling |
2012-09-18T13:08:57Z2021-09-30T19:57:39Z2012https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1624Este trabalho foi organizado com o objetivo principal de analisar os determinantes da eficiência técnica dos terminais intermodais do Brasil. Em se tratando dos objetivos específicos, pretendeu-se: i) identificar quais são os determinantes da eficiência técnica dos terminais intermodais; e ii) estimar os efeitos marginais das variáveis sobre o desempenho. Para tanto, a partir dos níveis de eficiência técnica estimados pelo método de Análise Envoltória de Dados (DEA) e através de um modelo de regressão Tobit, formulou-se e testaram-se cinco variáveis possivelmente relacionadas ao nível de eficiência dos terminais. Os resultados apontam que a variável de localização favorável (quantidade produzida de soja, milho e trigo no entorno do terminal) aumentam 0,000571% o nível de desempenho dos mesmos; terminais operados sob administração privada aumentam em 22% o desempenho dentre os terminais da amostra; e o fato de serem terminais portuários representa um aumento no índice de 69% na eficiência dos terminais. Portanto, conclui-se que os terminais intermodais estarem estrategicamente instalados; operar sob uma estrutura de propriedade privada; e configurar-se em terminais portuários dentro da cadeia de escoamento de grãos, lhes confere uma relação significativamente positiva com o desempenho.This work was organized with the main objective to analyze the determinants of technical efficiency of intermodal terminals in Brazil. The specific levels, we sought to: i) identify what are the determinants of technical efficiency of intermodal terminals, and ii) estimate the marginal effects of variables on performance. To do so, since the levels of technical efficiency estimated by Data Envelopment Analysis (DEA) and through Tobit regression model, was formulated and tested five variables possibly related to the efficiency level of the terminals. The results indicate that the favorable location variable (quantity produced soy, corn and wheat around the terminal) 0.000571% increase the level of their performance; private terminal operated under management increased by 22% among the performance terminals sample, and the fact of being port terminals in the index represents an increase of 69% efficiency of the terminals. Therefore it is concluded that intermodal terminals are strategically installed, operated under a private ownership structure, and set up at port terminals in the chain of transport of grain, gives them a significantly positive relationship with performance.porArmazenamento e Transporte de CargasStorage and Moving TradeTransporte de MercadoriasShipment of GoodsGrãos - transporteGrain - transportationEficiência IndustrialEfficiency, IndustrialDeterminantes da eficiência técnica dos terminais intermodais do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSproesser, Renato LuizLandivar, Carlos Gracindo Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILCarlos Gracindo Pereira Landivar.pdf.jpgCarlos Gracindo Pereira Landivar.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1300https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1624/4/Carlos%20Gracindo%20Pereira%20Landivar.pdf.jpg7ea367183c6cfa01e52ab1c90fcb26c5MD54TEXTCarlos Gracindo Pereira Landivar.pdf.txtCarlos Gracindo Pereira Landivar.pdf.txtExtracted texttext/plain315177https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1624/3/Carlos%20Gracindo%20Pereira%20Landivar.pdf.txtc7552b622f9463798457f387c290bc4bMD53ORIGINALCarlos Gracindo Pereira Landivar.pdfCarlos Gracindo Pereira Landivar.pdfapplication/pdf3180170https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1624/1/Carlos%20Gracindo%20Pereira%20Landivar.pdf8f8b6fe2810997332897a3b8d9afa329MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1624/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/16242021-09-30 15:57:39.889oai:repositorio.ufms.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242021-09-30T19:57:39Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Determinantes da eficiência técnica dos terminais intermodais do Brasil |
title |
Determinantes da eficiência técnica dos terminais intermodais do Brasil |
spellingShingle |
Determinantes da eficiência técnica dos terminais intermodais do Brasil Landivar, Carlos Gracindo Pereira Armazenamento e Transporte de Cargas Storage and Moving Trade Transporte de Mercadorias Shipment of Goods Grãos - transporte Grain - transportation Eficiência Industrial Efficiency, Industrial |
title_short |
Determinantes da eficiência técnica dos terminais intermodais do Brasil |
title_full |
Determinantes da eficiência técnica dos terminais intermodais do Brasil |
title_fullStr |
Determinantes da eficiência técnica dos terminais intermodais do Brasil |
title_full_unstemmed |
Determinantes da eficiência técnica dos terminais intermodais do Brasil |
title_sort |
Determinantes da eficiência técnica dos terminais intermodais do Brasil |
author |
Landivar, Carlos Gracindo Pereira |
author_facet |
Landivar, Carlos Gracindo Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sproesser, Renato Luiz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Landivar, Carlos Gracindo Pereira |
contributor_str_mv |
Sproesser, Renato Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Armazenamento e Transporte de Cargas Storage and Moving Trade Transporte de Mercadorias Shipment of Goods Grãos - transporte Grain - transportation Eficiência Industrial Efficiency, Industrial |
topic |
Armazenamento e Transporte de Cargas Storage and Moving Trade Transporte de Mercadorias Shipment of Goods Grãos - transporte Grain - transportation Eficiência Industrial Efficiency, Industrial |
description |
Este trabalho foi organizado com o objetivo principal de analisar os determinantes da eficiência técnica dos terminais intermodais do Brasil. Em se tratando dos objetivos específicos, pretendeu-se: i) identificar quais são os determinantes da eficiência técnica dos terminais intermodais; e ii) estimar os efeitos marginais das variáveis sobre o desempenho. Para tanto, a partir dos níveis de eficiência técnica estimados pelo método de Análise Envoltória de Dados (DEA) e através de um modelo de regressão Tobit, formulou-se e testaram-se cinco variáveis possivelmente relacionadas ao nível de eficiência dos terminais. Os resultados apontam que a variável de localização favorável (quantidade produzida de soja, milho e trigo no entorno do terminal) aumentam 0,000571% o nível de desempenho dos mesmos; terminais operados sob administração privada aumentam em 22% o desempenho dentre os terminais da amostra; e o fato de serem terminais portuários representa um aumento no índice de 69% na eficiência dos terminais. Portanto, conclui-se que os terminais intermodais estarem estrategicamente instalados; operar sob uma estrutura de propriedade privada; e configurar-se em terminais portuários dentro da cadeia de escoamento de grãos, lhes confere uma relação significativamente positiva com o desempenho. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-09-18T13:08:57Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-09-30T19:57:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1624 |
url |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1624 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMS instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMS |
collection |
Repositório Institucional da UFMS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1624/4/Carlos%20Gracindo%20Pereira%20Landivar.pdf.jpg https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1624/3/Carlos%20Gracindo%20Pereira%20Landivar.pdf.txt https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1624/1/Carlos%20Gracindo%20Pereira%20Landivar.pdf https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1624/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7ea367183c6cfa01e52ab1c90fcb26c5 c7552b622f9463798457f387c290bc4b 8f8b6fe2810997332897a3b8d9afa329 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri.prograd@ufms.br |
_version_ |
1815448055063773184 |