MIX DE MARKETING: um estudo da perspectiva do cliente com relação ao comércio de Nova Andradina - MS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Onitsuka, Enrica Mari Kitasato, Lucimaire Pardinho Ferreira, Silvane Aparecida Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMS
Texto Completo: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5397
Resumo: O presente estudo objetivou verificar a perspectiva do cliente com relação ao aspecto do composto mercadológico no comércio de Nova Andradina. Sabe-se que as empresas buscam satisfazer seus clientes e, ao mesmo tempo se diferenciar dos concorrentes, tentando não apenas conquista-los, mas manter um relacionamento por longo prazo. Sob essa ótica, o marketing ao longo dos anos vem sofrendo inúmeros ajustes em sua atuação, que são provenientes das mudanças ocorridas no mercado e nos cenários mundiais que forçam a todo instante uma nova interpretação e adaptação das premissas mercadológicas. Tomando como base os resultados alcançados verificaram-se pontos que precisam ser revistos ou melhorados para aumentar a satisfação e o processo de manutenção de relações com os clientes. Percebe-se haver insatisfação no quesito relacionado aos preços cobrados pelos produtos e serviços oferecidos e é notório a insatisfação quando se diz respeito aos aspectos relacionados ao atendimento e quanto ao ambiente interno das organizações. Os resultados servem de base para tomada de decisão e cabe aos responsáveis pelo comércio a busca de soluções e/ou implantação de planos que venham a aumentar a produtividade, efetividade e satisfação em relação às ações e procedimentos de compra, em busca de um melhor relacionamento com seus clientes.
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spelling 2022-12-01T20:00:21Z2022-12-202022-11-22https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5397O presente estudo objetivou verificar a perspectiva do cliente com relação ao aspecto do composto mercadológico no comércio de Nova Andradina. Sabe-se que as empresas buscam satisfazer seus clientes e, ao mesmo tempo se diferenciar dos concorrentes, tentando não apenas conquista-los, mas manter um relacionamento por longo prazo. Sob essa ótica, o marketing ao longo dos anos vem sofrendo inúmeros ajustes em sua atuação, que são provenientes das mudanças ocorridas no mercado e nos cenários mundiais que forçam a todo instante uma nova interpretação e adaptação das premissas mercadológicas. Tomando como base os resultados alcançados verificaram-se pontos que precisam ser revistos ou melhorados para aumentar a satisfação e o processo de manutenção de relações com os clientes. Percebe-se haver insatisfação no quesito relacionado aos preços cobrados pelos produtos e serviços oferecidos e é notório a insatisfação quando se diz respeito aos aspectos relacionados ao atendimento e quanto ao ambiente interno das organizações. Os resultados servem de base para tomada de decisão e cabe aos responsáveis pelo comércio a busca de soluções e/ou implantação de planos que venham a aumentar a produtividade, efetividade e satisfação em relação às ações e procedimentos de compra, em busca de um melhor relacionamento com seus clientes.The present study aimed to verify the customer's perspective concerning some aspects of the marketing mix in the Nova Andradina trade. It is known that companies seek to satisfy their customers and, at the same time, differentiate themselves from competitors, trying not only to conquer them but to maintain a long-term relationship. From this point of view, marketing over the years has undergone numerous adjustments in its performance, which come from changes in the market and in world scenarios that constantly force a new interpretation and adaptation of marketing premises. Based on the results achieved, some points need to be reviewed or improved to increase satisfaction and the process of maintaining relationships with customers. There is dissatisfaction concerning the prices charged for the products and services offered, and dissatisfaction is evident when it comes to aspects related to service and the internal environment of organizations. The results serve as a basis for decision-making and it is up to those responsible for commerce to seek solutions and implement plans that will increase productivity, effectiveness, and satisfaction concerning purchasing actions and procedures, in search of a better relationship, with your customers.porUniversidade Federal de Mato Grosso do SulUFMSBrasilCPNAAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASMix de marketing. perspectiva. clientesmarketing mix. perspective. customersMIX DE MARKETING: um estudo da perspectiva do cliente com relação ao comércio de Nova Andradina - MSMARKETING MIX: a study of the customer's perspective regarding the trade in Nova Andradina - MSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSCHOTTEN, Paulo Césarhttps://orcid.org/0000-0002-2053-7310http://lattes.cnpq.br/7033150431706921http://lattes.cnpq.br/7033150431706921Onitsuka, Enrica Mari Kitasato, Lucimaire Pardinho Ferreira, Silvane Aparecida SantosBOONE, L. E.; KURTZ, D. L. Marketing Contemporâneo. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1998. CERVO, Amado; BERVIAN, Pedro. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002. CHURCHILL JR, Gilbert A.; PETER, J. P. Marketing: criando valor para os clientes. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2000. CHURCHILL, Gilbert A Jr., J. Paul Peter. Marketing: criando valor para os clientes. Tradução Cecília Camargo Bartalotti e Cidd Knipel Moreira. São Paulo: Saraiva, 2005. CHURCHILL, Gilbert A.; PETTER, J. Paul. Marketing: criando valor para os clientes. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2012. COBRA, Marcus. Administração de marketing. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1992 DIAS, Sergio Roberto; MACHLINE, Claude. Gestão de marketing. 2. ed. São Paulo, SP: Saraiva, 2010. DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Campus. 2001. ELIAS, J. J. Marketing: o modelo dos 4ps. In: SITE do Curso de Administração da FACECAP. [S.l.]. [2000]. 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