A influência do mix de marketing no processo de decisão de compra dos clientes: o caso da empresa Disnac Festas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Arthur Eugênio Lúcio
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34937
Resumo: Com o aumento do número de empresas e consequentemente, mais opções no mercado, o consumidor tem se tornado cada vez mais exigente. Considerando a satisfação do cliente como uma ferramenta essencial e indispensável para o sucesso da empresa, o presente trabalho tem como principal propósito, identificar a influência do mix de marketing na decisão de compra dos consumidores da DISNAC, localizada no bairro Tirol, Natal/RN. O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo, com amostra não probabilística por conveniência do pesquisador, utilizando-se de um questionário com 22 perguntas fechadas, divididas em duas partes, contendo na primeira, questões referentes ao mix de marketing, utilizando-se da escala Likert nas expectativas de resposta e a segunda, tratou do perfil socioeconômico dos clientes. Dessa maneira, foram entrevistados 60 clientes durante o processo de compra e mais 20 através da ferramenta Google Drive. Para o tratamento estatístico, utilizou-se a análise multivariada (teste de Qui-Quadrado, nível de significância, valor-p, utilizando o software R). Para a construção do banco de dados foi utilizado o Excel, versão 2013. Após a análise dos dados, verificou-se que a maioria dos clientes entrevistados são mulheres, adultos a cima de 30 anos de idade, casadas, com renda familiar de mais de 10 mil reais mensais e residentes do bairro Tirol. Os resultados indicaram que a empresa possui um nível de satisfação excelente em praticamente todas as dimensões do mix de marketing, devendo focar principalmente na criação de mais promoções e outras alternativas de publicidade.
id UFRN_bc85f721401f479be8e8b9da0991a997
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/34937
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Ferreira, Arthur Eugênio LúcioSilva, Francisco de Assis Medeiros daSilva Filho, Alexandre Magno da2017-11-16T12:49:11Z2021-09-20T14:53:17Z2017-11-16T12:49:11Z2021-09-20T14:53:17Z20162012908247FERREIRA, Arthur Eugênio Lúcio. A influência do mix de marketing no processo de decisão de compra dos clientes: o caso da empresa Disnac Festas. 2016. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34937Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoMix de marketingSatisfação dos clientesDecisão de compraA influência do mix de marketing no processo de decisão de compra dos clientes: o caso da empresa Disnac Festasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCom o aumento do número de empresas e consequentemente, mais opções no mercado, o consumidor tem se tornado cada vez mais exigente. Considerando a satisfação do cliente como uma ferramenta essencial e indispensável para o sucesso da empresa, o presente trabalho tem como principal propósito, identificar a influência do mix de marketing na decisão de compra dos consumidores da DISNAC, localizada no bairro Tirol, Natal/RN. O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo, com amostra não probabilística por conveniência do pesquisador, utilizando-se de um questionário com 22 perguntas fechadas, divididas em duas partes, contendo na primeira, questões referentes ao mix de marketing, utilizando-se da escala Likert nas expectativas de resposta e a segunda, tratou do perfil socioeconômico dos clientes. Dessa maneira, foram entrevistados 60 clientes durante o processo de compra e mais 20 através da ferramenta Google Drive. Para o tratamento estatístico, utilizou-se a análise multivariada (teste de Qui-Quadrado, nível de significância, valor-p, utilizando o software R). Para a construção do banco de dados foi utilizado o Excel, versão 2013. Após a análise dos dados, verificou-se que a maioria dos clientes entrevistados são mulheres, adultos a cima de 30 anos de idade, casadas, com renda familiar de mais de 10 mil reais mensais e residentes do bairro Tirol. Os resultados indicaram que a empresa possui um nível de satisfação excelente em praticamente todas as dimensões do mix de marketing, devendo focar principalmente na criação de mais promoções e outras alternativas de publicidade.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAthurELF_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain145001https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34937/1/AthurELF_Monografia.pdf.txt6fad8419689761f8c4404f6d5215ae58MD51InfluenciaDoMix_Ferreira_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain145001https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34937/2/InfluenciaDoMix_Ferreira_2016.pdf.txt6fad8419689761f8c4404f6d5215ae58MD52ORIGINALInfluenciaDoMix_Ferreira_2016.pdfAdministraçãoapplication/pdf1586733https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34937/3/InfluenciaDoMix_Ferreira_2016.pdfe1dccb5374e4462c9336bd520515e6bdMD53LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34937/4/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD54123456789/349372021-09-20 11:53:17.274oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T14:53:17Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pr_BR.fl_str_mv A influência do mix de marketing no processo de decisão de compra dos clientes: o caso da empresa Disnac Festas
title A influência do mix de marketing no processo de decisão de compra dos clientes: o caso da empresa Disnac Festas
spellingShingle A influência do mix de marketing no processo de decisão de compra dos clientes: o caso da empresa Disnac Festas
Ferreira, Arthur Eugênio Lúcio
Mix de marketing
Satisfação dos clientes
Decisão de compra
title_short A influência do mix de marketing no processo de decisão de compra dos clientes: o caso da empresa Disnac Festas
title_full A influência do mix de marketing no processo de decisão de compra dos clientes: o caso da empresa Disnac Festas
title_fullStr A influência do mix de marketing no processo de decisão de compra dos clientes: o caso da empresa Disnac Festas
title_full_unstemmed A influência do mix de marketing no processo de decisão de compra dos clientes: o caso da empresa Disnac Festas
title_sort A influência do mix de marketing no processo de decisão de compra dos clientes: o caso da empresa Disnac Festas
author Ferreira, Arthur Eugênio Lúcio
author_facet Ferreira, Arthur Eugênio Lúcio
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Silva, Francisco de Assis Medeiros da
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Silva Filho, Alexandre Magno da
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Arthur Eugênio Lúcio
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv Mix de marketing
Satisfação dos clientes
Decisão de compra
topic Mix de marketing
Satisfação dos clientes
Decisão de compra
description Com o aumento do número de empresas e consequentemente, mais opções no mercado, o consumidor tem se tornado cada vez mais exigente. Considerando a satisfação do cliente como uma ferramenta essencial e indispensável para o sucesso da empresa, o presente trabalho tem como principal propósito, identificar a influência do mix de marketing na decisão de compra dos consumidores da DISNAC, localizada no bairro Tirol, Natal/RN. O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo, com amostra não probabilística por conveniência do pesquisador, utilizando-se de um questionário com 22 perguntas fechadas, divididas em duas partes, contendo na primeira, questões referentes ao mix de marketing, utilizando-se da escala Likert nas expectativas de resposta e a segunda, tratou do perfil socioeconômico dos clientes. Dessa maneira, foram entrevistados 60 clientes durante o processo de compra e mais 20 através da ferramenta Google Drive. Para o tratamento estatístico, utilizou-se a análise multivariada (teste de Qui-Quadrado, nível de significância, valor-p, utilizando o software R). Para a construção do banco de dados foi utilizado o Excel, versão 2013. Após a análise dos dados, verificou-se que a maioria dos clientes entrevistados são mulheres, adultos a cima de 30 anos de idade, casadas, com renda familiar de mais de 10 mil reais mensais e residentes do bairro Tirol. Os resultados indicaram que a empresa possui um nível de satisfação excelente em praticamente todas as dimensões do mix de marketing, devendo focar principalmente na criação de mais promoções e outras alternativas de publicidade.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-16T12:49:11Z
2021-09-20T14:53:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-11-16T12:49:11Z
2021-09-20T14:53:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv 2012908247
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERREIRA, Arthur Eugênio Lúcio. A influência do mix de marketing no processo de decisão de compra dos clientes: o caso da empresa Disnac Festas. 2016. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34937
identifier_str_mv 2012908247
FERREIRA, Arthur Eugênio Lúcio. A influência do mix de marketing no processo de decisão de compra dos clientes: o caso da empresa Disnac Festas. 2016. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34937/1/AthurELF_Monografia.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34937/2/InfluenciaDoMix_Ferreira_2016.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34937/3/InfluenciaDoMix_Ferreira_2016.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34937/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6fad8419689761f8c4404f6d5215ae58
6fad8419689761f8c4404f6d5215ae58
e1dccb5374e4462c9336bd520515e6bd
a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832643671326720