AS PERCEPÇÕES DAS MULHERES CONSUMIDORAS DE IGUATEMI (MS) ACERCA DA PRÁTICA DA TAXA ROSA NO COMÉRCIO LOCAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Império, Daniele Almeida do
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMS
Texto Completo: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4726
Resumo: O fenômeno pink tax ou taxa rosa ocorre quando produtos oferecidos ao público feminino são oferecidos por preços muito mais elevados em comparação aos mesmos produtos direcionados ao público masculino. Geralmente esses produtos apresentam apenas variação de cor e design, sendo seu conteúdo e finalidade idênticos, sendo mais caros pelo simples direcionamento de gênero do público-alvo. Este estudo buscou identificar percepções de consumidoras da cidade de Iguatemi-MS sobre a possível prática da taxa rosa no comércio local. Para tanto, aplicou-se uma pesquisa de natureza quantitativa do tipo survey, com a utilização de questionário digital enviado pela internet para mulheres consumidoras da cidade de Iguatemi, no estado de Mato Grosso do Sul. Os resultados indicam que as mulheres participantes da pesquisa em sua maioria percebem a diferenciação de preços por gênero, apesar de não conhecerem sobre o fenômeno da taxa rosa. E que os principais produtos em que essa diferenciação é percebida são em roupas e calçados, produtos de beleza e produtos de higiene pessoal. Outro fato importante, é que persiste uma divisão desigual das tarefas domésticas entre homens e mulheres, o que também pode impactar o fenômeno da taxa rosa.
id UFMS_af144f0f46f2df8d51e0754c619314ce
oai_identifier_str oai:repositorio.ufms.br:123456789/4726
network_acronym_str UFMS
network_name_str Repositório Institucional da UFMS
repository_id_str 2124
spelling 2022-04-17T15:20:57Z2021-11-202021-11-20https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4726O fenômeno pink tax ou taxa rosa ocorre quando produtos oferecidos ao público feminino são oferecidos por preços muito mais elevados em comparação aos mesmos produtos direcionados ao público masculino. Geralmente esses produtos apresentam apenas variação de cor e design, sendo seu conteúdo e finalidade idênticos, sendo mais caros pelo simples direcionamento de gênero do público-alvo. Este estudo buscou identificar percepções de consumidoras da cidade de Iguatemi-MS sobre a possível prática da taxa rosa no comércio local. Para tanto, aplicou-se uma pesquisa de natureza quantitativa do tipo survey, com a utilização de questionário digital enviado pela internet para mulheres consumidoras da cidade de Iguatemi, no estado de Mato Grosso do Sul. Os resultados indicam que as mulheres participantes da pesquisa em sua maioria percebem a diferenciação de preços por gênero, apesar de não conhecerem sobre o fenômeno da taxa rosa. E que os principais produtos em que essa diferenciação é percebida são em roupas e calçados, produtos de beleza e produtos de higiene pessoal. Outro fato importante, é que persiste uma divisão desigual das tarefas domésticas entre homens e mulheres, o que também pode impactar o fenômeno da taxa rosa.O fenômeno pink tax ou taxa rosa ocorre quando produtos oferecidos ao público feminino são oferecidos por preços muito mais elevados em comparação aos mesmos produtos direcionados ao público masculino. Geralmente esses produtos apresentam apenas variação de cor e design, sendo seu conteúdo e finalidade idênticos, sendo mais caros pelo simples direcionamento de gênero do público-alvo. Este estudo buscou identificar percepções de consumidoras da cidade de Iguatemi-MS sobre a possível prática da taxa rosa no comércio local. Para tanto, aplicou-se uma pesquisa de natureza quantitativa do tipo survey, com a utilização de questionário digital enviado pela internet para mulheres consumidoras da cidade de Iguatemi, no estado de Mato Grosso do Sul. Os resultados indicam que as mulheres participantes da pesquisa em sua maioria percebem a diferenciação de preços por gênero, apesar de não conhecerem sobre o fenômeno da taxa rosa. E que os principais produtos em que essa diferenciação é percebida são em roupas e calçados, produtos de beleza e produtos de higiene pessoal. Outro fato importante, é que persiste uma divisão desigual das tarefas domésticas entre homens e mulheres, o que também pode impactar o fenômeno da taxa rosa.porUniversidade Federal de Mato Grosso do SulUFMSBrasilCPNVAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAdministraçãoPink taxTaxa rosaPrecificaçãoGêneroAS PERCEPÇÕES DAS MULHERES CONSUMIDORAS DE IGUATEMI (MS) ACERCA DA PRÁTICA DA TAXA ROSA NO COMÉRCIO LOCALinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSordi, Victor Frailehttp://lattes.cnpq.br/6120431017656310Pereira, Jaiane AparecidaVaz, Telma Romilda Duartehttp://lattes.cnpq.br/0209576778615535Império, Daniele Almeida doreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILTCC Daniele Almeida ENVIO.pdf.jpgTCC Daniele Almeida ENVIO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1379https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4726/5/TCC%20Daniele%20Almeida%20ENVIO.pdf.jpg441458ac34ec8d5c8d0110be6d3cd576MD55TEXTTCC Daniele Almeida ENVIO.pdf.txtTCC Daniele Almeida ENVIO.pdf.txtExtracted texttext/plain33363https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4726/4/TCC%20Daniele%20Almeida%20ENVIO.pdf.txt1b0d7fd85ec10bb7b43ed52c668f447aMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82031https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4726/3/license.txt9671aa5ac42cb06edaf75013367dfe04MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4726/2/license_rdf4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD52ORIGINALTCC Daniele Almeida ENVIO.pdfTCC Daniele Almeida ENVIO.pdfapplication/pdf359458https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4726/1/TCC%20Daniele%20Almeida%20ENVIO.pdfd94cd9554aaaada9c1f1a78743be27c8MD51123456789/47262022-04-18 03:01:33.273oai:repositorio.ufms.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242022-04-18T07:01:33Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv AS PERCEPÇÕES DAS MULHERES CONSUMIDORAS DE IGUATEMI (MS) ACERCA DA PRÁTICA DA TAXA ROSA NO COMÉRCIO LOCAL
title AS PERCEPÇÕES DAS MULHERES CONSUMIDORAS DE IGUATEMI (MS) ACERCA DA PRÁTICA DA TAXA ROSA NO COMÉRCIO LOCAL
spellingShingle AS PERCEPÇÕES DAS MULHERES CONSUMIDORAS DE IGUATEMI (MS) ACERCA DA PRÁTICA DA TAXA ROSA NO COMÉRCIO LOCAL
Império, Daniele Almeida do
Administração
Pink tax
Taxa rosa
Precificação
Gênero
title_short AS PERCEPÇÕES DAS MULHERES CONSUMIDORAS DE IGUATEMI (MS) ACERCA DA PRÁTICA DA TAXA ROSA NO COMÉRCIO LOCAL
title_full AS PERCEPÇÕES DAS MULHERES CONSUMIDORAS DE IGUATEMI (MS) ACERCA DA PRÁTICA DA TAXA ROSA NO COMÉRCIO LOCAL
title_fullStr AS PERCEPÇÕES DAS MULHERES CONSUMIDORAS DE IGUATEMI (MS) ACERCA DA PRÁTICA DA TAXA ROSA NO COMÉRCIO LOCAL
title_full_unstemmed AS PERCEPÇÕES DAS MULHERES CONSUMIDORAS DE IGUATEMI (MS) ACERCA DA PRÁTICA DA TAXA ROSA NO COMÉRCIO LOCAL
title_sort AS PERCEPÇÕES DAS MULHERES CONSUMIDORAS DE IGUATEMI (MS) ACERCA DA PRÁTICA DA TAXA ROSA NO COMÉRCIO LOCAL
author Império, Daniele Almeida do
author_facet Império, Daniele Almeida do
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sordi, Victor Fraile
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6120431017656310
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Pereira, Jaiane Aparecida
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Vaz, Telma Romilda Duarte
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0209576778615535
dc.contributor.author.fl_str_mv Império, Daniele Almeida do
contributor_str_mv Sordi, Victor Fraile
Pereira, Jaiane Aparecida
Vaz, Telma Romilda Duarte
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Administração
topic Administração
Pink tax
Taxa rosa
Precificação
Gênero
dc.subject.por.fl_str_mv Pink tax
Taxa rosa
Precificação
Gênero
description O fenômeno pink tax ou taxa rosa ocorre quando produtos oferecidos ao público feminino são oferecidos por preços muito mais elevados em comparação aos mesmos produtos direcionados ao público masculino. Geralmente esses produtos apresentam apenas variação de cor e design, sendo seu conteúdo e finalidade idênticos, sendo mais caros pelo simples direcionamento de gênero do público-alvo. Este estudo buscou identificar percepções de consumidoras da cidade de Iguatemi-MS sobre a possível prática da taxa rosa no comércio local. Para tanto, aplicou-se uma pesquisa de natureza quantitativa do tipo survey, com a utilização de questionário digital enviado pela internet para mulheres consumidoras da cidade de Iguatemi, no estado de Mato Grosso do Sul. Os resultados indicam que as mulheres participantes da pesquisa em sua maioria percebem a diferenciação de preços por gênero, apesar de não conhecerem sobre o fenômeno da taxa rosa. E que os principais produtos em que essa diferenciação é percebida são em roupas e calçados, produtos de beleza e produtos de higiene pessoal. Outro fato importante, é que persiste uma divisão desigual das tarefas domésticas entre homens e mulheres, o que também pode impactar o fenômeno da taxa rosa.
publishDate 2021
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-20
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-11-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-17T15:20:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4726
url https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4726
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv CPNV
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMS
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Repositório Institucional da UFMS
collection Repositório Institucional da UFMS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4726/5/TCC%20Daniele%20Almeida%20ENVIO.pdf.jpg
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4726/4/TCC%20Daniele%20Almeida%20ENVIO.pdf.txt
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4726/3/license.txt
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4726/2/license_rdf
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4726/1/TCC%20Daniele%20Almeida%20ENVIO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 441458ac34ec8d5c8d0110be6d3cd576
1b0d7fd85ec10bb7b43ed52c668f447a
9671aa5ac42cb06edaf75013367dfe04
4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef
d94cd9554aaaada9c1f1a78743be27c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv ri.prograd@ufms.br
_version_ 1807552837808291840