AS PERCEPÇÕES DAS MULHERES CONSUMIDORAS DE IGUATEMI (MS) ACERCA DA PRÁTICA DA TAXA ROSA NO COMÉRCIO LOCAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMS |
Texto Completo: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4726 |
Resumo: | O fenômeno pink tax ou taxa rosa ocorre quando produtos oferecidos ao público feminino são oferecidos por preços muito mais elevados em comparação aos mesmos produtos direcionados ao público masculino. Geralmente esses produtos apresentam apenas variação de cor e design, sendo seu conteúdo e finalidade idênticos, sendo mais caros pelo simples direcionamento de gênero do público-alvo. Este estudo buscou identificar percepções de consumidoras da cidade de Iguatemi-MS sobre a possível prática da taxa rosa no comércio local. Para tanto, aplicou-se uma pesquisa de natureza quantitativa do tipo survey, com a utilização de questionário digital enviado pela internet para mulheres consumidoras da cidade de Iguatemi, no estado de Mato Grosso do Sul. Os resultados indicam que as mulheres participantes da pesquisa em sua maioria percebem a diferenciação de preços por gênero, apesar de não conhecerem sobre o fenômeno da taxa rosa. E que os principais produtos em que essa diferenciação é percebida são em roupas e calçados, produtos de beleza e produtos de higiene pessoal. Outro fato importante, é que persiste uma divisão desigual das tarefas domésticas entre homens e mulheres, o que também pode impactar o fenômeno da taxa rosa. |
id |
UFMS_af144f0f46f2df8d51e0754c619314ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufms.br:123456789/4726 |
network_acronym_str |
UFMS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMS |
repository_id_str |
2124 |
spelling |
2022-04-17T15:20:57Z2021-11-202021-11-20https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4726O fenômeno pink tax ou taxa rosa ocorre quando produtos oferecidos ao público feminino são oferecidos por preços muito mais elevados em comparação aos mesmos produtos direcionados ao público masculino. Geralmente esses produtos apresentam apenas variação de cor e design, sendo seu conteúdo e finalidade idênticos, sendo mais caros pelo simples direcionamento de gênero do público-alvo. Este estudo buscou identificar percepções de consumidoras da cidade de Iguatemi-MS sobre a possível prática da taxa rosa no comércio local. Para tanto, aplicou-se uma pesquisa de natureza quantitativa do tipo survey, com a utilização de questionário digital enviado pela internet para mulheres consumidoras da cidade de Iguatemi, no estado de Mato Grosso do Sul. Os resultados indicam que as mulheres participantes da pesquisa em sua maioria percebem a diferenciação de preços por gênero, apesar de não conhecerem sobre o fenômeno da taxa rosa. E que os principais produtos em que essa diferenciação é percebida são em roupas e calçados, produtos de beleza e produtos de higiene pessoal. Outro fato importante, é que persiste uma divisão desigual das tarefas domésticas entre homens e mulheres, o que também pode impactar o fenômeno da taxa rosa.O fenômeno pink tax ou taxa rosa ocorre quando produtos oferecidos ao público feminino são oferecidos por preços muito mais elevados em comparação aos mesmos produtos direcionados ao público masculino. Geralmente esses produtos apresentam apenas variação de cor e design, sendo seu conteúdo e finalidade idênticos, sendo mais caros pelo simples direcionamento de gênero do público-alvo. Este estudo buscou identificar percepções de consumidoras da cidade de Iguatemi-MS sobre a possível prática da taxa rosa no comércio local. Para tanto, aplicou-se uma pesquisa de natureza quantitativa do tipo survey, com a utilização de questionário digital enviado pela internet para mulheres consumidoras da cidade de Iguatemi, no estado de Mato Grosso do Sul. Os resultados indicam que as mulheres participantes da pesquisa em sua maioria percebem a diferenciação de preços por gênero, apesar de não conhecerem sobre o fenômeno da taxa rosa. E que os principais produtos em que essa diferenciação é percebida são em roupas e calçados, produtos de beleza e produtos de higiene pessoal. Outro fato importante, é que persiste uma divisão desigual das tarefas domésticas entre homens e mulheres, o que também pode impactar o fenômeno da taxa rosa.porUniversidade Federal de Mato Grosso do SulUFMSBrasilCPNVAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAdministraçãoPink taxTaxa rosaPrecificaçãoGêneroAS PERCEPÇÕES DAS MULHERES CONSUMIDORAS DE IGUATEMI (MS) ACERCA DA PRÁTICA DA TAXA ROSA NO COMÉRCIO LOCALinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSordi, Victor Frailehttp://lattes.cnpq.br/6120431017656310Pereira, Jaiane AparecidaVaz, Telma Romilda Duartehttp://lattes.cnpq.br/0209576778615535Império, Daniele Almeida doreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILTCC Daniele Almeida ENVIO.pdf.jpgTCC Daniele Almeida ENVIO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1379https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4726/5/TCC%20Daniele%20Almeida%20ENVIO.pdf.jpg441458ac34ec8d5c8d0110be6d3cd576MD55TEXTTCC Daniele Almeida ENVIO.pdf.txtTCC Daniele Almeida ENVIO.pdf.txtExtracted texttext/plain33363https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4726/4/TCC%20Daniele%20Almeida%20ENVIO.pdf.txt1b0d7fd85ec10bb7b43ed52c668f447aMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82031https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4726/3/license.txt9671aa5ac42cb06edaf75013367dfe04MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4726/2/license_rdf4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD52ORIGINALTCC Daniele Almeida ENVIO.pdfTCC Daniele Almeida ENVIO.pdfapplication/pdf359458https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4726/1/TCC%20Daniele%20Almeida%20ENVIO.pdfd94cd9554aaaada9c1f1a78743be27c8MD51123456789/47262022-04-18 03:01:33.273oai:repositorio.ufms.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242022-04-18T07:01:33Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
AS PERCEPÇÕES DAS MULHERES CONSUMIDORAS DE IGUATEMI (MS) ACERCA DA PRÁTICA DA TAXA ROSA NO COMÉRCIO LOCAL |
title |
AS PERCEPÇÕES DAS MULHERES CONSUMIDORAS DE IGUATEMI (MS) ACERCA DA PRÁTICA DA TAXA ROSA NO COMÉRCIO LOCAL |
spellingShingle |
AS PERCEPÇÕES DAS MULHERES CONSUMIDORAS DE IGUATEMI (MS) ACERCA DA PRÁTICA DA TAXA ROSA NO COMÉRCIO LOCAL Império, Daniele Almeida do Administração Pink tax Taxa rosa Precificação Gênero |
title_short |
AS PERCEPÇÕES DAS MULHERES CONSUMIDORAS DE IGUATEMI (MS) ACERCA DA PRÁTICA DA TAXA ROSA NO COMÉRCIO LOCAL |
title_full |
AS PERCEPÇÕES DAS MULHERES CONSUMIDORAS DE IGUATEMI (MS) ACERCA DA PRÁTICA DA TAXA ROSA NO COMÉRCIO LOCAL |
title_fullStr |
AS PERCEPÇÕES DAS MULHERES CONSUMIDORAS DE IGUATEMI (MS) ACERCA DA PRÁTICA DA TAXA ROSA NO COMÉRCIO LOCAL |
title_full_unstemmed |
AS PERCEPÇÕES DAS MULHERES CONSUMIDORAS DE IGUATEMI (MS) ACERCA DA PRÁTICA DA TAXA ROSA NO COMÉRCIO LOCAL |
title_sort |
AS PERCEPÇÕES DAS MULHERES CONSUMIDORAS DE IGUATEMI (MS) ACERCA DA PRÁTICA DA TAXA ROSA NO COMÉRCIO LOCAL |
author |
Império, Daniele Almeida do |
author_facet |
Império, Daniele Almeida do |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sordi, Victor Fraile |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6120431017656310 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Pereira, Jaiane Aparecida |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Vaz, Telma Romilda Duarte |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0209576778615535 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Império, Daniele Almeida do |
contributor_str_mv |
Sordi, Victor Fraile Pereira, Jaiane Aparecida Vaz, Telma Romilda Duarte |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Administração |
topic |
Administração Pink tax Taxa rosa Precificação Gênero |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pink tax Taxa rosa Precificação Gênero |
description |
O fenômeno pink tax ou taxa rosa ocorre quando produtos oferecidos ao público feminino são oferecidos por preços muito mais elevados em comparação aos mesmos produtos direcionados ao público masculino. Geralmente esses produtos apresentam apenas variação de cor e design, sendo seu conteúdo e finalidade idênticos, sendo mais caros pelo simples direcionamento de gênero do público-alvo. Este estudo buscou identificar percepções de consumidoras da cidade de Iguatemi-MS sobre a possível prática da taxa rosa no comércio local. Para tanto, aplicou-se uma pesquisa de natureza quantitativa do tipo survey, com a utilização de questionário digital enviado pela internet para mulheres consumidoras da cidade de Iguatemi, no estado de Mato Grosso do Sul. Os resultados indicam que as mulheres participantes da pesquisa em sua maioria percebem a diferenciação de preços por gênero, apesar de não conhecerem sobre o fenômeno da taxa rosa. E que os principais produtos em que essa diferenciação é percebida são em roupas e calçados, produtos de beleza e produtos de higiene pessoal. Outro fato importante, é que persiste uma divisão desigual das tarefas domésticas entre homens e mulheres, o que também pode impactar o fenômeno da taxa rosa. |
publishDate |
2021 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-11-20 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-11-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-17T15:20:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4726 |
url |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4726 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
CPNV |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMS instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMS |
collection |
Repositório Institucional da UFMS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4726/5/TCC%20Daniele%20Almeida%20ENVIO.pdf.jpg https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4726/4/TCC%20Daniele%20Almeida%20ENVIO.pdf.txt https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4726/3/license.txt https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4726/2/license_rdf https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4726/1/TCC%20Daniele%20Almeida%20ENVIO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
441458ac34ec8d5c8d0110be6d3cd576 1b0d7fd85ec10bb7b43ed52c668f447a 9671aa5ac42cb06edaf75013367dfe04 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef d94cd9554aaaada9c1f1a78743be27c8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri.prograd@ufms.br |
_version_ |
1807552837808291840 |