O espaço e o tempo da educação física nas escolas municipais de tempo integral em Campo Grande/MS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balbino, Solange Izabel
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMS
Texto Completo: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4430
Resumo: Esta pesquisa surgiu da necessidade de conhecer o desenvolvimento da Educação Física nas Escolas Municipais de Tempo Integral de Campo Grande/MS e qual seu espaço e tempo no processo educativo, considerando as especificidades dos projetos dessas escolas. Diante da atualidade do tema, que é a Educação Integral em Tempo Integral, vimo-nos diante da necessidade de conhecer os caminhos trilhados pela Educação Física nesse espaço escolar que se autodenomina distinto. O principal objetivo desta pesquisa foi analisar as ações desenvolvidas na área da Educação Física nas Escolas Municipais de Tempo Integral de Campo Grande – MS. Questionamos se dentro deste modelo de Escola de Tempo Integral essas ações concorrem para possibilitar a formação integral dos alunos. Nossa pesquisa foi traçada na perspectiva metodológica do materialismo histórico-dialético, alicerçada na teoria históricocultural. Os procedimentos adotados para a coleta dos dados foram a entrevista semiestruturada, realizada com professores de Educação Física, e a pesquisa documental, realizada nos Projetos Políticos Pedagógicos e nos Projetos de Atividades Complementares de Educação Física das referidas escolas. Dentre os estudiosos que fundamentaram esta pesquisa encontram-se as autoras Moll (2012; 2014; 2013; 2008) e Cavaliere (2007; 2009; 2014), no âmbito da educação integral em tempo integral, Soares et al (1992), Castellani Filho (1983; 2010) e Taffarel (2009), para a Educação Física. Para fundamentar as bases epistemológicas, trouxemos Vigotski (1926; 1996; 1991; 2003; 2005; 2007), Leontiev (1978; 2004), Luria (2013) e seus interlocutores. Por meio da análise dos dados, percebemos que o professor não tem um sentimento de pertencimento ao contexto escolar e que sente que pode ser expropriado dos seus saberes em prol do atendimento às necessidades de um sistema educacional arcaico e impregnado de concepções cristalizadas acerca do que é a formação dos indivíduos. Entretanto, esses professores procuram trabalhar para a formação integral dos alunos, ainda que com dificuldades em romper com as práticas estereotipadas da Educação Física. No contexto da Escola de Tempo Integral, os dados mostram que é necessário maior investimento, tanto no aspecto financeiro quanto na formação continuada das personagens da escola, pois é preciso maior articulação entre todos, incluindo os saberes escolares num patamar de igualdade. Concluímos que a implementação dessas escolas é um inegável avanço para a melhoria das condições da educação pública brasileira, assim como para a equidade da Educação Física com as demais disciplinas do currículo, contudo consideramos necessário investir tempo e esforço para que se possa oferecer ainda mais experiências e práticas diferenciadas que possibilitem oportunidades concretas de educação integral aos alunos.
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Os procedimentos adotados para a coleta dos dados foram a entrevista semiestruturada, realizada com professores de Educação Física, e a pesquisa documental, realizada nos Projetos Políticos Pedagógicos e nos Projetos de Atividades Complementares de Educação Física das referidas escolas. Dentre os estudiosos que fundamentaram esta pesquisa encontram-se as autoras Moll (2012; 2014; 2013; 2008) e Cavaliere (2007; 2009; 2014), no âmbito da educação integral em tempo integral, Soares et al (1992), Castellani Filho (1983; 2010) e Taffarel (2009), para a Educação Física. Para fundamentar as bases epistemológicas, trouxemos Vigotski (1926; 1996; 1991; 2003; 2005; 2007), Leontiev (1978; 2004), Luria (2013) e seus interlocutores. Por meio da análise dos dados, percebemos que o professor não tem um sentimento de pertencimento ao contexto escolar e que sente que pode ser expropriado dos seus saberes em prol do atendimento às necessidades de um sistema educacional arcaico e impregnado de concepções cristalizadas acerca do que é a formação dos indivíduos. Entretanto, esses professores procuram trabalhar para a formação integral dos alunos, ainda que com dificuldades em romper com as práticas estereotipadas da Educação Física. No contexto da Escola de Tempo Integral, os dados mostram que é necessário maior investimento, tanto no aspecto financeiro quanto na formação continuada das personagens da escola, pois é preciso maior articulação entre todos, incluindo os saberes escolares num patamar de igualdade. Concluímos que a implementação dessas escolas é um inegável avanço para a melhoria das condições da educação pública brasileira, assim como para a equidade da Educação Física com as demais disciplinas do currículo, contudo consideramos necessário investir tempo e esforço para que se possa oferecer ainda mais experiências e práticas diferenciadas que possibilitem oportunidades concretas de educação integral aos alunos.This research arose from the necessity to know the development of Physical Education in fulltime Municipal Schools of Campo Grande / MS and their space and time in the educational process, regarding the specificities of these schools projects. Due to the current relevance of the theme, which is Full-Time Education in Full-Time, we are faced with the need to know the paths of Physical Education in this school space that calls itself distinct. The main objective of this research was to analyze the actions developed in the physical education area in the fulltime municipal schools in Campo Grande-MS. We questioned whether within this model of Full-Time School these actions take place to enable the integral formation of the students. Our research was traced in the methodological perspective of historical-dialectical materialism, based on historical-cultural theory. The procedures adopted to collect the data were the semistructured interview, carried out with physical education teachers, and the documentary research carried out in the Pedagogical Political Projects and in the Projects of Complementary Activities of Physical Education of those schools. Among the scholars who supported this research are the authors Moll (2012, 2014, 2013, 2008) and Cavaliere (2007, 2009, 2014), in full-time integral education, Soares et al (1992), Castellani Filho (1983, 2010) and Taffarel (2009), for Physical Education. In order to base the epistemological bases, we brought Vygotsky (1926, 1996, 1991, 2003, 2005, 2007), Leontiev (1978, 2004), Luria (2013) and his interlocutors. Through the analysis of the data, we realized that the teacher does not have a sense of belonging to the school context and that he feels that he can be expropriated from his knowledge in favor to answer the needs of an archaic educational system impregnated with crystallized conceptions about what it is the formation of individuals. However, these teachers seek to work towards the integral formation of the students, although with difficulties in breaking the stereotyped practices of Physical Education. In the context of the Full-Time School, the data show that a greater investment is necessary, both in the financial aspect and in the continuous formation of the characters of the school, because it is necessary to have greater articulation among all, leading the school knowledge in a level of equality. We concluded the implementation of these schools is an undeniable advance for improving the conditions of Brazilian public education, as well as for the equity of Physical Education with the other disciplines of the curriculum, but we consider it necessary to invest time and effort to offer even more experiences and differentiated practices that provide concrete opportunities for integral education to students.porFundação Universidade Federal de Mato Grosso do SulPrograma de Pós-graduação em Educação (Campus Campo Grande)UFMSBrasilFaculdade de Educação - FAEDAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducaçãoEducação FísicaEscola de Tempo IntegralEducação IntegralEscolas MunicipaisPhysical Education and TrainingFull-Time SchoolIntegral SchoolScholar EducationO espaço e o tempo da educação física nas escolas municipais de tempo integral em Campo Grande/MSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUrt, Sônia da Cunhahttp://lattes.cnpq.br/5338193871900977http://lattes.cnpq.br/0205071932329425Balbino, Solange Izabelreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILDissertação - Solange.pdf.jpgDissertação - Solange.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1338https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4430/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Solange.pdf.jpga3fbbe06c1427a2f20b3dee7ff6e8c8bMD55TEXTDissertação - Solange.pdf.txtDissertação - Solange.pdf.txtExtracted texttext/plain452711https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4430/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Solange.pdf.txtbf8791d2ad5f10af83fd7991c3cf0fc0MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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