O PAPEL SEMIOLÓGICO DAS DIDASCÁLIAS EM A MULHER SEM PECADO E VESTIDO DE NOIVA, DE NELSON RODRIGUES
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMS |
Texto Completo: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4078 |
Resumo: | Esclarecemos, nesta tese, as demandas históricas de expressão da dimensão cenográfica que fizeram as didascálias ganharem protagonismo na construção do sentido das obras dramáticas psicológicas modernas. Com o apoio de Teorias do Drama e estudos de Semiologia do Teatro, problematizamos o papel das didascálias e sua relação estética com a representação da psique humana. Para demonstrar a importância de referenciar esse tipo de anotação cênica, sobretudo na escrita teatral com cunho psicológico, tomamos como objeto de leitura as peças psicológicas A mulher sem pecado (1941) e Vestido de noiva (1943), ambas escritas pelo dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues. Em razão da especificidade imposta pelo sentido agregado pelas indicações cênicas, percebemos a importância de ler o texto dramático como estratégia de encenação em estado virtual. Esse método de leitura foi adotado nesta tese e é amparado pelos estudos de Anne Ubersfeld (2013), Patrice Pavis (2015) e Paul Zumthor (2007). Ignorar as didascálias, enquanto virtualidade cênica predeterminada no texto, equivale a negligenciar um fator construtor da especificidade da escrita psicológica de Nelson Rodrigues. Apesar de A mulher sem pecado e Vestido de noiva terem sido bastante estudadas, ainda não havia uma pesquisa tão particular sobre a importância estética das didascálias como fator construtor de uma ousada incursão teatral na vida interior das personagens, segundo fizemos neste estudo. Constatamos que, nessas duas peças, conteúdos psíquicos profundos e inviáveis de aparecer no tradicional diálogo são comunicáveis, teatralmente, especialmente em decorrência da luz e do microfone previstos nas didascálias. |
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Constatamos que, nessas duas peças, conteúdos psíquicos profundos e inviáveis de aparecer no tradicional diálogo são comunicáveis, teatralmente, especialmente em decorrência da luz e do microfone previstos nas didascálias.In this doctoral dissertation, we discuss the historical demands of the expression of the scenographic dimension that made the didascaly become protagonists in the construction of the meaning of modern psychological dramas. With the support of Drama Theories and Theater Semiology studies, we problematize the exploration of the human psyche written in the didascaly. We demonstrate the importance of this type of scenic annotation, especially in psychological theatrical writing. For that, we analyzed A mulher sem pecado (1941) and Vestido de noiva (1943), texts written by the Brazilian writer Nelson Rodrigues. Because of the specificity imposed by the meaning added by the scenic indications, we realized the importance of reading the dramatic text as a strategy of spectacle in a virtual state. This reading method was adopted in this doctoral dissertation is supported by the studies of Anne Ubersfeld (2013), Patrice Pavis (2015) and Paul Zumthor (2007). The act of ignoring the didascaly as the scenic virtuality predetermined in the text is equivalent to neglecting a factor that builds the specificity of Nelson Rodrigues' psychological writing. Although A mulher sem pecado (1941) and Vestido de noiva (1943) have been extensively studied, did not exist, until now, a particular study about the aesthetic importance of didascaly as a factor that builds a profound theatrical incursion into the internal lives characters as we did in this study. According to the results of this doctoral dissertation, in these two plays, deep psychic contents that do not appear in the traditional dialogue are communicable, theatrically, especially because of the light and the microphone indicated in the didascaly.porUniversidade Federal de Mato Grosso do SulPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFMSBrasilCPTLAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessÁrea de Concentração: Estudos LiteráriosSemiologia teatral.Nelson Rodrigues.A mulher sem pecado.Vestido de noiva.DidascáliaO PAPEL SEMIOLÓGICO DAS DIDASCÁLIAS EM A MULHER SEM PECADO E VESTIDO DE NOIVA, DE NELSON RODRIGUESinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEnedino, Wagner Corsinohttp://lattes.cnpq.br/1420834731258662http://lattes.cnpq.br/0637027507093739Rocha, Fabricia Aparecida Lopes de Oliveirareponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAIL8497.pdf.jpg8497.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1324https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4078/5/8497.pdf.jpg38d2191275ecd5c281c912fa8d03efffMD55TEXT8497.pdf.txt8497.pdf.txtExtracted texttext/plain426778https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4078/4/8497.pdf.txtee1eb6248b8cad9fb344eb9d6733b7e5MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82031https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4078/3/license.txt9671aa5ac42cb06edaf75013367dfe04MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4078/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINAL8497.pdf8497.pdfapplication/pdf1510213https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4078/1/8497.pdf039beb45235a1397c80e9eea9e208e97MD51123456789/40782021-10-28 03:01:28.366oai:repositorio.ufms.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242021-10-28T07:01:28Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
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